O ESPÍRITO SANTO ILUMINA O MUNDO

(Ef 5, 8)

 

“Outrora éreis treva, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz”.

 

Justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus (1 Cor 6, 11), santificados... chamados a ser santos, os cristãos se tornaram TEMPLO do ESPÍRITO SANTO (1 Cor 6, 19). Esse Espírito do Filho os ensina a orar ao Pai e, tendo-se tornado vida deles, os faz agir para chegarem a si os frutos do Espírito pela caridade operante. Curando as feridas do pecado, o ESPÍRITO SANTO nos renova pela transformação espiritual de nossa mente, ele nos ILUMINA e FORTIFICA para vivermos como filhos da luz (Ef 5, 8), na bondade, justiça e verdade em todas as coisas (Ef 5, 9) (cfr Catecismo da Igreja Católica, n.º 1698).

 

QUE ESPETÁCULO MARAVILHOSO!

 

Que espetáculo maravilhoso, do dia de Pentecostes em Jerusalém, após a Ascensão do Senhor!

“Permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto” (Lc 24, 49), – exortara-os o Senhor. E quando se celebrava a recordação daquele grande dia em que Deus fundou no Sinai a Igreja do Antigo Testamento, eis que se reproduziram os fenômenos maravilhosos daquele dia: o bramido e tremor de terra, o fogo e a palavra de Deus. Que significa que o ESPÍRITO SANTO desceu como FOGO? Significa que o ESPÍRITO SANTO exerce sobre as almas um efeito semelhante ao fogo no mundo físico.

Consideremos estas semelhanças. O FOGO ILUMINA. Como seria infinitamente triste a terra sem LUZ! Imaginai que fosse sempre NOITE. Tudo em torno escuro. Não se podia ver nada. Seríamos como um cego a quem falta a luz dos olhos, se nos faltasse a luz. Que aproveitam os olhos sem a luz? Há regiões na terá em que a noite dura metade do ano. Como tudo o que vive saúda aí alegremente o sol que volta. Mas não há região alguma, em toda a terra, em que seja sempre noite durante o ano inteiro. A noite espiritual, porém, pesou sobre a humanidade, não só durante um ano, mas durante séculos, milhares de ano!

O globo terrestre inteiro, não somente o Pólo Norte ou Sul, mas toda a terra. E que noite! Ilusão, erro, horrível idolatria e vício infernal! É quase inconcebível como os homens puderam cair tão profundamente.  Basta pensarmos nos horríveis sacrifícios humanos, para, sem querer, ficarmos apavorados. Só se pode isso explicar pela influência das potências infernais. Não é em vão que o Salvador chama o Demônio o “príncipe do mundo”. E o Apóstolo diz expressamente: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam aos demônios e não a Deus” (1 Cor 10, 20). O Demônio é o espírito das trevas, do ódio, da luxúria e do pecado. E o seu reino deve ser assim. Era noite na terra. Mas a recordação da bela luz que outrora iluminara os homens não se havia apagado. E todos os que ainda tinham nobres sentimentos aspiravam à luz.

E os Profetas consolavam o povo que jazia nas trevas e nas sombras da morte, apontando para a luz que um dia devia raiar: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, uma luz raiou para os que habitavam uma terra sombria como a da morte” (Is 9, 1). Esta luz muito prometida e longamente esperada veio afinal. O FOGO sobre a cabeça dos Apóstolos é um símbolo disso.

Fez-se luz primeiramente nos corações dos Apóstolos. O plano de salvação de Deus tornou-se claro. A ação do Redentor, a sua divindade e a obra da salvação já não lhes era mais um enigma. Com que franqueza, clareza e decisão São Pedro anunciou a doutrina cristã!

Quando nos lembramos que Nosso Senhor, até a morte, teve que lutar com a “lenta compreensão” dos Apóstolos, com os seus preconceitos judeus, com seus desígnios terrenos, podemos exclamar apenas, no dia de hoje: “É obra de Deus!” Ele bradou, no princípio do mundo: “Faça-se a luz!” Assim também bradou no dia de Pentecostes. E fez-se a luz. E os Apóstolos tornaram-se ao mesmo tempo portadores da luz. De Jerusalém irradiou-se a luz pela terra, para Oeste, para a Europa, para Roma, por sobre o Oceano e para o Novo Mundo. E continua ainda o seu curso através do mundo. Queira Deus que afinal por toda a terra raie a festa de Pentecostes e fulgure a luz do ESPÍRITO SANTO!

Também em vossos corações só o ESPÍRITO SANTO pode trazer a LUZ. Quando o erro, o espírito do mundo e o pecado aí se estabelecerem... implorai do íntimo do coração ao ESPÍRITO SANTO que vos ilumine, como iluminou os Apóstolos; que também em vós Ele afugente a ilusão e a idolatria; a ilusão de que possa haver felicidade sem paz e paz sem Deus; a idolatria de considerar as coisas terrenas: o dinheiro e as propriedades, a alegria e os prazeres – como supremo bem e adorá-los como a Deus. Sim, vinde ESPÍRITO SANTO também em nossos corações, iluminai-os, adornai-os com vossa graça celeste e elevai-os a vosso amor celestial!

 

Oração

 

Espírito Santo, fazei que a minha alma seja para sempre vossa morada e o meu corpo vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra para que eu mereça ver-vos eternamente no reino da glória. Amém.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 29 de junho de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Catecismo da Igreja Católica, n.º 1698

Pe. João Batista Lehmann, Euntes... Praedicate!

Frei Ambrósio Johanning, Alimento da alma devota, ano de 1910

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O Espírito Santo ilumina o mundo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0461.htm