Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

15 de setembro de 2015

Memória de Nossa Senhora das Dores

 

 

Apresentação

 

Prezado leitor, leia e medite cada pensamento deste livrete e você verá que os fracassos e as decepções na vida não devem te intimidar, mas sim, o impulsionar para novos empreendimentos e maior virilidade nas adversidades do dia a dia. Ânimo sempre! Desânimo nunca!

 

Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor

Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 
01

Depois de um fracasso é preciso recomeçar imediatamente... Nada de lamúrias, lamentações e queixas... nem semblante carregado. Quem se acomoda diante do fracasso, é levado pela correnteza do pessimismo.

02

O caminho do céu é cheio de obstáculos, dificuldades e provações. Sem perseverança e paciência é impossível se salvar.

03

O céu é a pátria dos animados... daqueles que caminham sobre o “fogo” das dificuldades sem encurtar os passos. Jesus Cristo caminhou sobre o “fogo” das dificuldades desde o ventre materno e não desanimou.

04

Para chegar ao porto desejado é preciso remar com ânimo contra a maré. Quem desanimar será arrastado pela correnteza das provações e “naufragará”.

05

Os santos não foram infalíveis nem impecáveis... mas souberam se levantar com ânimo depois de cada queda.

06

O inferno é a pátria dos desanimados... daqueles que caíram e permaneceram caídos.

07

Desistir é o “hino” desafinado dos covardes e desanimados.

08

Quem mantém os olhos fixos no prêmio eterno, jamais desanima diante das “montanhas” das provações.

09

A pessoa animada suporta todas as “tempestades” das dificuldades com a cabeça erguida... e por mais furiosa que seja as “tempestades”, jamais desistirá, porque está alicerçada no Deus que tudo pode.

10

O animado é dedicado e resoluto... no seu “dicionário” não existe a palavra desânimo.

11

O ânimo é um precioso “sino” que nos mantêm alertas, atentos e vigilantes diante das batalhas cotidianas dessa vida.

12

As dificuldades que surgem pelo caminho são remédios para nos levantar ou nos destruir. A decisão é nossa... Deus não obriga ninguém.

13

A pessoa animada pode até recuar diante das provações... esse recuo não é para se esconder numa moita como faz um coelho assustado; mas sim, para alcançar um grande impulso para superar todas as barreiras.

14

Uma pessoa desanimada assemelha-se a uma carniça... polui todo o ar por onde passa.

15

O ânimo faz uma pessoa concluir com perfeição uma tarefa começada; enquanto que o desânimo a leva a deixar tudo pela metade. Que desastre!

16

O animado não deixa de lutar, mesmo quando parece ter o mundo caído sobre os seus ombros.

17

Para o desanimado, cada sonho é um terrível pesadelo.

18

O desanimado gosta muito de imitar e copiar as quedas do próximo; por isso, está sempre se rastejando como uma serpente venenosa.

19

A pessoa animada não se alimenta das quedas e do fracasso do próximo; mas sim, da vida vitoriosa de Jesus Cristo: Ele caiu três vezes no caminho do Calvário com a cruz às costas... e não desanimou... não desistiu da sua missão. Belíssimo exemplo para todos!

20

Gritaram para Jesus Cristo crucificado: Desce da cruz (Mt 27, 40). Ele, cheio de ânimo, não desceu da cruz... mas quis perseverar até o fim. Nosso Senhor não veio para ser exemplo de um fracassado que abandona a missão pela metade.

21

É grande desgraça se servir do fracasso de uma pessoa para justificar o desânimo. Judas Iscariotes fracassou vergonhosamente... e os Apóstolos continuaram a brilhar com o bom exemplo, fidelidade e amor a Jesus Cristo. Imitemo-los!

22

O desânimo assemelha-se a uma anaconda (cobra gigante) faminta e violenta... infeliz da pessoa que se deixa envolver e se enrolar por ela... será terrivelmente “estraçalhada”. Triste fim!

23

O melhor remédio para curar o desânimo é lembrar continuamente do céu... prêmio para os animados que carregaram as cruzes de cada dia com alegria, paciência e perseverança.

24

Quando o desânimo bater à porta do seu coração... fuja rapidamente para o Coração de Jesus Cristo, e Ele te fortalecerá.

