JOGAREMOS A CABEÇA DELE POR CIMA DA MURALHA!

(2 Sm 20, 21)

 

“Jogaremos a cabeça dele por cima da muralha!”

 

O invicto Joab apertava o cerco em torno da cidade de Abel-Bet-Maaca: era impossível qualquer resistência e qualquer esperança. Toda a cidade devia morrer: “Seba atravessou todas as tribos de Israel até chegar a Abel-Bet-Maaca e todos os bocritas... Eles se reuniram e foram também após ele. E vieram e o cercaram em Abel-Bet-Maaca e levantaram junto à cidade um terrapleno, que chegava até o muro, e todo o exército que estava com Joab se esforçava por derrubar a muralha, solapando-a” (2 Sm 20, 14-15).

Eis que aparece uma mulher sensata e grita de dentro da cidade: “Ouvi! Escutai! Dizei a Joab: Aproxima-te, que eu quero falar!” (2 Sm 20, 16).

Joab se aproximou e a mulher perguntou se era ele... depois disse-lhe: “Escuta a palavra da tua serva”. Ele respondeu: “Escuto” (2 Sm 20, 17).

A mulher disse-lhe: “Queres então exterminar a cidade e fazer perecer todas as mães?”

“Sou sem piedade, – respondeu o guerreiro – exceto com uma condição: dai-me a cabeça de Seba, o traidor.

Então aquela frágil mulher e outros correram à procura de Seba, cortou-lhe a cabeça e atirando-a para fora dos muros grita: “Eis a cabeça do traidor”. E a cidade foi libertada.

Católico, possuímos uma preciosíssima “cidade” que é nossa alma imortal.

Devemos cuidar bem dessa “cidade” e não deixar que nenhum “intruso” entre nela; caso isso aconteça, estamos TRAINDO o nosso Salvador.

Nessa “cidade” deve HABITAR somente Deus; do contrário, estaria totalmente arruinada.

Se por uma DESGRAÇA, o “Seba” do pecado entrar na “cidade” de  nossa alma, NÃO devemos recebê-lo com FESTA nem deixá-lo ali quieto... mas sim, antes que Joab, isto é, Deus,  nos castigue com a morte repentina, devemos “decapitá-lo” com uma fervorosa e sincera confissão... lançando-o para longe de nossa “cidade”, isto é, da nossa alma: “O Senhor não nos quer ver perdidos. Por isso, com ameaça de castigo, não cessa de advertir-nos que mudemos de vida. Se não vos converterdes, vibrará sua espada. Vede quantos são os desgraçados que não quiseram emendar-se, e a morte repentina os surpreendeu quando não esperavam, quando viviam despreocupados e julgando terem ainda muitos anos de vida” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 05 de outubro de 2010

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Jogaremos a cabeça dele por cima da muralha”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0325.htm