Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

1

É com esse rosto carrancudo... semblante azedo... gestos bruscos e atitudes coiceiras  que você pretende vencer as dificuldades da vida? Você deve imitar São Jorge e não o cavalo dele. Deixe de ser dramático... seja verdadeiro católico... levante essa cabeça e lute para vencer.

2

No bairro onde você mora todos te chamam de menina “limão”, porque o seu azedume atinge a todos. A sua cabeça baixa... o seu bico comprido e torcido... a sua voz manhosa... a sua maneira preguiçosa de andar fazem todos fugirem da sua presença. Por que tanto azedume? Você não foi criada por Deus para azedar os ambientes, mas sim, para levar por toda parte o bom odor de Cristo (2 Cor 2, 15). Levante a cabeça... encha o “frasco” de sua vida com o “perfume” da santidade; então, todos aproximarão de ti para sentir o bom odor de Cristo. Não será mais a menina “limão”; e sim, a menina “perfume”... “perfume” de santidade.

3

As discussões e brigas entre você e sua esposa estão se tornando perigosas... a sua casa parece mais uma tempestade com raios e trovões... quanto barulho! Falta Deus em seu lar... onde Deus não reina, reina o Demônio. Olhe para o alto... lembre-se de que existe o Deus da paz... coloque esse Senhor dentro da “barca” de sua casa, e a tempestade se acalmará... e haverá grande bonança: “Ele, porém, levantando-se, conjurou severamente o vento e o tumulto das ondas; apaziguaram-se e houve bonança” (Lc 8, 24).

4

Perdeu o emprego? A crise financeira ronda a sua casa? Muitos estão enfermos em seu lar? A geladeira e o bolso estão vazios? Os credores formam fila na porta da sala? Como você deve estar sofrendo... quanta dificuldade! Não pense em suicídio... não se desespere... não fique desanimado. Levante a cabeça e olhe para o céu... existe um Deus bem maior que as suas dificuldades... um Pai Eterno que está pronto para te ajudar: “... pois tu, Deus, me socorres e consolas” (Sl 86, 17).

5

Levante a cabeça... sê firme... lute... seja valente... Você só abre a boca para reclamar e choramingar... de seus lábios saem somente palavras pessimistas... você “transpira” preguiça, relaxamento e moleza. O seu marido comenta que você é um espinho na vida dele... pobre coitado, como sofre. Se você imitasse a fortaleza da Virgem Maria ao pé da cruz, com certeza seria a alegria do lar. Levante a cabeça e contemple Nossa Senhora, de pé, no Calvário. Que exemplo! Imite-a!

6

Por que tanta reclamação? Muitas moças pensam que casaram com um príncipe encantado, mas depois descobrem que casaram foi com o cavalo do príncipe... quantos coices, empurrões e gritos... o lar é um inferno. Contigo não foi diferente! Pensar em separação? Não! Correr para a casa dos pais? Não! Arranjar um amante? Também não! O casamento é indissolúvel... o que Deus uniu o homem não pode separar... Cabe a você “sonhadora” decepcionada, levantar a cabeça e carregar o seu cavalo... ou melhor, a sua cruz.

7

A sua maneira de se comportar é repugnante. Você parece um bicho preguiça... uma múmia... uma pamonha azeda... De sua boca saem somente palavras pessimistas e de desânimo... ninguém da sua família suporta mais as suas lamúrias. Seja um católico fervoroso; levante a cabeça e contemple a Cristo crucificado... quem sabe assim você carregará a sua cruz com valentia e deixará de ser um parasita e sanguessuga.

8

Você parece um monte de carniça na sala de sua casa... monte... grande monte que já contaminou toda a casa. Sai da cama e vai para a rede... sai da rede e vai para o sofá... sai do sofá e deita no piso da casa... grande monte... monte de preguiça... é assim que você pretende conquistar o céu? Lembre-se de que o céu é a Pátria dos violentos: “... o Reino dos céus sofre violência, e violentos se apoderam dele” (Mt 11, 12). Levante a cabeça... sacuda essa preguiça que está te devorando... lembre-se de que Deus é o Deus dos fortes e valentes, e não dos preguiçosos e acomodados: “Quanto ao servo inútil, lança-o fora nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!” (Mt 25, 30).

