Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 40 – 28-03-2016

 

Estimado (a) benfeitor (a), REALIZE sempre o BEM porque a vida é CURTA. Para se salvar é preciso entesourar tesouros no céu, como ensina Jesus Cristo: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam” (Mt 6, 19-20).

Feliz da pessoa que ajuda o TRABALHO MISSIONÁRIO dando ESMOLA.

Nem todas as pessoas receberam a heroica vocação; ou melhor, nem todos têm a heroica generosidade de assim se oferecerem a Deus para a vida e para a morte. Mas todos, todos, em consciência, têm a obrigação de fazer alguma coisa pela SALVAÇÃO do PRÓXIMO... pelo TRABALHO MISSIONÁRIO.

Nós, religiosos, não podemos sentir vergonha de pedir ESMOLA para ajudar o próximo. A Igreja Católica ensina: “Ensinem os fiéis a rezar pelas missões, nem se envergonhem de lhes pedir esmolas, tornando-se como que mendigos por Cristo e pela salvação das almas” (Concílio Vaticano II, Decreto "Ad Gentes", 39). Milhões de pessoas gastam o dinheiro para a própria condenação. É preciso ajudá-las a usarem o dinheiro para o bem, porque o dinheiro é um dom de Deus e Ele pedirá contas do seu uso no dia do Terrível Juízo, após a morte.

Seria muito BOM e AGRADÁVEL a Deus se os nossos BONDOSOS BENFEITORES conseguissem outros benfeitores para o nosso Instituto (parentes e amigos), para ajudarmos as crianças pobres do Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina. São muitas crianças desprezadas, abandonadas e passando fome no meio de tantas pessoas com o coração petrificado.

A ESMOLA não é algo inventado pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana, mas é bíblica.

Caríssimo (a) benfeitor (a), leia com atenção esses trechos da Palavra de Deus sobre a ESMOLA:

1. “Toma de teus bens para dar esmola. Nunca afastes de algum pobre a tua face, e Deus não afastará de ti a sua face. Regula tua esmola segundo a abundância de teus bens: se tens muito, dá mais; se tens pouco, dá menos, mas não tenhas receio de dar esmola, porque assim acumulas um bom tesouro para o dia da necessidade. Pois a esmola livra da morte e impede que se caia nas trevas. Dom valioso é a esmola, para quantos a praticam na presença do Altíssimo” (Tb 4, 7-11).

2. “Que a tua mão não seja aberta para receber e fechada para retribuir” (Eclo 4, 31).

3. “Inclina teu ouvido ao pobre” (Eclo 4, 8).

4. “A água apaga a chama, a esmola expia os pecados” (Eclo 3, 30).

5.  “Filho, não recuses ao pobre o seu sustento, não desvies teus olhos do miserável” (Eclo 4, 1).

6. “Não amemos de boca e de língua, mas na obra, em verdade” (1 Jo 3, 18).

7. “Para todo aquele que dá uma esmola há uma recompensa” (Eclo 16, 14).

Feliz da pessoa que abre o coração para os necessitados... será recompensada nesta e na outra vida: “E quem der, nem que seja um copo d’água fria a um destes pequeninos... em verdade vos digo que não perderá sua recompensa” (Mt 10,  42). É preciso construir a “mansão” no céu com o “tijolo” da ESMOLA.

Deus é generoso, retribuindo cem por um o que por seu amor fazemos. Não é assim o Demônio. Este deu aos nossos primeiros pais no paraíso a fruta e tirou-lhes a felicidade. Deus, porém, exige de nós uma pequena ESMOLA, e em compensação dá-nos o céu, a paz, a bênção e a prosperidade.

É UM ENGANO, POIS, ACHAR QUE SE PERDE, DANDO AOS POBRES E NECESSITADOS, PRINCIPALMENTE QUANDO SÃO CRIANÇAS.

Estimado (a) benfeitor (a), FAÇA sempre o BEM porque a VIDA é CURTA... passa como um RELÂMPAGO.

Que Jesus Ressuscitado esteja no seu coração e dos familiares.

Com gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 40 – 28-03-2016”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_40.htm

 

  Outras circulares