Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

28 de setembro de 2015

 

 

Apresentação

 

Prezado leitor, não se desespere diante das tentações. A leitura e meditação atenta deste livrete lhe ajudará a confiar em Deus nos momentos difíceis da vida para vencer com garra e coragem as investidas do inimigo infernal, o diabo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

 

Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor

Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 
01

Não peça para Deus afastar as tentações da sua vida... isso seria loucura! Mas sim, peça para o Criador dar-lhe forças para vencê-las: “E não nos deixeis cair em tentação” (Mt 6, 13).

02

Para vencer as tentações é preciso rezar muito, mas não basta rezar... é preciso rezar com humildade, isto é,  confiar em Deus e desconfiar das próprias forças.

03

O demônio não suporta a oração humilde. Diante dela a sua fuga é certa.

04

É preciso suportar as tentações com muita paciência... infeliz da pessoa que se desespera diante delas. Deus não tenta ninguém, mas as permite para o nosso próprio bem: “Deus a ninguém tenta” (Tg 1, 13).

05

Diante das tentações persistentes, devemos nos encher de paciência... somente assim as venceremos.

06

A oração fervorosa e confiante é a arma mais poderosa para vencer as tentações... quem não reza será “engolido” pelo inimigo infernal.

07

Lembre-se de que a tentação não é pecado... o pecado está em consentir na tentação, em abrir o coração para a mesma... em aceitar o diálogo com a serpente infernal.

08

O demônio gosta imensamente de ver uma pessoa desesperada nas horas de tentações! Para desapontá-lo: use água benta, faça o sinal da cruz, repita com fé, amor e confiança os nomes de Jesus e Maria... reze com fervor e pense somente no que agrada a Deus.

09

Infeliz daquele que se desanima diante das tentações... tentação não é pecado. Muitos santos foram tentados durante semanas, meses e anos... a vida inteira, e não caíram... não ofenderam a Deus... não abriram a porta da alma para Satanás. Faça o mesmo!

10

Quem suporta as tentações com paciência e por amor a Deus constrói uma grande “escada” para o Céu... cada tentação vencida é um degrau a mais na “escada” da salvação.

11

A pessoa que se angustia diante das tentações fica agitada e não consegue encontrar o verdadeiro caminho para fugir delas. Isso deixa o demônio muito confiante da vitória.

12

O demônio é um “cão” que “ladra” furiosamente contra os amigos e heróis de Deus. Não nos inquietemos diante de tanto alarido, mas “distraiamo-nos” com o bem, e o Maligno fugirá.

13

Quando soprarem os “ventos” furiosos das tentações, agarremo-nos em Jesus Cristo, poderosa coluna, e a vitória será certa.

14

Durante as tentações é preciso evitar discussões com o demônio... Eva dialogou com a serpente e foi seduzida (Gn 3, 1ss.).

15

As tentações vencidas não nos afastam da santidade; pelo contrário, nos tornam fortes espiritualmente e agradáveis a Deus: “Retira as tentações, e não haverá ninguém que se salve” (Evágrio).

16

Para ser coroado no Céu é preciso lutar e vencer as tentações: “Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o ama” (Tg 1, 12).

17

Quando soprarem os “ventos” das tentações, sejam pequenas ou grandes, é só dizer sim a Deus... sim, meu Senhor, quero ficar com a sua graça, não quero pecar.

18

Enquanto estiver lutando para não consentir na tentação não há pecado mortal. Somente o pleno consentimento em matéria grave e após inteira liberação faz pecar mortalmente. Que Deus nos livre de tamanha desgraça!

19

O demônio pode nos tentar com violência dia e noite, mas não pode nos obrigar a cair no pecado... a decisão é nossa! Nenhuma tentação, por maior e mais violenta que seja, nos poderá forçar a consentir nela... o pecado não poderá manchar a nossa alma, se não o quisermos expressamente.

20

A água parada apodrece! Quem não é tentado se acomoda na vida espiritual! Deus, Pai bondoso, só permite as tentações para aumentar a nossa virtude. Agradeçamos a Ele por tudo!

21

Para vencer a tentação não basta rezar somente no início; mas sim, é preciso rezar enquanto durar a batalha... somente os valentes e perseverantes cantarão vitória.

22

Nos momentos das tentações é preciso fixar os olhos em Jesus Cristo crucificado, voltar as costas para o demônio e não dialogar com ele, por mais “deliciosas” que sejam as suas “sugestões”.

23

Deus fechou no “cofre” da nossa alma um preciosíssimo tesouro que é a graça santificante. O demônio, terrível e atrevido ladrão, lança todos os esforços para roubá-la. Fiquemos atentos e vigilantes!

24

A alma adornada com a graça santificante é a maior beleza da criação. O demônio, invejoso e rei da fealdade, trabalha continuamente para desdourá-la.

25

Deus tem grande estima e simpatia pelas almas que vivem na graça santificante. O demônio as odeia com ódio infernal e declara-lhes uma implacável guerra que irá até o último suspiro.