9

Você está revoltado com a morte repentina de sua mãe... já disse muitas coisas contra Deus e diz que não se conforma com tal perda. Não seja estúpido, mas faça a vontade de Deus. A Virgem Maria não se revoltou ao ver o seu querido Filho morto na cruz... ela disse sim com os lábios no dia da Anunciação, e repetiu esse sim com o coração no Calvário... em silêncio... com total conformidade com a vontade do Pai. Olhe para a Santíssima Virgem... beba do seu exemplo... não fique com a cabeça baixa pensando em desistir de tudo... Levante a cabeça e Deus te fortalecerá: “Ele nos consola em todas as nossas tribulações...” (2 Cor 1, 4).

10

 

Quanta revolta em seu coração! Você dizia para todos que sua sócia era exemplar e mulher de caráter... e agora ela te traiu... que dolorosa traição... te roubou e ainda te processou... Levante a cabeça... não pense em suicídio nem assassinato... lembre-se de que existe um Deus que castiga os injustos e fortalece os injustiçados: “Quem faz injustiça receberá de volta a injustiça” (Cl 3, 25).

11

Onde está aquela sua amiga, à qual você dizia colocar a mão no fogo? Vejo que a sua mão está queimada... você recebeu um grande chute da mesma e ela ainda “roubou” o seu marido. Aprenda a lição e não confie mais em amizades: “Maldito o homem que confia no homem” (Jr 17, 5). Não fique agora amuada num canto... levante a cabeça... arregace as mangas e lute com perseverança, porque os seus filhos não suportarão a sua tristeza... Existe o Deus, fonte da verdadeira alegria; aproxime-se d’Ele e Ele te dará força e alegria para recomeçar... você será feliz, muito feliz... e Ele não te trairá.

12

Até quando o casalzinho fingido vai enganar os amigos? Quando namorava se assemelhava a dois pombinhos; agora, depois de casado, se assemelha a dois urubus bicudos... quantos bicos e quantas bicadas... em breve tudo será descoberto. Briga violentamente dentro de casa, e quando sai na rua... forçosamente dá as mãos... quanto fingimento... quer se passar por casal exemplar. Está na hora de acabar com o circo... de tirar as máscaras. Levante a cabeça... deixe de olhar para as vaidades e lixo do mundo... aproxime-se do sacramento da Confissão, reze o Santo Terço todos os dias... lê e medite a Sagrada Escritura... receba, ao menos semanalmente, a Santíssima Eucaristia... e as brigas desaparecerão desse lar... então será “lar, doce lar” e não “lar, azedo lar”.

13

Por que a senhora é tão amarga? As suas vizinhas a batizaram de dona “Jiló”... elas comentam que a senhora só combina com a vizinha da esquina, também batizada por elas de dona “Jurubeba”, porque também é muito amarga. Dizem que vocês duas amargam a vida dos filhos e dos maridos... estragam as reuniões familiares e que nem o doce oferecido nos aniversários consegue adocicá-las. Que horror! É preciso ter coragem e arrancar do coração o “jiló” e a “jurubeba” que amargam as suas vidas, e colocar nele o Doce Jesus... que desapareça o “jiló” e a “jurubeba”, e que o Doce Cristo reine em seus corações: “Toda amargura e exaltação e cólera, e toda palavra pesada e injuriosa, assim como toda malícia, sejam afastadas de entre vós. Sede bondosos e compassivos uns com os outros...” (Ef 4, 31-32).

14

Corpo mole... preguiça... desânimo... É assim que você pretende vencer na vida e conquistar o Céu? Até parece que no dia do batismo, ao invés do padre traçar o sinal da cruz em sua fronte, traçou o sinal de menos.

Voltar ao topo

Livrete I  -  Livrete II

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Erguei a cabeça II”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/livros/012_erguei_a_cabeca_ii.htm