Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 51

 

Anápolis, 15 de dezembro de 2011

 

Ao Revmo Pe. Edgar de Jesus Florentino

Filho de São Luís Orione

 

Caríssimo sacerdote, que o Deus Eterno lhe dê força para vencer todos os obstáculos que surgirem pelo caminho: “A fortaleza é a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza nos torna capazes de vencer o medo, inclusive da morte, de suportar a provação e as perseguições. Dispõe a pessoa a aceitar até a renúncia e o sacrifício de sua vida para defender uma causa justa” (Catecismo da Igreja Católica, 1808).

 

Prezado, parabéns pela sua disponibilidade, paciência e caridade em atender todos os dias vários penitentes. A Santa Igreja Católica necessita de sacerdotes sábios e dedicados para atender confissões diariamente.

Quando o confessor é um homem de Deus é bem mais fácil aproximar dele e ser-lhe dócil.

A obediência ao confessor é virtude tão necessária ao proveito da alma, que se ela faltar ou for defeituosa, todos os esforços serão inúteis: “A obediência ao confessor não conhece inferno nem purgatório, mas só o Paraíso” (São José Cafasso).

Deus lhe pague por nos atender (meus religiosos e eu) durante anos (10 anos), agradecemos continuamente a Deus por tão grande graça; precisamos de sua ajuda para progredirmos no caminho de perfeição.

Ficamos admirados com a sua disponibilidade em nos atender, mesmo estando enfermo e idoso; o sacerdote idoso é uma graça para a comunidade que o acolhe com carinho e respeito: “A presença de pessoas idosas na comunidade pode ser muito positiva. Um religioso idoso, que não se deixa vencer pelos achaques e pelos limites da própria velhice, mas mantém viva a alegria, o amor e a esperança, é um apoio de incalculável valor para os jovens. Seu testemunho, sua sabedoria e sua oração constituem um encorajamento permanente em seu caminho espiritual e apostólico” (Congregavit nos in unum Christi Amor, 68), e: “Às pessoas idosas, muitas vezes injustamente tidas por inúteis se não mesmo um peso insuportável, lembro que a Igreja lhes pede e delas espera que continuem a sua missão apostólica e missionária, que não só é possível e obrigatória, mas, de certo modo, tornada específica e original também nessa idade” (Bem-aventurado João Paulo II, Exortação “Christifideles Laici”, 48).

Infeliz daquele que abandona e despreza o idoso.

A Palavra de Deus diz sobre o idoso: “Como é belo para os cabelos brancos saber julgar e para os anciãos conhecer o conselho! Como é bela a sabedoria dos anciãos e nas pessoas honradas a reflexão e o conselho! A coroa dos anciãos é uma rica experiência; a sua glória, o temor do Senhor” (Eclo 25, 4-6).

Caríssimo, as irmãs do meu Instituto enviam-lhe algumas maçãs... os religiosos e eu enviamos-lhe uma caixa de bombons.

Rezamos pelo senhor pedindo que o Deus Infinito lhe dê paciência para suportar todas as dores: “Os enfermos são as meninas dos olhos de Deus” (São Camilo de Lellis).

Obrigado por tudo! Não temos palavras para agradecer-lhe.

Reze por nós e nos abençoe!

Respeitosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

Página Inicial | Escritos | Cartas | Cartas aos Sacerdotes