Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Circular 15

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO - ANÁPOLIS - GO

 

Circular n° 15 - 28/01/2001

 

Caríssimos religiosos, como é importante manter a santa prudência, principalmente quando falamos e estamos em contato com os leigos.

O religioso do Instituto deve evitar qualquer familiaridade com os leigos e conversar o menos possível com eles, e quando por necessidade e para cumprir o seu dever de missionário, deve falar somente aquilo que edifica.

Cristo Jesus nos ensina com seu exemplo a amar o silêncio, o recolhimento e a solidão. Em nenhum trecho do Santo Evangelho encontramos o Filho de Deus falando com excesso, e jamais saiu de seus lábios uma palavra ociosa; que o exemplo do Salvador sirva para controlar a língua do religioso falador.

O religioso que não mortifica a língua e que anda sempre a tagarelar, não possui vida interior, e acaba sendo uma desgraça para a comunidade onde vive.

O povo costuma dizer que o religioso que fala muito não tem o que fazer, por isso, o religioso deve guardar rigoroso silêncio nas horas determinadas pelo horário e também quando estiver próximo de algum leigo.

Devemos fugir daquele religioso que deseja ser popular; esse tipo de gente é um câncer para a comunidade.

São João da Cruz diz: "Quando trato com as pedras, tenho menos matéria de confissão do que quando trato com os homens", e "Entre as pedras, sinto-me melhor do que com os homens".

Alguém perguntou a Pitágoras como poderia chegar a ser seu discípulo. O filósofo respondeu: "guardando silêncio até que seja necessário falar; não dizendo senão o que sabeis bem; fazendo o maior bem possível e falando pouco, porque o silêncio é sinal de prudência e a tagarelice é sinal de tolice…"

Que Maria Santíssima, a Virgem do silêncio, coloque no coração de cada religioso o amor pelo silêncio e o desejo ardente de falar muito com Deus e pouco com os homens.

 

Eu vos abençôo e vos guardo no Sacratíssimo Coração de Jesus, nosso Amado Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes, FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 15 - 28/01/2001”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/circulares_01_015.htm

 

OUTROS ESCRITOS