Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

 

Circular 6

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 06 - 16/02/1996

 

Caríssimos irmãos e irmãs no trabalho missionário e reparador, sejamos todos “Imitadores de Deus(Ef 5,1). Não somente o grande Apóstolo São Paulo nos convida a imitar a Deus, mas também Jesus Cristo diz em Mt 5,48: “Sede pois perfeitos, com também vosso Pai celestial é perfeito”.

Caríssimos missionários: “Vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo (Mt 5,13-14).

Enquanto estivermos aqui na terra, a nossa missão principal ou única é ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14). O sal serve para temperar e conservar os alimentos, também nós devemos dar sabor à religião e ajudar os fiéis autênticos a conservarem a fé em Deus; por isso, devemos levar uma vida santa e fervorosa, e assim os incrédulos vendo o nosso santo comportamento (1 Pd 1,14-15), glorificarão a Deus e mudarão de vida (Mt 5,16).

O sal quando perde o sabor não serve mais para nada, somente para ser jogado fora (Mt 5,13). O mesmo acontece com o católico quando não tem Deus na alma; o seu comportamento é medíocre, falso, obscuro e serve somente para ocupar lugar na Igreja e servir de escândalo e tropeço para aqueles que ainda querem seguir a Nosso Senhor (Sb 5,3.6-8).

Devemos ser luz. Cristo Nosso Senhor é a Luz verdadeira: “Eu sou a luz do mudo; o que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida(Jo 8,12).

Para sermos luz, devemos viver com a Santíssima Trindade na nossa alma, isto é, na graça de Deus. O católico que vive no pecado mortal é uma lâmpada apagada, que ocupa um lugar na Igreja e só serve de obstáculo para o crescimento da mesma.

Só seremos luz se seguirmos Cristo Jesus sem jamais desanimarmos, e quanto maior for a nossa união com Deus, maior será a claridade que sairá de nossa alma, porque unidos a Cristo, podemos realizar grandes obras (Jo 15,5).

Caríssimos irmãos e irmãs, a alma que está no pecado mortal tem horror aos filhos da luz e usa todos os meios para derrotá-los (Sb 2,12), mas nós, como rochas firmes, devemos lutar contra os satélites do demônio, e com Cristo Jesus, jamais devemos nos desanimar: “… brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus (Mt 5,16). No decreto Ad "Gentes", Nº 36 diz: “Todos os filhos da Igreja devem ter viva consciência de suas responsabilidades perante o mundo, cultivar em si mesmos uma espiritualidade verdadeiramente católica, empreguem seus esforços na obra da evangelização. Seu fervor no serviço de Deus, seu amor para com o próximo trarão como um novo sopro de espiritualidade para toda a Igreja, que aparecerá então como a luz do mudo e o sal da terra”.

Hoje em dia, o mundo obscurecido pelo pecado, anda precisando de muita luz; luz verdadeira que brilha através da vivência radical da Sagrada Escritura (Tg 1,22-25), da recepção digna dos sacramentos e de uma vida profunda de oração (1 Ts 5,17).

A ideologia neo-iluminística, o liberalismo, a charlatanice, o radicalismo elegante, prometiam um grande bem-estar universal, um carnaval sem cinzas: no entanto, estamos todos assistindo a um horripilante desfile de cegos guiando outros cegos e assim o nosso mundo cada dia rola para o abismo eterno (Mt 15,14).

Desejo a todos um sincero crescimento espiritual. Quem não é luz, já iniciou a ser trevas.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 06 - 16/02/1996 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/circulares_01_006.htm

 

OUTROS ESCRITOS