Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Circular 16

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO - ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 16 - 18/09/2002

 

Caríssimos religiosos, nesse 13° aniversário do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, precisamos aumentar o nosso fervor, e ao mesmo tempo, fortalecer a nossa alma no combate contra os inimigos visíveis e invisíveis.

Todos sabem que o Instituto sempre foi perseguido, mas nos últimos três anos os ataques aumentaram 80% por parte do clero de Anápolis, chefiado pelo Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, por leigos ligados à Diocese e ao Conselho Tutelar Oeste, por delegados de policia, por promotores, etc.. Sinto que Deus está preparando uma graça extraordinária para nós, e desta forma, temos certeza absoluta de que somos d'Ele e que Lhe agradamos: "Porque Deus repreende os que Ele ama, como um pai ao filho preferido" (Pr 3,12), e: "Quanto a mim, repreendo e educo todos aqueles que amo" (Ap 3,19).

Diante destas perseguições furiosas, devemos caminhar com passos firmes, com o coração cheio de felicidade e com o rosto inundado de paz, porque uma obra que é de Deus leva o carimbo da cruz, e isto mostra claramente que estamos no caminho certo, como escreve São Vicente de Paulo: "Uma Congregação Religiosa ou uma pessoa que não sofre e a quem todos aplaudem, está próxima de uma queda", e Dom Servilio Conti escreve também: "As coisas de Deus são sempre acompanhadas da cruz e do sofrimento, e suas obras regadas com o orvalho das lágrimas".

É importante lembrar de que trabalhamos para o Senhor do universo, para o Deus Todo-Poderoso; não obrigados, mas por amor e de livre e espontânea vontade, e esse Deus Onipotente não engana ninguém. Ele mostra abertamente que para servi-lO, é preciso ser um soldado forte e perseverante: “Sede fortes e corajosos! Não tenhais medo e nem fiqueis aterrorizados… (Dt 3,6), e em Josué 1,9 diz: “Sê firme e corajoso! Não temas e não te apavores, porque o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes”, em Eclo 2,1 diz também: “Filho, se te dedicares a servir ao Senhor, prepara-te para a prova”, e em Mt 16,24 diz ainda: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Está claro que, soldado mole, vacilante, cabeça vazia, inseguro, caniço, etc., não é bem vindo no exército de Deus. Aquele que sempre busca uma vida fácil, que treme diante de qualquer ataque, que deixa de progredir no caminho da santidade por causa de pedregulhos, que deita à beira do caminho, só porque ouviu o latido de um cachorro sarnento ou o relincho de um cavalo aposentado, não é digno de servir ao Senhor; por isso, escreve Santa Tereza de Jesus: “Ó Filho do Pai Eterno, Jesus Cristo… Não é com descansos, com regalos, com honras e riquezas que se há de conquistar o Reino que comprastes com tanto sangue”.

O Instituto está qual barquinho no meio de uma tempestade furiosa, não cabe ao religioso se assustar; pelo contrário, é preciso olhar para o alto e confiar no Amado Senhor que acudiu os apóstolos dizendo ao mar; “Silêncio! Quieto!(Mc 4,39), e a Palavra de Deus diz que "…houve grande bonança" (Mc 4, 39), e esse mesmo Senhor, Bondoso e Onipotente nos ajudará: "Firmemos os pés no reduto, na pedra solidíssima, apoiados com todas as forças em Cristo" (São Bernardo de Claraval), e: "Fica firme como a bigorna que é malhada. Convém ao grande atleta ser ferido e vencer. Principalmente por causa de Deus, precisamos tudo suportar para que Ele também nos suporte" (Início da Epístola a Policarpo, de Santo Inácio de Antioquia), e Santo Ambrósio também escreve: "Quanto mais lutarmos neste mundo por nos sujeitarmos aos preceitos de Deus, Nosso Senhor, tanto mais seremos felizes na vida futura e tanto maior glória alcançaremos diante de Deus... não aconteça que, aflitos, suportemos as tribulações com murmuração e tristeza; isto nunca; mas com paciência e de rosto alegre, dando sempre e por tudo graças a Deus", e o grande São João Crisóstomo escreve ainda: "Sobrevêm muitas ondas e fortes procelas; mas não tememos afundar, pois estamos firmes sobre a pedra. Enfureça-se o mar, não tem forças para dissolver a pedra; ergam-se as vagas, não podem submergir o navio de Cristo".

Os nossos perseguidores estão trabalhando furiosamente; a Cúria Diocesana de Anápolis trabalha para tirar os nossos benfeitores, dizendo que estamos fora da Igreja Católica, que eu sou herege e excomungado. Entre o povo a reação é a seguinte: a minoria acredita e a maioria permanece nos ajudando. O Promotor Marcelo Celestino e o Delegado Willian investigam com insistência a Escola de Santificação Lanciano e o Colégio São João Berchmans, mas nem a Cúria, nem o Promotor nem o Delegado conseguem provar algo a nosso respeito, então, cheios de ódio, planejam outras armadilhas.

De todos os perseguidores, dos que mais sinto pena, são os eclesiásticos, porque causam escândalos, principalmente estes de Anápolis que nos difamaram na televisão, jornais e rádios. Nós não fomos os primeiros, outros já sofreram perseguição eclesiástica, como escreve São Raimundo de Peñafort: "Exteriormente a espada se duplica e triplica, quando sem motivo se levanta uma perseguição eclesiástica, acerca de assuntos espirituais, em que são mais dolorosas as feridas porque vindas de amigos".

Caríssimos religiosos, a perseguição eclesiástica não deve abalar a nossa fé. Santo Agostinho mostra que dentro da Igreja Católica existem falsos eclesiásticos: "Infelizmente existem monges falsos, como há falsos clérigos e falsos fiéis… Não se espantem com o fato de que também no convento existam réprobos". Quanto aos perseguidores leigos, a melhor arma é desprezá-los, como nos ensina Santa Catarina de Sena: "Pouco lhe importa as perseguições do mundo e as falsas acusações dos homens".

Na verdade, se possuímos um ideal tão nobre, e se caminhamos unidos a Nosso Senhor, devemos desprezar a todos, como nos ensina São João Crisóstomo: "Cristo comigo, a quem temerei? Mesmo que as ondas se agitem contra mim, mesmo os mares, mesmo o furor dos príncipes: tudo isto me é mais desprezível que uma aranha".

Caríssimos religiosos, nesse aniversário, façamos propósitos para o futuro, com a única intenção de agradar o nosso Amado Jesus; e um desses propósitos deve ser o de amá-lO sem medida.

 

Eu vos abençôo e vos guardo no Sacratíssimo Coração de Jesus e no Puríssimo Coração da Virgem Dolorosa.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 16 - 18/09/2002”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/circulares_01_016.htm

 

OUTROS ESCRITOS