ESPINHO NA CARNE

(2 Cor 12, 7)

 

"... foi colocado um espinho na minha carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear..."

 

 

Espinho na carne?

Edições Theologica comenta: "Mostrando uma humildade admirável, São Paulo refere-se agora à debilidade que o Senhor permite nele, para que os dons sobrenaturais que recebe não o tornem orgulhoso".

 

Santo Agostinho e outros comentadores pensam que se trata de uma enfermidade física, particularmente dolorosa e humilhante.

 

São João Crisóstomo e outros pensam nas tribulações que lhe causam as contínuas perseguições de que é objeto.

 

outros, a partir de São Gregório Magno, que optam por uma interpretação ascética, segundo a qual estaria a referir-se às tentações da concupiscência.

 

Católico, seja esse ESPINHO na CARNE uma ENFERMIDADE FÍSICA, CONTÍNUAS PERSEGUIÇÕES ou TENTAÇÕES da CONCUPISCÊNCIA, o que nos importa saber, é que São Paulo Apóstolo viveu num "ESPINHAL", isto é, no meio de GRANDES TRIBULAÇÕES: "O que é o homem, quão grande é a nobreza de nossa natureza e de quanta virtude é capaz este ser vivo, mais que todos Paulo o demonstrou. Cada dia erguia-se mais alto, cada dia mais ardente, e, ameaçado de perigos, lutava com vigor sempre novo" (São João Crisóstomo, Hom. 2 de Laudibus sancti Pauli: PG 50, 477-480).

Se cada católico autêntico olhasse para a sua própria vida, perceberia imediatamente que esse ESPINHO na CARNE o PERTURBA continuamente, fazendo-o "GEMER" de dores por noites e dias inteiros.

 

Caso fosse esse ESPINHO na CARNE, as ENFERMIDADES FÍSICAS na vida de São Paulo Apóstolo, ele SUPORTOU tudo com amor e paciência por amor a Cristo Jesus.

Na Carta aos Gálatas 4, 13-14 diz: "Bem o sabeis, foi por causa de uma DOENÇA que eu vos evangelizei pela primeira vez. E vós não mostrastes desprezo nem desgosto, em face da vossa provação na MINHA CARNE...".

As ENTERMIDADES FÍSICAS não atrapalharam a missão do Apóstolo São Paulo nem diminuíram o seu fervor; pelo contrário, fizeram com que ele corresse com mais entusiasmo à procura das almas imortais.

Católico, SUPORTE o ESPINHO das ENFERMIDADES FÍSICAS com paciência e por amor a Cristo crucificado.

Muitos são aqueles que se REVOLTAM contra Deus durante as enfermidades e chegam a BLASFEMAR contra o Senhor. Não SUPORTAM as DOENÇAS e vivem a lamentarem; é preciso dizer a essas pessoas que as ENFERMIDADES são BÊNÇÃOS: "Alegra-te filha, porque Deus na sua misericórdia te fez digna de sofrer por ele. Considera-te indigna disso! Assim, tornarás a tua vontade em tudo conformada com a vontade do teu doce esposo. Realizarás a vontade divina e o desejo da minha alma, que afirmei estar desejosa de te ver com verdadeira e santa paciência. Assim eu te peço e quero que aconteça, naquilo que for do agrado do teu dulcíssimo esposo no breve tempo da vida" (Santa Catarina de Sena, Carta 81, 4).

Católico, ame os ESPINHOS das ENFERMIDADES como se fossem ROSAS PERFUMADAS.

 

Caso fosse esse ESPINHO na CARNE, as CONTÍNUAS PERSEGUIÇÕES na vida de São Paulo Apóstolo, ele ENFRENTOU tudo com fortaleza e .

São Paulo Apóstolo sofreu inúmeras perseguições; eis algumas: "A cidade toda agitou-se e houve aglomeração do povo. Apoderaram-se de Paulo e arrastaram-no para fora do Templo, fechando-se imediatamente as portas. Já procuravam matá-lo, quando chegou ao tribuno da coorte a notícia: 'Toda Jerusalém está amotinada!" (At 21, 30-31), e: "Não queremos, irmãos, que o ignoreis: a tribulação que padecemos na Ásia acabrunhou-nos ao extremo, além das nossas forças, a ponto de perdermos a esperança de sobreviver" (2 Cor 1, 8), e também: "Muito mais, pelas fadigas; muito mais, pelas prisões; infinitamente mais, pelos açoites. Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. Dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Três vezes fui flagelado. Uma vez, apedrejado..." (2 Cor 11, 23-25), e ainda: "Decidimos, contudo, confiados em nosso Deus, anunciar-vos o evangelho de Deus, no meio de grandes lutas" (1 Ts 1, 2).

O grande São Paulo não deixou de fazer o bem nem desanimou diante das perseguições; pelo contrário, dedicou-se ainda mais: "Esquecendo-me do que ficou para trás, lanço-me ao que está à frente'; percebendo a morte iminente, provocava os outros à comunhão e ao deleite daquela alegria, dizendo: 'Rejubilai e congratulai-vos comigo'. Diante dos perigos, injúrias e opróbrios, de novo exulta e escreve aos coríntios: 'Sinto-me contente nas fraquezas, nas ofensas, nas perseguições'; pois declara estas as armas da justiça, mostrando que delas convém o maior fruto" (São João Crisóstomo, Hom. 2 de Laudibus sancti Pauli: PG 50, 477-480).

