DEUS ME VÊ

(Sl 33, 13)

 

"Do céu Deus contempla e vê todos os filhos de Adão".

 

 

Católico, traga diante de seus olhos essa grande verdade: Deus me vê! Não se esqueça nenhum minuto dessa verdade: "Do céu Deus contempla e vê todos os filhos de Adão" (Sl 33, 13).

Deus te vê! Sozinho ou acompanhado, na escuridão ou na claridade, no quarto ou na sala de aula, em casa ou na fazenda, no banheiro ou na rua, na igreja ou no boteco, etc. Nada passa despercebido aos olhos de Deus: "Deus, tu me sondas e conheces: conheces meu sentar e meu levantar, de longe penetras o meu pensamento; examinas meu andar e meu deitar, meus caminhos todos são familiares a ti. A palavra ainda não me chegou à língua, e tu, Deus, já a conheces inteira. Tu me envolves por trás e pela frente, e sobre mim colocas a tua mão" (Sl 139, 1-5).

Milhões de pessoas pensam que Deus é um velho cansado e de vistas fracas, que está sempre sustentando um binóculo para tentar enxergar alguém. Quanta ignorância! Quanta cegueira!

Não esqueçamos de que Deus é Imenso: "A imensidade de Deus consiste em que Ele está em todos os lugares e em todas as coisas; e isto de três modos:

  1. Por essência, porque lhes comunica ser e atividade.

  2. Por presença, porque está em todos os lugares, presenciando tudo o que neles se passa.

  3. Por potência, porque conduz todas as coisas ao fim que lhes assinalou.

'Não está longe de cada um de nós; antes, n'Ele vivemos, nos movemos e somos' (At 17, 28).

Deus é imenso, porque, como causa universal de todas as criaturas, tem de atuar nelas, para as criar, as conservar e governar, visto que nenhum ser pode agir onde não existe.

Deus, porém, não está limitado nem contido em nenhum lugar, mesmo quando está em todos os lugares. Por isso dizia Salomão, falando do Templo: 'Se o céu e os céus não podem conter-Te, quanto menos esta casa que eu levantei!' (1 Rs 8, 27).

A presença de Deus deve levar-nos a evitar tudo quanto possa ofendê-lO, e a fazer com que todas as nossas obras sejam dignas dos seus divinos olhos. A Escritura atribui o pecado ao esquecimento de Deus: 'O ímpio não tem Deus diante dos olhos; por isso o seu proceder é sempre perverso'; e mostra-nos a virtude como fruto do pensamento da sua presença: 'Anda diante de Mim, e serás perfeito' (Gn 17, 1)" (Pablo Arce e Ricardo Sada, Curso de Teologia Dogmática).

Deus te vê! Nosso Senhor está em toda parte, até no inferno por meio de Sua justiça.

Deus me vê! Quantos males seriam evitados se todos acreditassem piamente nessa verdade: "Tem Deus na tua mente todos os dias da tua vida, e tem cuidado de não consentires no pecado" (Tb 4, 6).

Quantos assassinatos, calúnias e xingos seriam evitados!

Quantos adultérios, fornicação, masturbação e olhares impuros seriam evitados!

Quantos roubos, fraudes e desonestidades seriam evitados!

Quantos maus pensamentos e desejos vergonhosos seriam evitados!

Deus está em toda a parte, em toda a parte te vê, em toda a parte te ouve: "Mas tu, Deus, me conheces e me vês" (Jr 12, 3).

Deus me vê! Deus vê não só as minhas ações, mas todos os meus pensamentos! Deus conhece todas as intenções de minhas obras, Deus não fecha os olhos a nenhum ato de minha vida: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Prova-me, e conhece minhas preocupações! Vê se não ando por um caminho fatal..." (Sl 139, 23-24), e: "Eu sei quando te levantas e quando te assentas, quando sais e quando entras" (2 Rs 19, 27).

Católico, lembre-se com frequência de que Deus te vê, e assim deixará de praticar muitas ações que não agradam ao Senhor: "A lembrança de que Deus me vê é a arma, de que devo lançar mão logo que o meu adversário tentar seduzir-me. Isto fez aquela valorosa Susana, de quem se lê no livro de Daniel que, sendo tentada a pecar, com a ameaça de morte, respondeu: ─ Melhor me é, sem praticar esse ato, cair em vossas mãos, do que pecar na presença de Deus (13, 23). A lembrança da divina presença não só tem a eficácia de nos retrair no pecado, mas também a de nos fazer progredir na virtude... A presença de Deus inspira confiança. Tem Deus presente e não temerás o teu inimigo... Deus te vê!... Confia nele, que há de guiar os teus passos, defender a tua juventude, fortalecer a tua fraqueza" (Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de Luz, 39).

Deus te vê! Nunca você está sozinho! Por isso, dispensa a companhia das criaturas e ande com o Senhor que te criou e que te sustenta: "Em parte alguma estás só! Andas sempre acompanhado d'Aquele que te criou. A sua mão descansa sobre a tua cabeça, e não dás um passo, não fazes um movimento, não soltas um gemido, que lhe passe despercebido. Não busques outra companhia, pois outra melhor que Deus não encontrarás! Não busques outro amigo, porque nenhum te dará provas de maior fidelidade e amor. Deus acompanha-te para onde quer que vás. Fala, pois, com Ele, abre-lhe o teu coração, manifesta-lhe as chagas que te dilaceram, as penas que te afligem, e procura n'Ele o conforto em teus desalentos. Deus pensa em ti a cada instante do dia e da noite, pois está velando pela tua saúde, preparando-te o alimento que te sustenta as forças, ─ e tu não hás de pensar em Deus para te mostrares grato a tantos benefícios?... Deus pensa em ti como Pai extremoso, solícito da tua conservação e do teu bem, ─ e tu, como filho seu, não hás de pensar em Deus, a quem tudo deves? Deus pensou em ti para te fazer feliz: pensou em te criar, em te remir, em te fazer herdeiro de seu reino: ─ e tu hás de viver esquecido de Deus, de sua presença, do seu amor?... O pensar em Deus é um sinal de que O amas, pois a memória foge para onde estão os afetos. Mas, se não O amas, pensa n'Ele, e verás que, à medida que te fores familiarizando com a sua presença, se te irá apegando o fogo do seu amor" (Idem).

Católico, seja sábio! Viva santamente, vivendo bem cada momento presente. Lembre-se de que Deus te vê! Não imite o péssimo exemplo dos mundanos que vivem esquecidos de Deus: "Filho do homem, viste o que os anciãos da casa de Israel estão fazendo no escuro, cada um na sua câmara revestida de pintura? Dizem: 'Deus não nos vê, o Senhor abandonou a terra" (Ez 8, 12).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 12 de junho de 2007

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Deus me vê"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0028.htm