Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Circular 2

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 02 - 25/06/1995

 

Na Encíclica “Redemptoris Missio”, nº3, o Santo Padre, o Papa João Paulo II diz: “Sinto chegado o momento de empenhar todas as forças eclesiais na nova evangelização e na missão ad gentes. Nenhum crente, nenhuma instituição da Igreja se pode esquivar deste dever supremo: anunciar Cristo a todos os povos”.

Nós temos o dever de ouvir e colocar em prática esse pedido do Santo Padre. Sabemos muito bem que em volta de nós existem católicos que estão vivendo piores que os pagãos e se vangloriam disso: “… eles não só as fazem, mas ainda aplaudem os que as praticam(Rm 1,32). Vendo tanta podridão e paganismo perto de nós, não podemos ficar de braços cruzados vendo o barco afundar e milhares de almas se perdendo na lama do pecado.

Chegou o momento, é agora e não amanhã, de arregaçarmos as mangas e trabalharmos pela salvação das almas, lembrando daquele pensamento que já conhecemos: “Uma alma inflamada do amor de Deus não consegue ficar parada (Santa Teresa do Menino Jesus).

Precisamos com urgência, levar todas as pessoas a descruzarem os braços e a trabalharem dentro da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, obedecendo a Hierarquia da mesma e  serem o braço direito dos sacerdotes.

Cada membro deve ser um missionário apaixonado por Deus e pelas almas. Quem tem preguiça, desânimo, moleza, possui cabeça de vento… etc, não serve para o nosso apostolado.

Os superiores deverão incentivar os membros a visitarem os hospitais, cadeias, velórios, enfermos nas casas, pregar missões nas cidades, povoados, fazendas, rezar nas casas e nas praças, fazer encontros e retiros… etc.

O Decreto “Ad Gentes”, nº 36 diz: “Como membros de Cristo vivo, a Ele incorporados e configurados pelo Batismo e também pela confirmação e a Eucaristia, obrigados se acham todos os fiéis ao dever de cooperar na expansão e dilatação de seu corpo, para o levarem quanto antes a plenitude”.

A Santa Mãe Igreja convida “todos os fiéis”, dizendo que são “obrigados” a cooperar na expansão e dilatação de seu corpo. Diante dessa insistência e apelo da Mãe Igreja, nós, os seus filhos, devemos estudar a sua Doutrina e depois, cheios de convicção, conquistar todas as pessoas para Deus, ajudando cada católico a ser um missionário de verdade, deixando para trás o comodismo, a preguiça e colocando em prática tudo aquilo que aprendeu, lembrando dessas terríveis palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Aquele a quem muito se deu muito será pedido. E a quem muito se houver confiado, mais será reclamado (Lc 12,48).

Nesse mundo tão frio o congelado espiritualmente, precisamos ser o cobertor para aquecê-los; quantos estão morrendo de frio espiritualmente, por falta de alguém que venha ao encontro para socorrê-los com o calor espiritual.

Concluo essa Circular com as palavras do Papa Pio XII: “A catolicidade é uma nota essencial da verdadeira Igreja: a tal ponto que um cristão não é verdadeiramente afeiçoado e devotado a universalidade dela, desejando que ela lance raízes e floresça em todos os lugares da terra”.

E você? Sente esse desejo? Então trabalhe com coragem e amor.

Desejo a todos um feliz trabalho missionário.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 02 - 25/06/1995 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/circulares_01_002.htm

 

OUTROS ESCRITOS