PAZ: FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

(Cl 3, 15)

 

“Que a paz de Cristo reine nos vossos corações”.

 

“A paz de Cristo” é a que procede da nova ordem da graça instaurada por Jesus Cristo. Por ela, o homem tem acesso direto à intimidade divina e, por conseguinte, à PAZ que tanto anela: “Criaste-nos, Senhor, para vós, e o nosso coração está inquieto até que descanse em vós” (Santo Agostinho). Essa PAZ não pode, portanto, dá-la o mundo (Jo 14, 27), já que não depende nem do progresso nem do bem-estar puramente material, nem sequer da ordem ou harmonia que pode reinar entre os povos.

A PAZ de Cristo é, pois, a PAZ por nos sabermos amados pelo nosso Pai Deus, incorporados em Cristo, protegidos pela Virgem Santa Maria, amparados por São José. Essa é a grande luz que ilumina as nossas vidas e que, ante as dificuldades e misérias pessoais, nos impele a prosseguir animosamente para diante.

 

PAZ

 

Na Carta de São Paulo aos Gálatas diz: “Mas o fruto do Espírito é paz...” (Gl 5, 22).

O AMOR e a ALEGRIA, que são os primeiros frutos do ESPÍRITO SANTO, têm como efeito cumular a alma de uma PAZ indescritível e inabalável, que constitui o terceiro dos frutos do ESPÍRITO SANTO mencionados por São Paulo na Carta aos Gálatas. Esta é a PAZ que o Apóstolo tão ardentemente deseja aos primeiros cristãos: Que a paz de Cristo reine nos vossos corações; escreve, por exemplo, aos Colossenses (3, 15).

Vejamos qual é a natureza desta PAZ e qual a sua importância, bem como quais os meios de que dispomos para encontrá-la e mantê-la nas nossas almas.

Quem diz PAZ, diz tranquilidade. Mas não devemos concluir daí que toda a tranquilidade constitua a verdadeira PAZ. Com efeito, há uma falsa segurança, uma tranquilidade enganosa, que só tem as aparências de PAZ. É a falsa paz de que falam as Escrituras, a paz dos pecadores empedernidos que já não sentem a mordedura dos remorsos (Sl 72, 3), e que exclamam “Paz, paz!”, quando não há paz (Jr 6, 14).

Essa PAZ encobre com frequência uma multidão de misérias: a tantos e tão grandes males dão eles o nome de “paz” (Sb 14, 22). Assemelha-se a essa sensação de bem-estar que os moribundos experimentam às vezes, e que lhes confere a impressão de estarem a caminho da cura, quando na verdade essa melhora aparente não é senão o começo da morte, um efeito da insensibilidade que pouco a pouco se vai apoderando do organismo inteiro. Que Deus nos livre de semelhante PAZ, que talvez deixasse o nosso amor-próprio bem a seu gosto, mas que é tão perigosa para as nossas almas! “Não há maior miséria” — escreve o Venerável Libermann “do que ser miserável e nem sequer o suspeitar”.

Essa falsa PAZ é a da desordem, como a que reina numa família em que os pais cedem a todos os caprichos do filho com o mentiroso pretexto de que assim poderão “ter um pouco de paz”. E como se numa cidade, sob o pretexto de não contrariar ninguém, se deixasse os ladrões e os assassinos cometerem livremente as suas malfeitorias. A tantos e tão grandes males dão eles o nome de “paz”. É a isso que o homem mundano chama “paz”. E era a essa falsa PAZ do mundo que se referia Jesus: Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada (Mt 10, 34).

A verdadeira PAZ, pelo contrário, consiste na “tranquilidade da ordem”, como acertadamente a definiu Santo Agostinho. É como o bem-estar que resulta de um organismo em perfeita saúde, ou como a tranquilidade que reina numa família em que os filhos obedecem aos pais em tudo o que é justo, e esses pais, por sua vez, se portam de forma exemplar em tudo.

A PAZ autêntica tem dois pressupostos: um elemento negativo, a ausência de agitação, que é precisamente o oposto da PAZ; e um elemento positivo, o descanso da vontade na posse estável do bem desejado. Ora, esse é precisamente o estado em que se encontra a alma inteiramente entregue à ação do ESPÍRITO SANTO.

Com efeito, que pode ainda perturbar essa alma?

A doença, as fraquezas?... Mas se ela sabe perfeitamente que essas coisas são permitidas pelo seu Pai celeste e para seu bem!

A morte, então?... Como poderia, se à semelhança de Santa Teresa do Menino Jesus, ela a espera com amor e descobre dentro de si que não lhe falta coragem para aceitá-la?

Serão as humilhações exteriores?... É verdade que a alma não pode deixar de senti-las vivamente, mas não ignora que são as graças mais preciosas que o Salvador concede às almas que lhe são queridas. Por isso, apesar da dor que experimenta, transborda de alegria na vontade, tal como o Apóstolo Paulo (2 Cor 7, 4), sobretudo, se essas humilhações recaem sobre ela por causa da sua fidelidade a Cristo. Recorda-se então das palavras do Salvador: Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem e com mentira disserem contra vós todo o gênero de mal por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa, pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós (Mt 5, 11-12).

Será enfim a secura na oração, a aridez de sentimentos e as distrações e tentações de todo o tipo que lhe assaltam a vida interior? Não, porque essa alma, sob o influxo do dom de Ciência, compreendeu com São João da Cruz que, para ela, o sofrimento é preferível às consolações, a amargura ao prazer, a privação de todos os bens à sua posse, a sede e a desolação às suaves comunicações do Céu. Sabe que é nessas ocasiões que pode oferecer a Deus um amor purificado de toda a complacência em si mesma e, como Santa Teresa de Lisieux, mesmo no meio dos espinhos só quer cantar a Deus no seu coração. Como ela, quer encontrar a sua alegria no sofrimento, feliz por poder assim gerar muitas almas para a vida eterna (Gl 4, 19).

