Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

25 de junho de 2013

 

 

Apresentação

 

Prezado leitor, leia e medite cada pensamento deste livrete que mostra a necessidade do bom exemplo para se salvar: “...tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento” (1 Pe 1, 15 ).

 

Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor

Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

01

É vontade de Deus que sejamos luz no meio desse mundo mergulhado nas trevas... devemos iluminar a todos com o bom exemplo, não podemos viver escondidos.

02

O escândalo está reinando no mundo; o melhor remédio para eliminá-lo é o bom exemplo.

03

Aquele que, na juventude, desviou muitas pessoas do caminho da salvação, tem, mais do que todos na idade adulta, o dever de dar bom exemplo para reparar o mal cometido.

04

É impossível dar bom exemplo vivendo longe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

05

Poucos podem pregar no púlpito da igreja; mas todos podem pregar com o bom exemplo nas ruas, escolas, local de trabalho, nas viagens e também no desporte.

06

O bom exemplo é uma pregação que atinge a todos e vale mais do que centenas de sermões vazios.

07

Jesus Cristo chama a todos para pregar com o bom exemplo: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Ninguém está dispensado de pregar com o exemplo de vida.

08

O bom exemplo é uma pregação que até as crianças mais simples entendem.

09

Jesus Cristo pregou muito com o bom exemplo... imitemo-Lo: “...ele que passou fazendo o bem” (At 10, 38).

10

Nosso Senhor deu bom exemplo, somente depois pregou: “...a respeito de todas as coisas que Jesus fez e ensinou...” (At 1, 1).

11

Na Sagrada Paixão, Jesus Cristo pregou mais com o bom exemplo do que com palavras.

12

Todos são chamados a salvar almas com o bom exemplo; principalmente quem deu escândalo no passado.

13

Não podemos ter medo nem vergonha de dar o bom exemplo. Cristo Jesus ordena que o demos sempre: “Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 16). Não podemos viver às escondidas.

14

Jesus não proíbe nem censura o bom exemplo. Ele só proíbe alguém roubar a honra que só compete a Deus: “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens para serdes por eles considerados; senão, não tereis por elas a recompensa do vosso Pai que está nos céus” (Mt 6, 1).

15

Aquele que dá bom exemplo é um luzeiro que ilumina a todos... se santifica e ajuda o próximo a se santificar.

16

O bom exemplo atrai milhões de pessoas para Deus.

17

Para colocar uma nação no caminho de Deus não é necessário muitos mestres cultos e repletos de diplomas; mas sim, é preciso do bom exemplo... educa-se uma nação através do bom exemplo de seus governantes e povo.

18

O casal que não dá bom exemplo é assassino da própria família... “cria” os filhos para a perdição.

19

Estamos nesse mundo para dar bom exemplo... somente o bom exemplo... sempre o bom exemplo. Devemos irradiar somente raios luminosos e caloríficos do bom exemplo.

20

O bom exemplo é um sermão que até os mudos podem pregar... pregar não com a voz, mas com a vida... vida de santidade e de luz.

21

De que adianta falar e não ser. É melhor calar e pregar com a vida... com o bom exemplo. O bom exemplo convence e fala mais alto.

22

O bom exemplo convence sem palavras.

23

O bom exemplo guia as pessoas pelo caminho da salvação; enquanto que o mau exemplo as desorientam.

24

Aquele que dá mal exemplo é satélite do demônio, isto é, companheiro inseparável do maligno.

25

O educador que não é exemplar, é falido e não possui força para educar... ele só irradia raios negros.

26

A pessoa que dá bom exemplo não deixa de brilhar por causa das dificuldades e obstáculos que surgem pelo caminho... quanto mais é polida pelo sofrimento, mais se torna luzidia e luminosa... verdadeiramente resplandecente, brilha intensamente... ilumina a todos.

27

Disse Jesus Cristo: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-14). Está claro que para seguir a Cristo é preciso “temperar” e iluminar a todos com o sal e a luz do bom exemplo.

28

Aquele que dá bom exemplo é desprezado pelo mundo, mas é amado e protegido por Deus.

29

A pessoa exemplar jamais deixará de brilhar... continuará brilhando mesmo depois da morte: “...os que ensinam a muitos a justiça hão de ser como as estrelas, por toda a eternidade” (Dn 12, 3).

30

Aquele que não dá bom exemplo joga a vida fora e chorará amargamente na hora da morte... morrerá de mãos vazias.

31

Desprezemos os ídolos de pano (artistas, atletas, cantores, atores...) e imitemos somente a Jesus Cristo, nosso modelo infalível: “Tornai-vos, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5, 1).

32

Aquele que dá bom exemplo e que vive santamente, transforma chiqueiros repugnantes em belos jardins.

33

As palavras daquele que prega o que não vive cansa os ouvintes e caem nos próprios pés.

34

Para se salvar não basta conhecer a verdade; mas é preciso colocá-la em prática e dar o bom exemplo em todos os lugares... é preciso ser sal da terra e luz do mundo... é preciso ser exemplar.

35

Aquele que conhece o caminho da luz e percorre o caminho das trevas jamais se salvará... melhor se não tivesse conhecido a luz: “...o seu último estado se torna pior do que o primeiro” (2 Pd 2, 20).

36

Feliz do católico que dá bom exemplo! Ele anima os desanimados, levanta os prostrados, acorda os adormecidos, arrasta os pessimistas e ilumina os que vivem na escuridão.

37

Esse mundo tão pagão, violento e imoral, necessita com urgência do bom exemplo... de teóforos, isto é, de portadores de Deus. É preciso iluminar a todos com a luz de Cristo Jesus.

38

Nenhum católico pode se esquivar de dar o bom exemplo. É vontade do Senhor que sejamos santos... grandes santos: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3).

39

Não cessemos de dar o bom exemplo, porque as trevas “rugem” furiosamente para “engolirem” a luz... a carne é fraca e a infidelidade acampou no coração de milhões de pessoas... o mau exemplo dado por uma pessoa pode despedaçar milhares de bons exemplos.

40

Analise com sinceridade! Muitos dizem com certa teimosia que as cidades malditas: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela, deram pior exemplo do que o mundo de hoje. Será? Hoje não são apenas as cinco cidades do Vale de Sidim; mas sim, são mais de duzentos países... milhares de cidades... dos sete bilhões de pessoas, penso que mais da metade dá mau exemplo. Não usemos das cinco cidades malditas para tranquilizar a nossa consciência. Para encerrar: elas não conheceram a luz do mundo: Jesus Cristo. Nós conhecemos a sua Santa Doutrina; por isso, demos bom exemplo sem arranjarmos desculpas!

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Pregar com o bom exemplo - pensamentos”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/livros/015_pregar_com_o_bom_exemplo.htm