“VEM!”

(Ap 22, 17)

 

“O Espírito e a Esposa dizem: ‘Vem!’’’

 

O Apocalipse finaliza com chave de ouro num diálogo amoroso impressionante entre a Esposa, que é a Igreja, animada pelo Espírito Santo, e o seu Esposo no céu. É um diálogo que deve ser vivido pelas pessoas desejosas do encontro com Cristo, um encontro que já podemos começar a saborear na Eucaristia.

A Esposa é a Igreja que, em resposta à promessa de Cristo (Ap 22, 12), deseja ardentemente e suplica a vinda do Senhor. A Igreja reza movida pelo Espírito Santo, de tal forma que as vozes de ambos se fundem num mesmo apelo. Convida-se cada cristão a unir-se a essa mesma oração, e a encontrar na Igreja o dom do Espírito, simbolizado na água da vida (Ap 21, 6), que faz saborear antecipadamente os bens do Reino.

A Igreja deseja fervorosamente a vinda do seu Esposo para livrá-la dos seus opressores. São dois que pedem ardentemente a Jesus Cristo que venha: o Espírito e a Esposa. O espírito é o Espírito de Deus enviado a terra, que atua na comunidade dos fiéis; é o espírito dos profetas que fala por João (Ap 19, 10; 22, 6). A esposa ou recém desposada, é a Igreja como um todo. A alma da Igreja primitiva acata os planos providenciais de Deus. Serão os sentimentos de sempre na Igreja única e eterna, como a esposa.

O Espírito Santo que habita na Igreja e que no coração dos fiéis reza com gemidos inefáveis (Rm 8, 26), dirige de contínuo a Jesus Cristo a súplica do Pai Nosso: venha o teu reino. É o Espírito divino o que age no coração da Esposa, isto é, no coração da Igreja, enquanto vive e luta na terra, e a faz pedir ao Senhor, seu Esposo, que acelere sua vinda para livrá-la das tribulações. A Igreja deseja ardentemente sua vinda para libertá-la da perseguição.

Vem! Esta súplica que dirigem a Jesus Cristo é o Marana tha, Senhor, vem, fórmula aramaica que se repetia durante as reuniões litúrgicas: “Se alguém não ama o Senhor, seja anátema! ‘Marana tha’” (1 Cor 16, 22).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 06 de setembro de 2013

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Geraldo Morujão, Apocalipse

Edições Theologica

Pe. Nicolau Miguel, La Sagrada Escritura

Pe. Jose Salguero, Biblia comentada

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Vem!”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0413.htm