Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Circular 5

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 05 - 15/01/1996

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar, essa é a  primeira Circular de 96, quero iniciar esse ano dizendo a todos: coragem!

Esse ano deve ser de graça e de grande colheita de almas, por isso, enfrentemos todas as perseguições com serenidade e perseverança, sem jamais esmorecermos: “Os que se haviam dispersado iam por toda a parte, anunciando a palavra de Deus (At 8,4). “Observai como os cristãos, mesmo no meio de infortúnios, continuam a pregação, ao invés de descuidá-la (São João Crisóstomo). Diante das oposições dos homens vazios de Deus, não devemos cessar de pregar a  Santa Palavra, porque já estamos convencidos de que a doutrina de Jesus Cristo, nosso Querido Rei, traz a salvação eterna e é, além disso, a única que pode tornar este mondo mais justo e mais humano.

O melhor meio para conquistar almas para Deus é levarmos uma vida fervorosa, firme e vivermos primeiro aquilo que pregamos.

Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim(Jo 15,18). Se o caminho de Jesus foi de espinhos e pedras, nós não podemos desejar um diferente. Nenhuma dificuldade nos deve surpreender: “Tende por suprema alegria, meus irmãos, ver-vos rodeados de diversas provações(Tg 1,2). Quanto mais formos perseguidos no nosso apostolado, mais ele será frutuoso, e sendo bem aceita a perseguição, amadureceremos rapidamente na fé.

Ao invés  de calar a boca e fugir diante das calúnias, críticas, ameaças e oposições, os Apóstolos: “Todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casa (At 5,42).

Quando o ambiente se torna mais sectário ou se afasta mais de Deus, devemos sentir como que uma chamada do Senhor para que manifestemos com a nossa palavra e com o exemplo da nossa vida, que Cristo ressuscitado está sempre entre nós, e que sem Ele o mundo e o homem perdem o seu eixo e o seu rumo. Caríssimos irmãos e irmãs: coragem! Quanto maior for a escuridão, maior a urgência da luz. E vocês são chamados por Jesus para iluminarem os que vivem na escuridão: “Vós sois a luz do mundo (Mt 5,14). Se não iluminarmos os que vivem na escuridão, teremos que prestar uma terrível conta para Deus no dia do Juízo (Ez 33,7 ss).

Deveremos lutar então contra a corrente, apoiados numa vida de oração pessoal, amizade íntima com Deus, fortalecidos pela Eucaristia e confissão. Lutar também contra o comodismo, porque é uma contradição monstruosa, servir o Crucificado, vivendo uma vida de safados.

Se por covardia e por falta de fortaleza, deixarmos de trabalhar para Deus, a nossa alma encher-se-á de tristeza e dará provas de uma vida interior superficial e de pouco amor a Deus.

Não podemos esquecer que o bem sobrenatural que temos de alcançar é um bem árduo, difícil, que exige da nossa parte uma correspondência decidida, cheia de fortaleza. Diante das oposições dos que não têm Deus, devemos estar serenos e alegres como os Apóstolos: “Que estavam cheios de alegria por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus(At 5,41).

Diante das dificuldades, devemos perseverar com firmeza e otimismo, porque, com Cristo e Maria venceremos.

 

Desejo a todos uma colheita frutuosa.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 05 - 15/01/1996 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/circulares_01_005.htm

 

OUTROS ESCRITOS