Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Circular 14

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 14 - 29/12/1998

 

Caríssimos membros do Instituto, estamos aproximando do último ano do segundo milênio. Devemos aproveitar bem o nosso tempo durante o ano de 1999 para aumentar o nosso amor a Deus, porque sem o Seu Amor a nossa vida torna-se vazia: “Toda  a santidade e toda a perfeição de uma pessoa consiste em amar a Jesus Cristo, nosso Deus, nosso maior bem, nosso Salvador (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “É melhor sofrer  por Deus que fazer milagres (São João da Cruz).

O nosso coração deve ser todo de Deus, não devemos dividi-lo com as coisas passageiras aqui da terra. A nossa inteligência, a nossa alma, a nossa força etc… devem estar a serviço do Deus Altíssimo: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento (Mt 22,37-38). A pessoa que não ama a Deus está fora do caminho da salvação, o seu coração é um deserto sem oásis; mas uma alma apaixonada por Deus não tem medo de enfrentar as dificuldades da vida, porque sabe que o seu Esposo Celeste está sempre ao seu lado: “Meu amado é meu e eu sou dele”, e diz: “…estou doente de amor…(Ct 2,5).

Quem ama a Deus de verdade não suporta as vaidades do mundo com o seu barulho; para uma alma cheia de Deus, o lixo do mundo não tem sentido, porque ela vive continuamente mergulhada em Nosso Senhor: “Se estou contigo nada mais me agrada na terra (Sl 72,25), e: “O mundo inteiro não é digno de um só pensamento do homem, porque a Deus somente é devido; qualquer pensamento que se não tenha em Deus, é, portanto, um roubo que se lhe faz(São João da Cruz).

Caríssimos membros, é no amor de Deus que está a nossa santificação e salvação. O amor de Deus nunca diz – basta – por isso, diz São Bernardo de Claraval: “A justa medida para amar a Deus, é amá-lo sem medida”. O amor de Deus extinguirá no nosso coração o amor desordenado às criaturas, que são um perigo para a nossa salvação; somente Deus deve ser o nosso modelo, não devemos imitar nenhum homem, porque somente Deus é perfeito: “Tornais-vos, pois imitadores de Deu(Ef 5,1), e: “Nunca tomes um homem por exemplo no que tiveres a fazer, por santo que seja, porque o demônio porá diante de ti as suas imperfeições, mas imita a Cristo que é sumamente perfeito e sumamente santo e nunca cairás em erro (São João da Cruz).

Cada membro deve fazer um grande progresso no amor a Deus, somente assim a nossa família religiosa receberá a benção e a proteção do Todo Poderoso.

Caríssimos membros, não vale nada ter a cabeça cheia de filosofia e teologia se o coração estiver vazio de Deus, porque sem o amor de Deus tudo é inútil.

Sábio é aquele que vive mergulhado em Deus, é aquele que luta para agradá-lo em tudo: “Amai a justiça, vós que julgais a terra, pensai no Senhor com retidão, procurai-o com simplicidade de coração, porque ele se deixa encontrar por aqueles que não o tentam, ele se revela aos que não lhe recusam a fé (Sb 1,1-2), e: “Ah! pobres de nós, se nesta vida não vos amamos! Quando entrarmos na eternidade, que remorsos nos causará o não vos ter amado! Meu Jesus, não quero morrer sem vos amar e vos amar muito (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Peçamos com fé: “O Deus a quem amo vem a mim(Sl 58,11).

Feliz Ano Novo! “Só Deus basta (Santa Teresa de Jesus).

 

Pe. Divino Antônio Lopes, FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 14 - 29/12/1998”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/circulares_01_014.htm

 

OUTROS ESCRITOS