O SENHOR CUIDA DE MIM

(Sl 40, 18)

 

“Quanto a mim, sou pobre e indigente, mas o Senhor cuida de mim”.

 

Deus não abandona o filho fiel, aquele que confia e espera n’Ele… que confia de coração e que espera sem duvidar.

Unido a Deus, o pobre se torna rico e o indigente não precisa mais mendigar… Deus, riqueza infinita, habita neles e os sustenta: “Se vivemos no amor, Deus não só habita em nós, mas, por ser Deus vivo, em nós vive: vive sua vida íntima, trinitária. O Pai, que continuamente gera o Filho, vive em nós; vivem o Pai e o Filho dos quais, incessantemente, procede o Espírito Santo. Nossa alma é pequeno céu em que é vivida esta sublime vida divina” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Deus é Pai amoroso e cuida de nós.

Não devemos nos desesperar diante do desprezo dos mundanos e parentes; o Senhor jamais nos abandonará… Ele cuidará de nós: “Quanto a mim’, a quem desejavam males. ‘Quanto a mim’, cuja vida procuravam tirar. ‘Quanto a mim’, a quem diziam: Muito bem, muito bem, ‘sou desvalido e pobre’. Não há o que elogiar em mim. O Senhor rasgue o meu manto e me cubra com sua veste… ‘Quanto a  mim sou desvalido e pobre’. Não sou rico, porque não sou soberbo… ‘Quanto a  mim sou desvalido e pobre, mas o Senhor cuidará de mim’. Por que hás de preocupar contigo? Cuida de ti o teu criador. Ele que antes de existires cuidou de ti,  como não cuidará quando já és aquilo que ele quis que fosses? Já és fiel, já andas no caminho da justiça. Não cuidará de ti aquele que faz o seu sol se levantar sobre bons e maus, e chover sobre justos e injustos (cf. Mt 5, 45)? Agora que já és justo e vives da fé (cf. Rm 1, 17), há de negligenciar, abandonar, deixar? Ao contrário, favorece, ajuda, dá o necessário, corta o que é prejudicial. Se dá, consola para que perseveres, se tira, corrige para que não te percas. O Senhor cuida de ti, fica tranquilo. Teu criador te sustenta, não escapes da mão de teu artífice, porque se caíres, tu te quebrarás. Para permaneceres em suas mãos, necessitas de boa vontade. Dize: Meu Deus o quis, ele me carregará, me segurará. Lança-te nele; não penses que é inútil ou que é precipício. Não te pareça assim. Ele disse: ‘Não sou eu que encho o céu e a terra’ (Jr 23, 24)? Ele jamais te faltará. Tu é que não lhe deves faltar, nem a ti mesmo: ‘O Senhor cuidará de mim”.

Sejamos prudentes e sábios! Se somos pobres e mendigos, fujamos do mundo e corramos para Deus que é riqueza infinita… abandonemos o que passa e nos agarremos no Eterno… viremos as costas para a falsidade e sigamos com alegria a verdade…

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 16 de junho de 2011

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Santo Agostinho, Comentário aos Salmos, Salmo 40

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O Senhor cuida de mim”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0344.htm