Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

27 de fevereiro de 2021

 

OS FILHOS E FILHAS DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E DAS DORES DE MARIA SANTÍSSIMA DEVEM ENAMORAR-SE DE DEUS VIVENDO NA SUA PRESENÇA.

 

 

1.ª Reflexão

 

Deus adorna a alma enamorada com a joia da cruz.

A alma enamorada do Deus Eterno vive desapegada dos afetos terrenos e pronta para “voar” e descansar nos braços do Esposo Celeste.

Uma alma enamorada do Criador não resiste o seu convite, mas segue-O com fidelidade até o último suspiro.

 

 

2.ª Reflexão

 

Quem enamora-se de Deus possui uma vontade resoluta… triunfa diante de todos os obstáculos: “O demônio tem medo das almas resolutas” (Santa Teresa de Jesus).

A alma enamorada de Deus esvazia-se do amor próprio para encher-se do amor divino: “Tanto cresce o amor divino, quanto morre o amor próprio” (Santo Agostinho).

A alma é espírito… ela jamais encontrará a verdadeira felicidade nas coisas materiais, passageiras e caducas desse mundo. Somente em Deus, Espírito puro e eterno, ela encontrará a alegria que a satisfaz. A alma deve enamorar-se do Espírito Criador!

 

 

3.ª Reflexão

 

Deus cria cada alma somente para Ele. É grande ingratidão e infidelidade desprezar o Criador para enamorar-se das criaturas falsas.

Quem encontrou a Face do Deus, Amor Eterno, jamais buscará os bens terrenos e caducos desse mundo. O Deus Eterno possui todos os bens… enamorar-se d’Ele é possuir a maior de todas as riquezas.

A alma enamorada de Deus sorri das máximas e vaidades do mundo. Ela possui Deus… possui tudo: ternura, fortuna, delícias… porque Deus é tudo para ela: “Meu Deus e meu tudo!” (São Francisco de Assis).

Uma alma enamorada de Deus só possui um dono… um patrão… um Senhor. Não aceita que uma criatura reine nela… pertence somente ao Amado Esposo: “… encontrei o amado da minha alma. Agarrei-o e não vou soltá-lo” (Ct 3, 4).

 

 

4.ª Reflexão

 

Assim como um peixe se delicia nas águas profundas de um oceano… a alma enamorada se alegra no Deus Imenso.

A alma enamorada não se cansa de amar o Amado: “Jesus, vosso divino Esposo, não merecerá tal amor, depois de ter sacrificado sua vida por vós na cruz?” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Quem enamora-se de Deus está pronto a consumir-se por Ele. É grande sabedoria consumir-se pelo Senhor que nos criou e que enviou o seu Amado Filho para nos salvar: “O Senhor deu-se todo a mim, e consumiu-se todo por mim” (São Bernardo de Claraval).

 

 

5.ª Reflexão

 

Uma alma que enamora-se de Deus caminha com segurança e firmeza pelo caminho do céu… nada nesse mundo a faz desviar dessa via.

Uma alma que enamora-se de Deus não pode ser triste… porque Deus é a fonte da verdadeira alegria.

 

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

27 de fevereiro de 2021

 

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Os Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima devem enamorar-se de Deus vivendo na sua presença.”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/reflexoes/026_reflexoes_marco_2021.htm