AS RECAÍDAS

(Hb 10, 26-27)

 

"26 Pois, se pecarmos voluntariamente e com pleno conhecimento da verdade, já não há sacrifícios pelos pecados. 27 Aguarda-nos apenas um julgamento tremendo e o ardor de um fogo que consumirá os adversários".

 

 

Em Hb 10, 26 diz: "Pois, se pecarmos voluntariamente e com pleno conhecimento da verdade, já não há sacrifícios pelos pecados".

Milhões de pessoas possuem bichinhos de estimação, e as mesmas se entretêm todos os dias com tais animaizinhos. Isso é muito bom e ajuda a distrair um pouco, contanto que não haja apego.

Também, milhões de pessoas possuem um terrível monstro de estimação; ele se chama pecado mortal. Essas pessoas "cuidam" com muito "carinho" e "zelo" desse repugnante monstro, comete-o todos os dias e várias vezes, transformando as suas almas num chiqueiro nauseabundo: "Se pecar é próprio do homem, perseverar no pecado é do demônio" (São Bernardo de Claraval), e: "Persevera diabolicamente no pecado quem peca sem opor alguma resistência interna. Persevera diabolicamente no pecado quem peca com espontaneidade, com plena satisfação do intelecto e da vontade, sem algum remorso, sem algum pudor, gabando-se ainda como de uma coisa lícita e honesta, burlando-se assim a lei de Deus e rindo-se daqueles que o observam. Para quem a tal ponto chegou, o pecado já se tornou segunda natureza; porque a natureza humana, embora decaída pela culpa original, conserva em si os princípios da lei eterna, e sente repugnância pelo pecado. Esta segunda natureza, que no pecador se forma, e com o pecador se forma, e com o pecado o identifica é uma natureza diabólica, porque não há coisa mais natural ao demônio senão o pecado, e esta natureza diabólica é o habito do pecado" (Pe. João Batista Lehmann), e também: "O homem a tudo se habitua. Entre todos os hábitos, porém, que ele contrai, é o hábito de pecar o mais perigoso, o mais funesto, o mais lamentável" (Pe. Alexandrino Monteiro).

Aquele que adquiriu o hábito de pecar, isto é, que confessa hoje e cai logo em seguida, começa então a ter o pecado como uma coisa indispensável à vida. O pecado é a "água" que mata a sua sede, é a "comida" que o sustenta, é a "veste" que cobre o seu corpo, é o "ar" que ele respira, etc.

A recaída no pecado é realmente horrível:

1. É sem desculpa: "Não mais pecado de surpresa, de fraqueza e de ignorância. Mas é um pecado de ingratidão para com Jesus Cristo, que deixou furar as mãos e os pés e contar todos os ossos. É um pecado de perfídia: viola-se um juramento feito no tribunal de um Deus terrível, junto ao altar, diante dos Anjos, e subscrito com o sangue do Cordeiro. Em um pecado de desprezo: volta-se aos braços de Satanás depois de beijar a Cristo, prefere-se a guerra das paixões à paz da graça" (Pe. João Colombo).

Católico, é desculpável uma pessoa que foi salva de um afogamento, e que depois voltou a pular na correnteza? É desculpável um jovem que foi salvo das garras de um leão, e que depois voltou a entrar na jaula de tal fera? O que dizer de uma pessoa que foi curada de uma intoxicação, mas que depois voltou a beber o veneno?

O que dizer então daquele católico que confessa, mas que no outro dia comete os mesmos pecados e não se esforça para mudar de vida? Esse se assemelha ao cão que volta ao vômito e a porca que volta a mergulhar na lama: "Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que drlhes foi confiado. Cumpriu-se neles a verdade do provérbio: O cão voltou ao seu próprio vômito, e: 'A porca lavada tornou-se a revolver-se na lama" (2 Pd 2, 21-22).

2. Afasta de nós a misericórdia de Deus: "Recordai o herói do Antigo Testamento, Sansão. Uma paixão obcecara-o por uma mulher que habitava o vale de Sorec e se chamava Dalila. Sansão, caído uma primeira vez na cilada dessa mulher, é atado com sete cordas feitas de nervos frescos e ainda úmidos. Mas, apenas chega os filisteus, ele põe-se em pé e rebenta as sete cordas como uma criança rebentaria um fio de estopa. Cai na cilada uma segunda vez: enquanto ele dormia, a mulher atou-o com cordas novas, nunca usadas. Mas, apenas chegaram os filisteus, ele acordou e saiu dos laços como através de uma teia de aranha. Caiu uma terceira e uma quarta vez: a mulher nefasta cortou-lhe os cabelos, e depois chamou os filisteus para se apoderarem dele. Num segundo ele foi surpreendido por uma multidão de inimigos. E, despertando, disse consigo: 'Sair-me-ei desta como das outras vezes', mas não sabia que o Senhor se retirara dele, e então não pode fazer senão esforços inúteis. Já agora era prisioneiro e joguete dos seus inimigos" (Pe. João Colombo).

