NÃO RESISTAIS AO ESPÍRITO SANTO

(At 7, 51)

 

“Homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo! Como foram vossos pais, assim também vós!”

 

“... de dura cerviz”. Frase bíblica para significar a REBELDIA à VOZ de Deus (cf. Ex 33, 3; 34, 9; Dt 9, 6).

“... incircuncisos de coração”. Que NÃO QUER COMPREENDER; INCAPAZ de ENTENDER. O coração equivale à mente ou entendimento (cf. Lv 26, 41; Jr 9, 25; Ez 44, 7; Rm 2, 29).

“... os ouvidos” incircuncisos são os que se FECHAM à VERDADE (cf. Dt 10, 16).

“... resistis ao Espírito Santo”. A RESISTÊNCIA ao Espírito Santo nos antigos israelitas consistiu na resistência a Moisés (Nm 27, 14; Is 63, 10) e aos profetas em geral, por meio dos quais falava.

 

O ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ EM NÓS COMO COISA MORTA, PORÉM VIVA

 

O Espírito Santo não está em nós como coisa morta, porém viva. E faz-se sentir de dois modos: impelindo-nos ao BEM ou repelindo-nos do MAL.

a) Impelindo-nos ao BEM. O diácono Filipe caminhava pela estrada que de Jerusalém desce a Gaza. E eis que uma nuvem de pó se levanta ao longe, e ao seu ouvido chega o ruído de um carro que se aproximava. Então o Espírito lhe disse: “Filipe, alonga o passo e chega depressa àquele carro”. O diácono não resistiu, mas logo obedeceu. E achou ali nada menos do que um ministro de Candace, rainha dos Etíopes, o qual precisava de alguém que lhe ensinasse a verdadeira religião. Filipe converteu-o, e, parando o carro perto de uma fonte, batizou-o (At 8, 26ss).

Quantas vezes o hóspede das nossas almas nos convida docemente a fazermos o bem, e os seus esforços ficam vãos porque nós lhe resistimos! Quantas vezes Ele nos tem dito, como a Filipe na estrada de Gaza cheia de sol: “Aproxima-te daquela família, ajuda-a no que puderes, dize-lhe uma boa palavra sobre a religião e de esperança”; e nós, ao invés, sacudimos os ombros.

Há um homem que te ofendeu e a quem tens ódio. Aproxima-te dele, concede-lhe o perdão e esquece o passado.

Há talvez uma pessoa afastada de Deus ou que vive escandalosamente: vós a conheceis, podeis com a vossa amizade dar-lhe um conselho, arrancá-la da trilha infernal. Não resistais ao Espírito Santo. Não resistais tão pouco, quando Ele vos sugere rezardes mais, mortificar-vos mais e vos tornardes santos.

b) Nem tão pouco quando Ele vos repele do MAL. Um duque de Milão, Ludovico, o Mouro, por traição caiu em mão dos Franceses, a 10 de abril de 1500, definhou por dez anos numa escura masmorra do castelo de Loches, onde na parede deixou escritas com a  ponta de um prego estas palavras: “Aquele que não está contente”.

Muitos católicos, se quiserem ser sinceros, no término do  seu dia, poderiam repetir essas desconsoladas palavras: “Eu sou aquele que não está contente”. Mas quem é que lhes infunde no coração este tédio da melancolia? É o Espírito Santo. E, por quê? Para os repelir do mal em que vivem.

Ele veio à terra como FOGO DEVORADOR, e que outra coisa quer senão ABRASAR? Não lhe RESISTAIS mais! Que também o vosso coração seja abrasado por esse FOGO descido do céu! Uma vez DESGOSTADO o Espírito Santo, todos os prazeres do mundo e do pecado tornam-se insípidos (sem sabor) (São Gregório Magno).

 

Oração

 

Ó divino Espírito Santo, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação de nossas almas, nós vos adoramos como o princípio e a fonte da nossa felicidade eterna. Muitas graças vos damos soberano dispensador dos benefícios que do céu recebemos, e vos invocamos como a fonte das luzes e da fortaleza que nos são necessárias para conhecermos o bem e podermos praticá-lo. Ó Espírito de luz e fortaleza, iluminai o nosso entendimento, fortalecei a nossa vontade, purificai o nosso coração, regulai todos os nossos movimentos e fazei-nos dóceis a todas as vossas inspirações. Ó Espírito consolador, aliviai as penas e os trabalhos que nos afligem neste vale de lágrimas. Dai-nos conformidade e paciência para que mereçamos fazer neste mundo penitência dos nossos pecados e gozar na outra vida a luz da eterna bem-aventurança. Amém.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 15 de junho de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

São Gregório Magno, Escritos

Pe. Lorenzo Turrado, Bíblia comentada

Pe. João Colombo, Pensamentos sobre os Evangelhos e sobre as festas do Senhor e dos Santos

Monsenhor Leovigildo Franca, Manual da paróquia, ano de 1959

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Não resistais ao Espírito Santo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0449.htm