Essa alma não se preocupa sequer de saber se terá merecido essa secura e essa desolação pelas suas infidelidades. Quer apenas alegrar-se com o sofrimento, a fim de, com ele, reparar as suas negligências e de contribuir, em união com Cristo, para a maior glória do Pai e a salvação do mundo.

Não há, pois, absolutamente nada que possa perturbar uma alma abandonada à ação do ESPÍRITO SANTO. As provações podem talvez produzir nela uma certa agitação superficial, mas oferecem-lhe uma ocasião mais para humilhar-se e saborear a sua fragilidade; no íntimo, porém, desfruta de uma PAZ profunda que nada poderá alterar: a paz de Deus, que sobrepuja todo o entendimento (Fl 4, 7).

Essa alma tem consciência de estar na posse do único bem a que está apegada; sabe que possui a Deus; sabe-se amada por Ele “até à loucura”, apesar da sua miséria, e por sua vez também ama a Deus sem medida. De boa vontade, exclamaria com São Paulo: Quem nos arrebatará ao amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? [...] Mas se em todas essas coisas vencemos por Aquele que nos amou! Porque estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as virtudes, nem a altura, nem a profundeza, nem nenhuma outra criatura poderá arrancar-nos ao amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8, 35-39).

Como poderia esta alma não se sentir inundada de PAZ, quando se sabe inteiramente entregue Àquele que é o único centro de todas as coisas, e quando não tem senão um único receio, o de desgostar seja no que for um Pai tão bom? Encontra-se plenamente ordenada: como poderia não saborear a tranquilidade que é o resultado necessário da ordem, isto é, a verdadeira PAZ? Feliz, mil vezes feliz a alma que desfruta dessa PAZ interior, antegosto da PAZ do Céu, da PAZ eterna!

Esta é a PAZ que o Senhor desejava para os seus discípulos depois da Ressurreição: A paz esteja convosco (Jo 20, 19). Esta é a PAZ de Cristo — a paz vos deixo, a minha paz vos dou (Jo 14, 27) —, tão diferente da PAZ do mundo. Esta é a PAZ que as Sagradas Escrituras nos convidam tão insistentemente a buscar: Busca a paz e vai ao seu encalço (Sl 33, 15). É a PAZ que os anjos cantaram em Belém, a PAZ que os Apóstolos Pedro e Paulo insistem em desejar aos fiéis no começo das suas Epístolas: A graça e a paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco (Fl 1, 2).

A PAZ é a condição necessária para que a vida da graça chegue ao seu perfeito desenvolvimento em nós.

O demônio sabe-o muito bem. Por isso, procura de todas as maneiras semear a inquietação nas almas, particularmente nas que se dedicam de alguma forma a Deus. Essa é a meta imediata dos seus esforços. Uma alma intranquila tende a deixar-se tomar pela tristeza e a dobrar-se sobre si mesma, o que a impede de abrir-se ao sol do Amor divino e, em consequência, de dar glória a Deus como deveria.

A maneira de sair dessas situações, que se dão quando a alma não soube evitar as armadilhas do demônio, é abrir humildemente o coração ao confessor a fim de arrancar todas as ervas daninhas e espinhos que a emaranham por dentro, afogando o trigo bom das inspirações divinas e impedindo-a de produzir os frutos que dela espera o Vinhateiro divino. O remédio é tanto mais eficaz quanto mais desagrada ao demônio do orgulho, e assim encaminha a alma de maneira mais eficaz para deixar-se conduzir pelo Espírito divino.

Esta PAZ consolidar-se-á tanto mais em nós quanto mais nos aplicarmos a ser fiéis às menores inspirações da graça, preocupados unicamente com cumprir os desejos de Deus até nos mais ínfimos pormenores. Grande paz tem os que amam a vossa lei (Sl 118, 165), canta o Salmista. A paz é fruto da santidade e do amor filial: A obra da justiça é a paz (Is 32, 17), diz-nos o Profeta Isaías, e o Eclesiástico: O temor do Senhor [...] dá uma plenitude de paz (Eclo 1, 22). Feliz a alma fervorosa, a quem o próprio Deus promete: derramarei sobre ela como que um rio de paz (Is 66,12).

 

Oração

 

Espírito Santo, Deus de amor e de paz, que estais presente na minha alma, adoro-vos e suplico-vos que derrameis em mim a vossa paz, essa paz que o Senhor desejava com tanto amor para os seus Apóstolos logo depois da Ressurreição, essa paz que é condição de toda a vida de intimidade com Cristo e com o Pai, e que é ao mesmo tempo condição e coroamento da vossa ação santificadora nas almas. Suplico-vos, Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa Santíssima Esposa, Rainha da Paz, que me deis a humildade de coração e a perfeita fidelidade às vossas santas inspirações, a fim de que, depois de ter saboreado ainda neste mundo a vossa paz divina, possa eu gozá-la plenamente por meio de Vós no Céu, por toda a eternidade. Amém.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de agosto de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Venerável Libermann, Escritos

Alexis Riaud, A ação do Espírito Santo na alma

Santo Agostinho, Escritos

Santa Teresa do Menino Jesus, Escritos

São João da Cruz, Escritos

São Josemaría Escrivá, Cristo que passa,  22

Edições Theologica

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Paz: Fruto do Espírito Santo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0477.htm