25

Infeliz da pessoa que dialoga com o desânimo... ele pode até levar ao suicídio.

26

O desânimo é um péssimo hóspede. É grande loucura abrir o coração para ele.

27

Quem confia e vive unido a Deus nunca é derrotado... existe apenas aparência de derrota. O ânimo o convida a se levantar sempre... a pôr-se imediatamente de pé.

28

Mesmo caminhando por um “túnel” escuro, devemos acreditar que logo aparecerá uma luz. Somente os animados alcançarão a claridade!

29

Até o sorriso de uma pessoa desanimada é desanimador... parece mais uma ameba com disenteria.

30

É impossível possuir o verdadeiro ânimo longe da recepção frequente da Confissão e da Santíssima Eucaristia. Sacramento da paz e Pão dos fortes!

31

Às vezes o desânimo está te esmagando porque você está apenas lendo a Bíblia... quando começar a colocá-la em prática, com certeza o “sol” do ânimo iluminará a sua vida e você se levantará. Não basta conhecer o caminho, mas é preciso caminhar com fidelidade por ele.

32

Um coração cheio do amor de Deus não tem espaço para o desânimo.

33

Quando a água de um lago está suja é impossível ver as pedras no fundo... mas não é motivo para desanimar nem desistir. Nessas horas é preciso encher o coração de paciência, ânimo e perseverança... é preciso saber esperar! Para conquistar a Vida Eterna é preciso seguir o mesmo método.

34

Quem perde o ânimo não confia verdadeiramente no Deus Onipotente.

35

Devemos repetir com a boca, com o coração, com a alma e com a vida: amanhã será melhor... ânimo filho do Deus que tudo pode!

36

Uma pessoa animada e confiante no poder de Deus já pode gritar por vitória antes de começar a luta. Deus, é o Deus da vitória, e não do fracasso!

37

A pessoa animada nunca diz: fracassei! Mas, buscando força no Deus poderoso diz: ânimo, minha alma... com Ele vencerei.

38

Quando surgir um obstáculo na sua vida, não desanime. Lembre-se de que Deus é maior do que todos os obstáculos.

39

O desanimado confia mais em suas forças do que na força do alto; por isso não consegue se levantar.

40

Lembre-se de que Deus castiga quem Ele ama (Pr 3, 12). Então, ânimo e alegria diante das dificuldades, obstáculos e provações.

41

A grande desgraça do desanimado não é tanto o cair, mas permanecer caído.

42

Somente Deus pode levantar o desanimado, caso esse queira se levantar. Os Apóstolos pescaram durante toda a noite e não conseguiram apanhar um só peixe (Lc 5, 5). Aparência de desânimo! Mas Jesus Cristo mandou que lançassem as redes e pescaram muitos peixes (Lc 5, 6). Quanto ânimo! Quem é fiel a Jesus não tem motivo para desanimar!

43

Qualquer frouxo pode admirar a grandeza de Nosso Senhor Jesus Cristo; mas somente os animados conseguem seguir os seus passos pelo caminho do desprezo e da cruz.

44

Ao acordar, diga com toda sinceridade: Jesus, meu abrigo e fortaleza, hoje o desânimo não entrará no meu coração.

45

Os desanimados vivem paralisados sobre a “cama” do pessimismo.

46

Os santos estão no céu porque carregaram as cruzes de cada dia com ânimo, valentia e perseverança.

47

Quem reza com fé e fervor todos os dias pode até sentir a tentação do desânimo, mas não se prostra diante dos obstáculos.

48

Uma pessoa animada não desiste do seu ideal... mesmo que tenha que empurrar o mundo inteiro ou passar sobre ele. Sentar-se aos “pés” do mundo, desanimar e choramingar, jamais!

49

A pessoa animada é uma poderosa “locomotiva” que arrasta centenas de “vagões” pusilânimes sobre os trilhos do ânimo e da coragem.

50

Sentir desânimo não é pecado. Grande desgraça é consentir nele, voltar as costas para Deus e enveredar pelo caminho largo e espaçoso que leva ao inferno: E muitos são os que entram por esse caminho (Mt 7, 13).

 

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Ânimo sempre! Desânimo nunca!

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/livros/026_animo_sempre_desanimo_nunca.htm