Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Circular 12

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 12 - 27/01/1998

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar e reparador: “Assume a tua parte de sofrimento como um bom soldado de Cristo Jesus(2 Tm 2,3).

A vida do soldado é dura e arriscada, é uma vida levada por montes e vales, ao frio e a chuva, eles enfrentam todo tipo de perigo para defender a pátria. O soldado, se quer viver, tem de lutar; se quer ser premiado, tem de vencer. Em tempo de guerra, se ele quer descansar, é com a arma na mão e quando vai ao encontro do inimigo, jamais olha para trás, o que lhe interessa é a vitória, a salvação da pátria e a glória do triunfo.

Nós, seguidores de Jesus Cristo, somos também soldados, não para conquistar as glórias do mundo, mas sim, para conquistar o céu: “A vida do cristão é milícia, guerra, uma formosíssima guerra de paz, que em nada se identifica com as empresas bélicas humanas, porque estas se inspiram na divisão e muitas vezes no ódio, e a guerra dos filhos de Deus contra o seu egoísmo  se baseia na unidade e no amor (Bem-aventurado Josemaría Escrivá).

Sabemos que o mundo é um vasto campo onde o homem se vê em frente de inimigos, que o estão provocando a uma luta constante, e esses inimigos às vezes estão dentro da nossa própria casa: “O irmão entregará o irmão à morte, e o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os farão morrer(Mc 13,12). Não importa a distância dos inimigos e perseguidores, ou se são parentes ou estranhos; o importante é lutar como verdadeiro soldado de Cristo sem jamais desanimar, e lembrar com freqüência de que o prêmio não será uma medalha, mas sim, o céu: “Hoje não bastam mulheres ou homens bons. –  Além disso, não é suficientemente bom aquele que só se contenta em ser quase bom: é preciso ser “revolucionário”. Perante o hedonismo, perante a carga pagã e materialista que nos oferecem, Cristo quer anticonformistas!, rebeldes de Amor! (Bem-aventurado Josemaría Escrivá).

Enquanto estivermos aqui na terra, a nossa vida será uma luta continua, principalmente se trabalhamos com entusiasmo e sinceridade para a glória de Deus. São tantos os inimigos que o tempo não dá para descanso prolongado – Uns são visíveis, outros invisíveis; uns vindos de fora, outros nascidos de dentro.

Temos que lutar continuamente contra os inimigos da nossa alma: são os homens com quem tratamos, o mundo com os seus maus conselhos, o demônio e a nossa própria carne.

As armas que devemos usar para vencer esses inimigos são as seguintes: oração, sacramentos, vigilância, fuga das ocasiões, leitura e mortificação. Uma, porém, é a principal: a nossa vontade.

Ela só, com o auxílio da graça divina, basta para nos assegurar a vitória no combate mais encarniçado. Assim como no querer está o pecado, assim no não querer está a vitória.

Sejamos batalhadores, verdadeiros lutadores contra os vícios, somente assim chegaremos um dia no céu.

 

Pe Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 12 - 27/01/1998 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/circulares_01_012.htm

 

OUTROS ESCRITOS