26

O demônio tenta furiosamente as almas amigas de Deus. Ele não suporta ver o lugar que lhes está destinado no céu, e que ele perdeu com seu orgulho. A inveja “tortura” e “tritura” as suas “tripas” repugnantes; e, então, ele luta furiosamente para levar as almas ao inferno.

27

O demônio é um ágil “cowboy” laçador. Ele persegue incansavelmente as almas por campinas, vales e montanhas, esforçando-se por laçá-las com o “laço” do pecado, único meio de privá-las do céu, bendito aprisco.

28

Não adiante alguém perguntar com desespero e azedume: até quando terei que suportar tamanhas tentações? Elas cessarão somente quando a alma sair do corpo: “O demônio não cessará com seus ataques até o último suspiro da alma” (São João Crisóstomo).

29

A tentação é um peso terrível para a alma, deixa-a “estraçalhada”... muitos santos choravam durante as tentações com medo de sucumbir e ofender a Deus. Mas o “chifrudo” não pode obrigar alguém a pecar... para não pecar é só dizer não ao demônio e sim a Deus: “As tentações que vos acometeram tiveram medida humana. Deus é fiel; não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças. Mas, com a tentação, ele vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar” (1 Cor 10, 13).

30

Quando as tentações “soprarem” furiosamente contra nós, levantemos imediatamente a “muralha” da nossa confiança no Deus que tudo pode... então sairemos vencedores, porque com a graça de Deus tornar-nos-emos poderosos e invencíveis: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

31

Feliz do católico que aprendeu a dar um “chute” em Satanás nas horas de tentação. Como “chutá-lo?” Desprezando-o energicamente: “Vai-te, Satanás...” (Mt 4, 10).

32

Quem dá brecha para o demônio será envolvido por ele... a resistência dever ser total, decidida e corajosa: “Resisti-lhe, firmes na fé” (1 Pd 5, 9).

33

Quando o demônio vier com a sua “voz” infernal, é preciso dizer-lhe um não radical... quem aceita dialogar com essa serpente detestável, mergulha a alma na inquietação e na amargura.

34

Seja sábio! Aproveite das tentações para exercitar as suas virtudes que não seriam exercitadas sem as tentações.

35

A insistência e a agressividade das tentações nos mantêm vigilantes e com os olhos fixos em Jesus Cristo, nosso refúgio seguro.

36

A tentação é um grande “espelho” que nos ajuda a enxergar o que somos.

37

Vivemos nesse mundo em contínua batalha... porque a tentação só cessará na hora da morte. Sendo assim, o livro da vida registra depois de cada tentação uma vitória ou uma derrota... não tem como ficar sobre o muro.

38

Deus é misericordioso, mas não é injusto. Para ser coroado no céu não basta lutar contra a tentação, mas é preciso lutar e vencê-la.

39

Quem luta contra a tentação e é vencido por ela, corre grande risco de morrer em pecado mortal.

40

Para vencer o demônio é necessária grande e contínua vigilância. Ele é um tentador experiente e insistente... e conhece o ponto estratégico para nos render.

41

É pura ilusão rechaçar, rebater e repelir o demônio, e depois cruzar os braços achando que a vitória está ganha. Esse ser maldito não desiste da luta. Nunca é demais vigiar contra ele.

42

As chamas e o terror do inferno não anularam a ciência do demônio. Ele calcula os seus ataques... examina o ponto mais fraco de cada pessoa... e, então, parte furiosamente para o ataque. Quem estiver distraído será vencido.

43

Quem vence as tentações constrói uma escada para o Céu; mas quem é vencido por elas e permanece no pecado mortal, constrói uma escada para o inferno.

44

O demônio é esperto e enganador. Ele envolve o veneno da tentação com uma camada de falsa doçura. É preciso estar atento para não cair nesse laço.

45

É preciso saber que o demônio não tenta a todos igualmente... mas ninguém fica livre dos seus ataques.

46

É grande engano pensar que somente o demônio é o tentador. São Paulo escreve: “A carne deseja contra o espírito” (Gl 5, 17), e: “Cada um é tentado pela sua concupiscência” (Tg 1, 14). Dos três inimigos: demônio, mundo e a carne; o mais “brando” é o demônio, depois o mundo... e a carne é o nosso principal inimigo.

47

O vento da tentação já lançou por terra enormes edifícios de santidade... com profundos alicerces. Não se pode brincar com o perigo: “Quem ama o perigo nele perecerá” (Eclo 3, 26).

48

É preciso tomar muito cuidado com os homens... é preciso fugir da presença deles, que são muitas vezes piores tentadores que o próprio demônio.

49

A pessoa que não possui Deus no coração, que percorre o caminho das trevas e da maldade... é a maior auxiliar do demônio na condenação das almas.

50

A tentação é um “termômetro” que mede o amor que temos a Deus.

 

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Tentações”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/livros/028_tentacoes.htm