Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

02 de outubro de 2016

 

 

Apresentação

 

Prezado leitor, dia a dia o nosso Generoso Criador nos dá graça após graça, são as graças atuais que a cada momento experimentamos. Fique atento e aprenda, com a leitura desses pensamentos escritos pelo Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP(C), a não deixar mais passar em vão a graça atual que Deus concede à sua alma.

 

Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor

Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

01

A graça atual é um socorro transitório (passageiro) que Deus concede à alma, para ajudá-la a evitar o mal e a praticar o bem na ordem da salvação.

02

Com a graça atual, o Deus de bondade ilumina a mente do pecador para que veja o mal que cometeu… mas ele não é obrigado a aceitá-la. O pecador pode repelir esta primeira graça; se repele a primeira, provavelmente não terá uma segunda.

03

Uma graça atual gera a seguinte. Se o pecador aceita a primeira graça… então virá a segunda.

04

Ninguém poderá alcançar a salvação eterna sem a ajuda de Deus.

05

Sem a graça atual, não seremos capazes de nos manter na graça santificante por um período longo de tempo.

06

Sem a graça atual, não poderíamos recuperar a graça santificante no caso de a termos perdido.

07

Deus é generoso e dá a cada alma a graça suficiente para alcançar o céu.

08

Ninguém se condena a não ser por culpa própria, por não utilizar as graças que Deus lhe dá.

09

A graça atual é um socorro momentâneo! Este socorro divino, que nos chega a tempo oportuno é luz para nossa inteligência, estímulo para a nossa vontade, bom impulso finalmente que nos auxilia e que, no entanto, precisa da nossa cooperação.

10

Para ter efeito e desempenhar seu papel, a graça atual precisa do nosso concurso e generosa ajuda… É verdade que a graça faz quase todo o trabalho, mas o Senhor requer a nossa cooperação.

11

Não podemos levantar obstáculos à ação da graça em nossa alma, fazendo com que muitas graças de Deus se desperdicem. Que prejuízo!

12

A graça atual é necessária ao homem que se encontra em pecado, para iniciar a conversão.

13

Sem a graça atual o homem não pode evitar, de modo absoluto, todos os pecados veniais durante a vida.

14

A graça atual é necessária para todo o ato sobrenatural.

15

É pela graça atual que perseveramos no bem no decurso da nossa vida e até à hora da morte.

16

Sem a graça atual, nos achamos em impotência radical de nos salvarmos e, com maior força de razão, de atingirmos a perfeição.

17

A graça atual é aquela que põe o entendimento e a vontade em movimento, sem ser uma das suas qualidades: “Da mesma forma, que o nosso olho, embora funcione regularmente, nada vê se não for ajudado pela luz; assim o homem, embora seja santo, não vive, por assim dizer, não opera como devia se não lhe assistir a graça de Deus” (Santo Agostinho).

18

A graça atual é qualquer auxílio que Deus dá para praticarmos alguma ação merecedora do prêmio eterno: rezarmos bem, suportarmos com paciência a enfermidade… a desgraça e outros.

19

Sem a graça atual não é possível um único ato salutar, um único pensamento voluntário e um único desejo sobre-humano: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5). Sem este impulso da energia divina, a alma não poderia dar nem um só passo para a sua própria santificação.

20

A graça santificante mora na alma e permanece nela. Enquanto que a graça atual não permanece, passa antes como uma rajada de vento que sopra por momento e logo desaparece; pelo que se deve aproveitar enquanto sopra. As graças atuais não param ao receber a graça santificante. Deus continua a enviá-las para poder fazer isto ou aquilo, para vermos o que é melhor para nós e pormos o esforço necessário, vencendo a nossa debilidade.

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Graça atual: "rajada" de vento”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/livros/040_graca_atual_rajada_de_vento.htm