Eis aí a imagem de uma alma que recai em pecado: "Quando o demônio ou a paixão a atraem, ela, consentindo, diz: 'Depois sairei deste estado como já saí de outras vezes: um esforço sobre mim, uma boa confissão, e serei livre'. Mas não percebe que Deus com a sua misericórdia pouco a pouco se retirou; e, quando ela julgar oportuno converter-se, faltar-lhe-á o tempo ou a dor sincera ou a ocasião boa.

Se nas vossas transações ou nas vossas relações civis topais com um homem que afirma e nega, que promete e não cumpre, que jura e perjura, vós justamente vos irais, e rompeis toda relação com essa pessoa que não é um homem, porém um palhaço. E não há de Deus irar-se ante esses cristãos que hoje choram as suas culpas e amanhã as cometem de novo, que hoje prometem fidelidade inviolável a Jesus Cristo, e amanhã o atraiçoam barbaramente?" (Idem). Para essa pessoas, cabe muito bem esse trecho da carta de São Judas Tadeu: "Estes são semelhantes a nuvens sem água que o vento dispersa de um ângulo ao outro do céu; são semelhantes a plantas outonais infrutíferas, que o vento verga para a direita e para a esquerda; são semelhantes ao refluxo do mar em fúria, o qual reabsorve a imundície que lançara na praia" (12-13).

3. Conduz-nos à impenitência final: "Esta horrível verdade é anunciada em figura no Antigo Testamento. O leproso que, curado uma vez, recaía na doença, era conduzido perante o sumo sacerdote que o sanara, e este declarava-o anátema e imundo para todo o resto dos seus dias, e afastado de igreja e da casa de seus confrades (Lv 13, 8) (Pe. João Colombo).

Esta terrível verdade também é anunciada por Jesus Cristo no Evangelho: "Aquele que, depois de pôr a mão no arado, olha para trás, não é bom para o reino de Deus" (Lc 9, 62). Jesus não disse que ele será inexoravelmente excluído, mas disse que se põe no perigo de ser excluído, e para sempre.

Esta terrível verdade experimentaram-na com a própria vida não poucos pecadores. Saul, que, comovido um momento pela inocência de Davi, lhe diz: "Vós sois mais justo do que eu", e noutro momento procura matá-lo; Saul, que um dia prometia fidelidade ao Senhor, e outro dia trucidava os Sacerdotes, não fará penitência antes de morrer. Mas, na batalha, depois de ver seus filhos morrerem, depois de perder o seu reino e a sua honra, matar-se-á lançando-se sobre a ponta de sua espada, desesperadamente.

Acab, o rei iníquo e volúvel, que, advertido por Elias, cobre a cabeça de cinzas e usa o cilício, mas depois adora Baal; Acab que uma vez consultava o profeta de Deus e outra vez consultava os falsos deuses, não fará penitência antes de morrer. Ferido por uma flecha no olho, morreu exangue antes da noite, e os cães acorreram para lhe lamber o sangue que escorria sob as rodas do carro.

Sedecias, que, exprobrado pelo profeta Jeremias, muitas vezes se converte e muitas vezes torna a cair em pecado; Sedecias que manda o profeta consultar o Senhor, e depois deixa que ele seja lançado numa cisterna, não fez penitência antes de morrer. Mas, ao cabo de onze anos de reinado, foi feito prisioneiro, mataram-lhe os filhos ante seus olhos, e depois cegaram-no e, carregado de grilhões, levaram-no escravo para Babilônia. Assim foi verdadeira a palavra do profeta que lhe anunciou que ele iria a Babilônia sem a ver.

Católico, existem os remédios que previnem as recaídas no pecado:

1. Não fazer cálculo sobre a vida por vir: Os israelitas tinham esperado por algumas semanas que Moisés descesse do monte, sem nunca darem qualquer indício de coração rebelde ou de espírito irreligioso. E, pensando que Moisés se houvesse esquecido deles, ou não devesse voltar mais, construíram para si um bezerro de ouro, e em torno dele abandonaram-se aos prazeres, às danças, às orgias dos idólatras. E eis que de repente chega Moisés, quebra o ídolo, e, com as armas da tribo de Levi, lança impetuosamente na morte vinte e três mil pessoas.

 "Também muitos cristãos repetem o erro dos Israelitas. O pensamento de deverem continuar por toda a vida sem nada conceder às paixões ilícitas entedia-os, e eles voltam ao pecado esperando converter-se mais tarde. E a morte já começa a descer da montanha, como o impetuoso Moisés; talvez já chegue; talvez já os precipite na eternidade: 'Óh! Ai daqueles que perderam a paciência e deixaram a estrada direita pela torta! (Eclo 2, 14)" (Pe. João Colombo).

