Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 57 – 28-11-2022

 

Aos benfeitores do nosso Instituto!

 

Estimados benfeitores, o Santo Natal está se aproximando, transformemos o nosso coração numa limpa, aconchegante e acolhedora manjedoura para o Menino Jesus nascer: “Meu Jesus, vinde nascer pela vossa graça em meu pobre coração!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Milhões de cristãos correm desesperadamente se preparando para um falso Natal… um Natal de bebedeiras, passeios, visitas, glutonaria, presentes, barulho, danças e outras coisas que não agradam a Deus: “Na sociedade atual, onde infelizmente as festas que se avizinham estão a perder progressivamente o seu valor religioso, é importante que os sinais exteriores destes dias não nos afastem do significado genuíno do mistério que celebramos” (Bento XVI).

Bento XVI diz: “A celebração do Natal recorda-nos que, naquele Menino nascido em Belém, Deus se aproximou de todos e cada um dos homens; nós podemos encontrá-lo agora, num ‘hoje’ sem ocaso”.

Feliz da pessoa que prepara o coração para o nascimento do Menino Deus com amor, zelo e dedicação. Não existe Natal sem Jesus Cristo! Não existe Natal para a pessoa que mantém o demônio no coração! Jesus Cristo, Deus Eterno, não nascerá num coração dominado pelas trevas do pecado e da maldade.

Quem ama o Menino Jesus de todo o coração despreza o barulho e algazarra do mundo para permanecer unido a Ele. Não existe verdadeira paz longe do Salvador! Quem está com Jesus não necessita das coisas vazias e caducas desse mundo: “Que te pode dar o mundo sem Jesus? Estar sem Jesus é terrível inferno, estar com Jesus é doce paraíso. Se Jesus estiver contigo, nenhum inimigo te pode ofender. Quem acha a Jesus acha precioso tesouro, ou, antes, o bem superior a todo bem; quem perde a Jesus perde muito mais do que se perdesse a todo o mundo. Paupérrimo é quem vive sem Jesus, e riquíssimo quem está bem com Jesus” (Tomás de Kempis).

Como nasceu o Menino Deus? “Como nasceu? Como homem! Com lágrimas nos olhos, com dores no tenro corpinho, com frio em todos os membros, com falta de tudo! Nasceu como servo e não como rei, nasceu na humilhação, nasceu com toda a sua divina grandeza encoberta” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Ele nasceu pobre para nos ensinar que a verdadeira riqueza não está nas coisas passageiras da terra; mas sim, no céu. Nasceu à noite, longe de todos, para nos ensinar a fugir dos aplausos e elogios das pessoas.

Busquemos com fé, fervor e perseverança o Menino Jesus! A vida aqui na terra passa como um relâmpago… não sabemos se estaremos nesse vale de lágrimas no Santo Natal de 2023. O mundo está caminhando para o abismo. Somente Deus pode nos ajudar!

Desejo a todos os benfeitores um feliz ano de 2023! Ano de muita oração, amor a Deus e ao próximo, perseverança no bem e crescimento espiritual.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 57 – 28-11-2022”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_57.htm

 

  Outras circulares