VOLTOU PARA ELE NA ARCA

 (Gn 8, 9)

 

 

"A pomba, não encontrando um lugar onde pousar as patas, voltou para ele na arca, porque havia água sobre toda a superfície da terra; ele estendeu a mão, pegou-a e a fez entrar para junto dele na arca".

 

 

Católico, Noé soltou a pomba da arca, esta NÃO ACHANDO onde repousar, voltou: "A pomba, não encontrando um lugar onde pousar as patas, voltou para ele na arca".

Sabemos que o Espírito Santo é REPRESENTADO pela pomba. O católico deve EVITAR tudo quanto CHEIRA a MUNDO, tudo o que é PROFANO, se quiser que o Espírito Santo POUSE nele: "Às vezes não sabemos elevar-nos... Se recebêssemos fervorosamente o Espírito Santo, seríamos todos transformados em apóstolos verdadeiros e santos! Por isso, não entristeçamos o Espírito Santo com o pecado venial e as meias-vontades. Abandonemo-nos em suas mãos, demos-lhe liberdade de ação e sigamo-lo docilmente, para que opere a nossa santificação" (Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual, Capítulo 33).

O Catecismo da Igreja Católica ensina: "A pomba. No fim do dilúvio (cujo simbolismo está ligado ao batismo), a pomba solta por Noé volta com um ramo novo de oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável. Quando Cristo volta a subir da água de seu batismo, o Espírito Santo, em forma de uma pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. O Espírito Santo desce e repousa no coração purificado dos batizados. Em certas igrejas, a santa Reserva eucarística é conservada em um recipiente metálico em forma de pomba (o columbarium) suspenso acima do altar. O símbolo da pomba para sugerir o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã" (n° 701).

Na tradição cristã, a pomba vem a ser uma figura do Espírito Santo. Apoiando-se nesta imagem, Ruperto de Deutz oferece uma aplicação espiritual de toda esta passagem: "A pomba que Noé enviou da arca, significa o Espírito Santo. E a enviou três vezes, porque cada alma fiel tira dos sacramentos de Cristo ou da Igreja uma tríplice graça do Espírito Santo. A primeira graça é a remissão dos pecados; a segunda é a distribuição dos diversos dons; a terceira, a remuneração na ressurreição dos mortos. (...) Portanto, o primeiro envio da pomba significa a remissão dos pecados que Cristo, o verdadeiro Noé, enviou imediatamente depois de sua ressurreição, quando soprou e disse: 'Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos' ( Jo 20, 22-23). (...) Enviada pela segunda vez, a pomba regressou ao entardecer, trazendo em seu bico uma folha verde de oliveira, porque pela segunda vez foi dado o Espírito Santo aos apóstolos no dia de Pentecostes, e tal qual, ao final da vida de cada um deles, lhes chamou ao descanso da Igreja celestial com o eterno prêmio da paz perfeita. Enviada a pomba pela terceira vez, já não voltou, porque depois da ressurreição dos mortos - que será a terceira efusão do Espírito Santo - já não serão enviados para voltar outra vez, porque sairão não para trabalhar, mas para reinar eternamente. Assim também aos eleitos esta mesma pomba lhes chega três vezes: primeira, quando são batizados para a remissão dos pecados; segunda, ao receber a imposição das mãos do bispo; terceira - como já foi dito - na ressurreição dos mortos" (Commentarium in Genesim 4, 23).

Dom Duarte Leopoldo escreve: "Uma pomba traz a Noé um ramo de oliveira, símbolo da paz; uma pomba repousa sobre Jesus, nas águas do Jordão, para designá-lo como o Príncipe da Paz. - Deus teve de multiplicar os milagres, para provar ao mundo que Jesus é realmente seu Filho feito homem, e que nós devemos ouvi-lo e aceitar a sua doutrina. - O Espírito Santo desce também, posto que invisivelmente, sobre todos aqueles que recebem o Batismo", e: "Se faz menção de certa história antiga: quando nossa linhagem no dilúvio, apareceu também a pomba para assinalar o final da tormenta e, levando o ramo da oliveira, anunciou a boa nova da paz sobre a terra. Tudo era figura do que depois haveria de suceder. Pois agora aparece a pomba para  nos assinalar Àquele que viria nos livrar de nossos males e traz, em vez do ramo da oliveira, a filiação divina para todo o gênero humano" (São João Crisóstomo, Homiliae In Matthaeum, Hom. 12,3).

 

A POMBA da arca de Noé e MARIA SANTÍSSIMA.

 

A pomba PAIROU sobre as águas sujas e cheias de cadáveres, mas não sujou as suas patas.

A Virgem Maria VIVEU nesse mundo, mas não se contaminou com ele: "Os Padres da tradição oriental chamam a Mãe de Deus 'a toda santa' ('Pan-hagia'; pronuncie 'pan-haguía'), celebram-na como 'imune de toda mancha de pecado, tendo sido plasmada pelo Espírito Santo, e formada como uma nova criatura'. Pela graça de Deus, Maria permaneceu pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a sua vida" (Catecismo da Igreja Católica, 493), e: "Salve, Maria, criatura mais preciosa da criação; salve, Maria, puríssima pomba" (São Cirilo de Alexandria, Discurso pronunciado no Concílio de Éfeso).

 

A pomba PERMANECEU RECOLHIDA por mais de quarenta dias dentro da arca.

Nossa Senhora VIVEU em CONTÍNUO RECOLHIMENTO, desde a infância: "Aos três anos de idade foi esta apresentada no Templo, para que, juntamente com as outras virgens, no exercício da piedade e do trabalho se preparasse desde então para ser digna mãe do Salvador do mundo" (São João Damasceno).

 

A pomba LEVOU para a arca, em seu bico, um ramo de oliveira, símbolo da paz.

Maria Santíssima TROUXE, em seu puríssimo seio, Cristo Jesus, Príncipe da Paz: "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, ele recebeu o poder sobre seus ombros, e lhe foi dado este nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-eterno, Príncipe-da-paz" (Is 9, 5).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 05 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Voltou para ele na arca"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0185.htm