NÃO EXTINGAIS O ESPÍRITO SANTO

(1 Ts 5, 19)

 

“Não extingais o Espírito”.

 

Ninguém deve APAGAR as graças e carismas que o Espírito Santo concede àqueles que quer (cfr 1 Cor, capítulos 13 e 14).

Nesse trecho aconselha o uso correto dos carismas. O Espírito é o Espírito Santo como princípio dos carismas, dos que trata principalmente em 1 Cor, nos capítulos 13 e 14. Assim afirmam Teofilacto e outros. São João Crisóstomo o refere à graça santificante. Todos possuem o Espírito, porém o mesmo não realiza em todos da mesma maneira.

“Não extingais...” Significa: não apagueis. O Espírito é FOGO e CHAMA. Extinguir o Espírito Santo é impedir aos que possuem carismas, a livre manifestação do que lhes inspira. Em At 7, 51 se fala da resistência ao Espírito Santo. Esta frase é geral e se refere a qualquer manifestação do Espírito, não precisamente à profecia ou dom de línguas.

 

QUE PROFANAÇÃO DIABÓLICA!

 

Durante a última perseguição aos católicos na Armênia, uma companhia de soldados turcos chegou à igrejinha de uma aldeia abandonada. Com golpes de machado demoliram as portas e ali entraram urrando com ódio no coração.

Vagava ainda pela nave o perfume do incenso e parecia que ali como que ressoava o eco da última oração; um velho e um menino rezavam. E por que também eles não haviam fugido?

Foram escoltados, e, quando tentavam fugir, foram cruelmente assassinados à porta do templo. Todas as cruzes foram quebradas... todas as imagens foram profanadas: o altar foi desmantelado, e nos degraus de mármore aqueles ímpios inimigos sentaram-se para acampar. Que profanação diabólica!

Não menos trágica, porém, é a profanação que EXPULSA o ESPÍRITO SANTO, não de um templo inanimado, não de uma igreja feita de pedra e cal, mas de um TEMPLO VIVO: da própria ALMA!  Toda vez que se comete um PECADO MORTAL, abafa-se o FOGO do Espírito Santo que está dentro de nós. Onde há o espírito do mundo e do demônio, não pode estar o Espírito de consolação e da verdade. Sobretudo, onde há o espírito imundo da sensualidade, aí não pode habitar o Espírito de Deus. Não abafemos em nós o Espírito Santo... nem o abafemos nos outros com os nossos escândalos!

 

Oração

 

Ó Espírito Santo, alma de minha alma, eu vos adoro. Iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, consolai-me, ensinai-me o que devo fazer e dai-me vossas ordens. Prometo-vos submeter-me a tudo o que desejardes de mim, e aceitar tudo o que permitirdes que me suceda.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 14 de junho de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Edições Theologica

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

Teofilacto, Escritos

São João Crisóstomo, Escritos

Cardeal Mercier, Escritos

Pe. João Colombo, Pensamentos sobre os Evangelhos e sobre as festas do Senhor e dos Santos

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Não extingais o Espírito Santo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0447.htm