Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular n° 26 – 01-09-2010

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), lutemos fervorosamente para salvar a nossa alma imortal: “... operai a vossa salvação com temor e tremor” (Fl 2, 12).

 

Como é triste ver milhões de pessoas preocupadíssimas somente com o que é passageiro: trabalhando e lutando para adquirir fama, bens materiais, um poder que passa... e com as costas totalmente voltadas para a SALVAÇÃO da ALMA.

Os santos viveram nesse mundo preocupados com a salvação eterna.

 

São João de Gota, um dos mártires do Japão, foi condenado pelo tirano. Contava apenas dezenove anos e pouco tempo fazia que entrara na Companhia de Jesus. Indo seu pai despedir-se dele, o jovem, no momento de ser crucificado, disse-lhe:

- Meu pai, a salvação deve preferir-se a tudo. O senhor, para assegurá-la, não se descuide de nada.

- Muito obrigado, meu filho! E você também, aguente firme. Sua mãe e eu estamos preparados para morrer pela mesma causa.

E o generoso pai, tendo beijado seu filho mártir, retirou-se molhado pelo sangue da generosa vítima.

 

Quão grande a diferença de São João de Gota com os católicos de hoje; quase ninguém mais se preocupa com a salvação da alma: “O negócio da eterna salvação é, sem dúvida, o mais importante, e, contudo, é aquele de que os cristãos mais se esquecem” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Como já foi mencionado, a correria atrás do que passa é enorme, cada um querendo mais e mais... enquanto que a salvação da alma é deixada de lado e muitos trabalham continuamente para perdê-la. Que loucura!

De que vale ganhar o mundo inteiro... todas as riquezas... “colecionar” todos os diplomas... ser aplaudido por milhões de pessoas... ser conhecido nos cinco continentes... governar milhões de pessoas... se a alma vive “ESPETADA” em um arame?

Jamais nos esqueçamos da salvação de nossa alma imortal; salvá-la deve ocupar o primeiro lugar: “Persuadamo-nos, pois, de que a felicidade eterna é para nós o negócio mais importante, o negócio único, o negócio irreparável se não o pudermos realizar” (Idem).

São João Crisóstomo escreve: “Devemos estimar a alma como o mais precioso dos bens”.

Como é triste saber que milhões de pessoas nem sabem o que é a alma, ou ainda pior, nem sabem que possuem uma alma imortal.

Sinto que vivemos num GRANDE HOSPÍCIO. O mundo possui mais de SEIS BILHÕES de habitantes, e pouquíssimos se preocupam em salvar a alma... quantos loucos... grandes loucos... e haja loucos!

Devemos nos preocupar com a salvação da nossa alma: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

Lutemos com garra para salvar a nossa alma: “Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo” (1 Cor 6, 20).

Feliz daquele que caminha com os olhos fixos na salvação da alma e desapegado das coisas da terra: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?” (Mt 16, 26).

Caríssimo (a) benfeitor (a), para salvar a nossa alma é preciso que façamos sempre o bem: com coragem... com fé... com garra... com perfeição... com generosidade... com dedicação... com fidelidade. O bem, somente o bem: “Por conseguinte, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos, mas sobretudo para com os irmãos na fé” (Gl 6, 10).

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 26 - 01/09/2010”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares_03_26.htm

 

  Outras circulares