Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 03

 

Anápolis, 13 de setembro de 2006

Memória de São João Crisóstomo

 

À Sua Santidade

Papa Bento XVI,

“Meu bondoso e santo Pai” (Santa Catarina de Sena, Carta nº 196, 3).

 

Santo Padre, que o Amor e a Paz do Coração de Jesus Cristo estejam no vosso coração tão sofrido: “Coração de Jesus, vós sois o único senhor do meu coração” (Santo Afonso Maria de Ligório, Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora, 25).

 

Bondoso Pastor, escrevo-lhe por dois motivos:

 

1. Dizer-lhe que existe em uma capela dos Irmãos Maristas, numa cidade do interior, na Arquidiocese de Goiânia - GO, uma casa do pássaro joão-de-barro como sacrário. Sabemos que essa maneira de tratar Jesus Sacramentado é completamente errada: “O tabernáculo em que habitualmente se conserva a Santíssima Eucaristia seja inamovível, construído de matéria sólida e não-transparente, e de tal modo fechado, que se evite o mais possível o perigo de profanação” (Código de Direito Canônico, Cân. 938, 3).

O senhor Arcebispo Dom Washington Cruz, deveria se preocupar menos com o “grito dos excluídos” e com a “romaria da terra”, e cuidar melhor de Jesus Sacramentado.

 

2. Manifestar-lhe, com dor e tristeza, o quanto Jesus Sacramentado é profanado e desprezado por parte de muitos do clero e também dos leigos; algo que deixa até os demônios admirados: “Jesus é muito ofendido na Eucaristia pelas múltiplas irreverências cometidas pelos próprios cristãos; pelos sacrilégios, cujo número e malícia causam admiração aos próprios demônios. Quantas comunhões sacrílegas, em que Jesus é entregue ao demônio, aos atos diabólicos da magia... – e isto ainda em nossos dias! Quantos sacerdotes indignos que traem o seu Mestre e o entregam aos seus inimigos! E só Deus conhece a enormidade desses sacrilégios, os seus mistérios ocultos” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol 3).

Como Jesus Sacramentado é profanado e desprezado?

 

A) Através dos modelos das igrejas que são construídas.

Hoje, constroem-se verdadeiros monumentos para o esporte e belíssimas mansões para os homens; e para Nosso Senhor são construídas igrejas em forma de barracões, terminais rodoviários e outros modelos que parecem mais banheiros públicos. Desapareceram as torres das igrejas, que apontam para o alto, e agora o que sobressai, são telhados semelhantes a cascos de tartarugas.

B) Será que o dono de uma casa ficaria feliz em ter que deixar a mesma para morar no quintal? Com certeza que não!

Na maioria das igrejas, Nosso Senhor é colocado de lado ou fora das mesmas. O Senhor do céu e da terra é afastado de Sua casa, porque a mesma deve servir para reuniões políticas, de local de encontro para senhoras desocupadas conversarem, local de descanso para os bêbados ou até de namoricos de jovens mundanos.

Santo Tomás de Aquino escreve: “O zelo, em qualquer sentido se tome, provém da intensidade do amor” (Suma Teológica 1ª, 2ae, q. 28, a 4) E aplicando-o ao amor de amizade, acrescenta: “O amor de amizade procura o bem do amigo; portanto, quando intenso, faz o homem investir contra tudo que repugna ao bem do amigo... E, neste sentido, diz-se de alguém que zela por Deus, quando se esforça por repelir, na medida do possível, quando se opõe à honra ou vontade de Deus” (Ibid). Colocar Jesus Sacramentado às escondidas, para transformar a sua casa em um salão de festa, com certeza não Lhe agrada.

Essa maneira estúpida e ridícula de tratar a Nosso Senhor, vai fazendo o povo perder a fé e o respeito pelo sagrado.

C) Em centenas de paróquias no Brasil, os ministros extraordinários da Eucaristia oferecem um verdadeiro show de exibicionismo no altar, deixam transparecer que estão ali para se exibirem.

Muitos deles são pessoas que fumam, bebem bebidas alcoólicas e se vestem com indecência. Está claro que falta o amor verdadeiro no coração daqueles que permitem tais desordens: “Quem não ama não zela” (Santo Ambrósio, In. Sl. 128).

Santo Padre, é um absurdo os senhores bispos se preocuparem tanto com os sem terra, os excluídos, os oprimidos, etc., e deixar de lado o Senhor do Universo, que nos alimenta diariamente. É preciso ensinar-lhes que Jesus Sacramentado é o verdadeiro tesouro: “Na Santa Eucaristia encontrei meu verdadeiro tesouro” (Santa Margarida Maria Alacoque, G. II, 843).

D) O Catecismo da Igreja Católica, no n° 1387 diz: “A atitude corporal (gestos, roupa) há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede”.

É de se lamentar o que está acontecendo na maioria das igrejas no Brasil, no momento da Santa comunhão. O que ordena o Catecismo da Igreja Católica no número 1387, é ignorado por bispos, sacerdotes e leigos. Vê-se meninas, moças e senhoras, semi-nuas, receberem o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor.

 

Santo Padre, como é triste constatar que a maioria dos católicos nada conhecem sobre a Santíssima Eucaristia. Como seria agradável a Deus se V. Santidade exigisse que o clero ensinasse com rigor aos fiéis a doutrina sobre o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Peço que V. Santidade abençoe a mim, aos meus religiosos e aos leigos com quem trabalho.

 

Filialmente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.