Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

CIRCULAR 001

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular n° 01 – 26-06-2007

 

Prezado membro da Associação dos Consoladores de Jesus Agonizante no Getsêmani, consolem a Jesus Cristo com amor, fé e devoção; Ele é ofendido continuamente pelos homens: “A justiça do Pai Eterno reclama vítimas. Quantas vezes foi-me possível detê-la pela apresentação que lhe fiz de um grupo de almas queridas, valorosas vítimas! Suas penitências, mortificações e atos heróicos aplacaram-nO. Ainda agora lhe ofereci algumas vítimas para conciliá-lO” (Jesus Cristo à Santa Gema Galgani).

Sinto grande alegria em saber que todas as quintas-feiras, das 23:00 h à meia-noite, mais de 100 pessoas estão rezando a Hora Santa, aquela mesma rezada por Santa Gema Galgani, com a finalidade de consolar a Cristo Jesus, nosso melhor Amigo.

Fundei essa Associação no dia 05 de abril desse ano, e a mesma já conta com mais de 100 Associados; rezemos para que o Senhor envie mais pessoas generosas e piedosas para consolá-lO.

Jesus Cristo convidou Santa Margarida Maria Alacoque a viver com  Ele a agonia do Getsêmani, dizendo-lhe: “Todas as noites de quinta para sexta-feira, eu te farei participar na tristeza mortal que quis sentir no jardim das Oliveiras e a qual te reduzirá, sem que a possas compreender, a uma espécie de agonia mais difícil de suportar que a morte. E para me acompanhar nessa humilde oração que apresentei, então, a meu Pai, em meio a todas as minhas angústias, tu te levantarás, entre onze horas e meia-noite, para te prostrares durante uma hora comigo, com a face em terra, tanto para aplacar a cólera divina, pedindo misericórdia para os pecadores, como para amenizar, de alguma forma, a amargura que sentia do abandono de meus apóstolos, o que me levava a lançar-lhes em rosto que não tinham podido velar uma hora comigo, e durante esta hora, farás o que eu te ensinar” (Autobiografia, 57).

Caríssimo (a) Associado (a), não deixe o sono e o desânimo te vencer, mas com o coração cheio de amor e fé, reze piedosamente a Hora Santa.

Milhões de pessoas, infelizmente, passam esse horário nas portas dos botecos, na prostituição, se drogando, perambulando pelas ruas da cidade, assistindo programas imorais na televisão, etc., e nem sequer pensam no Senhor que sofreu para salvá-las. Você, Associado (a), não fique indiferente, mas reze para consolar a Nosso Senhor, também por aqueles que não O amam e O ofendem diariamente.

Vivemos num mundo que caminha apressadamente para a destruição. O povo, cada dia que passa, vira as costas para Deus, exalta o pecado e zomba daqueles que ainda rezam.

Quanta loucura a do pecador que se gaba de ofender a Deus e de viver nas trevas: O bem-aventurado João d’Ávila dizia que neste mundo deveria haver dois grandes cárceres: um para aqueles que não têm fé, e outro para aqueles que, tendo-a, vivem em pecado e afastados de Deus. A estes, acrescentava, conviria o hospício de loucos. Mas a maior desdita destes miseráveis consiste em que, não obstante sua cegueira e insensatez, julgam ser sábios e prudentes. E pior é que seu número é infinito (Ecl 1,15). Há quem enlouqueça pelas honras; outros, pelos prazeres; não poucos, pelas futilidades da terra. E se atrevem a considerar loucos os santos, que desprezam os bens mesquinhos do mundo para conquistar a salvação eterna e o Sumo Bem, que é Deus. A seus olhos é loucura sofrer desprezos e perdoar ofensas; loucura, o privar-se dos prazeres sensuais e preferir a mortificação; loucura, renunciar às honras e às riquezas, e amar a solidão, a vida humilde e oculta. Não consideram, no entanto, que a essa sua sabedoria mundana, Deus chama ignorância: “A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus” (1Cor 3,19). Ah!... Virá o dia em que confessarão e reconhecerão a sua demência... Quando, porém? Quando já não houver remédio possível e tenham que exclamar desesperados: ‘Desgraçados de nós, que reputávamos loucura a vida dos santos! Agora compreendemos que os loucos fomos nós. Eles já se contam no número feliz dos filhos de Deus e compartilham a sorte dos bem-aventurados, que durará eternamente e os fará felizes para sempre... ao passo que nós ficamos escravos do demônio, condenados a arder neste cárcere de tormentos por toda a eternidade!... Enganamo-nos, pois, querendo cerrar os olhos à luz divina’ (Sb 5,6), e nossa maior desventura é sabermos que o nosso erro não tem, nem terá remédio enquanto Deus for Deus.

Que imensa loucura é, portanto, perder a graça de Deus em troca de um pouco de fumo e de um breve deleite!... Que não faz um vassalo para obter as boas graças de seu soberano?... E, no entanto, ó meu Deus, por uma miserável satisfação perder o Bem supremo, perder a glória, perder também a paz nesta vida, deixando que o pecado reine na alma e a atormente com seus incessantes remorsos... Perder tudo, e condenar-se voluntariamente à desgraça interminável!... Entregar-te-ias àquele prazer ilícito, se, de antemão, soubesses que te queimarias a mão ou que ficarias encerrado por um ano num túmulo? Cometerias tal pecado, se, por causa dele, perderias cem escudos? E, contudo, tens fé e crês que, pecando, perderás a Deus e serás condenado ao fogo eterno... Como te atreves a pecar?”(Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XX, Ponto I).

Caríssimo (a) Associado (a), mostre o seu amor a Cristo Jesus consolando-O às quintas-feiras, lembrando de que nesse mesmo horário, muitas pessoas estão pecando e servindo a Satanás.

Seja um membro fervoroso; não se esqueça de convidar outras pessoas para fazer parte dessa Associação.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus, Abismo do verdadeiro Amor.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.