2. Não se iludir sobre a misericórdia de Deus: "Pequemos alegremente, - pensam alguns, - uma fácil confissão porá tudo no lugar. Mas Deus fez tudo com peso, número e medida. E até mesmo o número dos nossos pecados está contado; e, quando este número for atingido, a sua justiça explodirá... Que seria, pois, de nós se o novo pecado que pensamos cometer fosse o da medida já cheia?" (Idem).

3. Imitar os Apóstolos: "Eles estavam no cenáculo de portas fechadas... Fechemos também a nossa mente aos pensamentos maus, os nossos olhos ante as vaidades e leviandades mundanas, a nossa boca à blasfêmia e à murmuração, os nossos ouvidos aos maus discursos.

Os Apóstolos estavam reunidos, ao abrigo dos seus inimigos... E não é nossa inimiga aquela pessoa que ateia em nós o fogo da paixão, que nos ensina o caminho do delito? Não é nossa inimiga aquela reunião, aquele divertimento de que nunca saímos inocente? Longe deles, portanto.

Os Apóstolos estavam na presença de Jesus... Lembremo-nos de que Jesus está no meio da nossa alma, e nos vê, e nos ouve" (Idem).

A Palavra de Deus diz: "Pois, se pecarmos voluntariamente e com pleno conhecimento da verdade, já não há sacrifícios pelos pecados" (Hb 10, 26), e o Catecismo da Igreja Católica ensina: "O pecado mortal requer pleno conhecimento e pleno consentimento. Pressupõe o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição à lei de Deus. Envolve também um consentimento suficientemente deliberado para ser uma escolha pessoal. A ignorância afetada e o endurecimento do coração não diminuem, antes aumentam, o caráter voluntário do pecado" (1859).

O Papa São Gelásio I explicava a este respeito: "Nenhum pecado há, com efeito, por cujo perdão não ore a Igreja, ou do qual, pelo poder que lhe foi divinamente concedido, não possa absolver aqueles que dele se afastem, ou perdoá-lo aos penitentes, pois foi a ela que se disse: 'Quanto perdoardes sobre a terra...' (cfr Jo 20, 23); quanto desatardes sobre a terra, será desatado no Céu (Mt 18, 18). Na palavra 'quanto' entra tudo, por grandes que sejam e quaisquer que sejam os pecados. E, não obstante, é verdadeira a sentença que proclama que nunca há de ser perdoado aquele que persiste em continuar a cometer os pecados, mas não aquele que depois se arrepende deles" (Ne forte, n. 5).

Edições Theologica comenta: "A carta fala dos pecados 'voluntários', os pecados feitos não só com advertência e consentimento, mas malícia. Isto é, os pecados plenamente deliberados, que correspondem aos que o Antigo Testamento diz cometidos... 'com insolência' (cfr Dt 17, 12; 18, 22). Estes pecados, por serem pertinazes, não deixam praticamente esperança de arrependimento. São parecidos ao que no Evangelho se chama blasfêmia contra o Espírito Santo (cfr Mt 12, 33)".

João Paulo II escreve: "A 'blasfêmia' não consiste no fato de ofender com palavras o Espírito Santo; consiste, pelo contrário, na rejeição da salvação que Deus oferece ao homem por meio do Espírito Santo, que atua em virtude do sacrifício da Cruz. Se o homem rejeita aquela convicção de que é um pecador, convicção que provém do Espírito Santo e tem um caráter salvífico, rejeita ao mesmo tempo a 'vinda' do Paráclito: aquela 'vinda' que se realizou no mistério pascal, na unidade mediante a força redentora do Sangue de Cristo. O Sangue que 'purifica das obras mortas a nossa consciência" (Dominum et Vivificantem, n° 46).

Em Hb 10, 27 diz: "Aguarda-nos apenas um julgamento tremendo e o ardor de um fogo que consumirá os adversários".

Edições Theologica comenta: "Não fica, pois, senão a perspectiva da condenação no juízo divino e o castigo do fogo, como já se tinha manifestado contra os rebeldes Coré, Datã e Abiram (cfr Nm 16, 16-35). Por outro lado, o castigo do fogo é anunciado muitas vezes nos profetas como um elemento da justiça divina no dia do Senhor (cfr Is 66, 24; 26, 11, Sf 1, 19, 3, 8; Dt 4, 23-24). O fogo aqui não indica somente o furor da ira divina, mas faz referência aos tormentos eternos (cfr Mc 9, 47-49; Ap 11, 5)".

Católico, não se iluda! Católico, não brinque com a graça de Deus! O inferno existe! Para lá irão os rebeldes, aqueles que morrerem no pecado, longe de Nosso Senhor: "... as almas dos que morrem em pecado mortal, imediatamente depois da morte, caem no inferno, onde são atormentadas com suplícios infernais" (Bento XII, "Benedictus Deus").

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 18 de maio de 2007.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "As recaídas"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0016.htm