Católico, SUPORTE o ESPINHO das CONTÍNUAS PERSEGUIÇÕES com força e coragem.

Não deixe de fazer o bem por causa das calúnias, xingos, murmurações, maledicências, invejas, ameaças e outros tipos de perseguições; mas enfrente tudo e todos com fortaleza e confiança no Deus Eterno que protege os inocentes: "Eles lutarão contra ti, mas nada poderão contra ti, porque eu estou contigo... para te libertar" (Jr 1, 10).

Suporte os ESPINHO das CONTÍNUAS PERSEGUIÇÕES com alegria: "Quanto a eles, saíram do recinto do Sinédrio regozijando-se, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo Nome" (At 5, 41), e: "... e em toda a parte, flagelado, coberto de injúrias e maldições, compunha cânticos como se celebrasse festas triunfais, gloriava-se e dava graças a Deus" (São João Crisóstomo, Hom. 2 de Laudibus sancti Pauli: PG 50, 477-480).

Quando as perseguições e ataques aumentarem, não corra; pelo contrário, voe para eles com o coração ardente de zelo e desejoso de sofrer por Cristo Jesus: "... corria ao encontro das contradições e das afrontas que suportava pelo zelo da pregação com mais pressa do que nós ao prazer das honras, anelando mais a morte do que nós a vida; a pobreza mais que a opulência; e muito mais desejoso de trabalhos do que outros de repouso após o trabalho. Uma só coisa o amedrontava, a ofensa a Deus, absolutamente nada mais. Coisa nenhuma, portanto, lhe era mais desejável do que agradar sempre a Deus" (Idem).

Católico, ame a Cristo e despreze os perseguidores e os obstáculos: "Assim não se importava com as coisas visíveis, como se costuma desprezar a erva apodrecida. Tinha por mosquitos os próprios tiranos e as pessoas ferventes de raiva. Quanto à morte, aos tormentos e mil suplícios, tinha-os na conta de brinquedo de crianças, contanto que lhe permitissem sofrer algo por causa de Cristo" (Idem). Isto, comentando sobre o grande São Paulo Apóstolo.

 

Caso fosse esse ESPINHO na CARNE, as TENTAÇÕES da CONCUPISCÊNCIA na vida de São Paulo Apóstolo, ele SUPORTOU tudo com oração e mortificação.

Católico, não se DESESPERE diante das TENTAÇÕES da CONCUPISCÊNCIA, mas REZE e FAÇA PENITÊNCIA, e Deus o ajudará como ajudou os santos.

Para vencer as tentações da concupiscência, São Paulo da Cruz se abraçava com os espinheiros e São Francisco de Assim se jogava na neve.

Santa Ângela de Foligno escreve: "Seria mais tolerável para mim sofrer todas as dores, suportar as torturas mais horrorosas dos mártires, que me ver exposta às tentações diabólicas contra a pureza". Ela rezou e mortificou, e Deus a ajudou a sair vencedora.

Não peça tentações ao Senhor Deus, mas sim, peça-lhe forças para vencê-las: "Nem por isso devemos desejar as tentações. Pelo contrário, devemos pedir sempre a Deus que nos livre delas, especialmente daquelas nas quais Deus vê que seremos vencidos... Mas quando Deus permite que sejamos tentados, não nos inquietemos com os maus pensamentos e não nos abatamos; confiemos em Jesus Cristo e peçamos ajuda. Ele, na certa, não deixará de dar-nos a força para resistir à tentação" (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, Capítulo XVII), e: "Entrega-te a Deus e não temas, porque, se ele te coloca na luta, certamente não te deixará sozinho para que caias" (Santo Agostinho, Confessiones, 1. 8, c. 11, n° 27. ML 32-761), e também: "Quem quiser vencer as tentações, não confie em si, mas tanto mais em Deus" (Santo Antão).

Lembre-se católico, de que sem tentação ninguém se salvará: "Ninguém sem tentações poderá entrar no reino dos céus. Suprime as tentações, e ninguém será salvo" (Santo Antão, Apoftegmas, Letra Alfa, 4), e: "Retira as tentações, e não haverá ninguém que se salve" (Evágrio, Apoftegmas, Letra Épsilon, 5), e também: "Ninguém pode adquirir a virtude, se não sofrer desejos, perturbações e tentações que serão suportados com paciência por amor de Cristo crucificado" (Santa Catarina de Sena, Carta 211, 3).

Católico, SUPORTE com PACIÊNCIA e por AMOR a Deus o ESPINHO na CARNE.

 

"... um anjo de Satanás, para me esbofetear..."

"Anjo de Satanás": "Assim qualifica o 'espinho' que o humilha. A expressão entende-se enquanto essa dificuldade poderia aparecer como um obstáculo ao seu trabalho evangelizador, coisa em que, logicamente, estava muito interessado o Diabo (cfr 2 Cor 2, 11; 11, 14 s.)" (Edições Theologica).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 19 de julho de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Espinho na carne"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0173.htm