O QUE É QUE O SENHOR TEU DEUS TE PEDE?

(Dt 10, 12)

 

“O que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma”.

 

“O que é que o Senhor teu Deus te pede? O que Deus PEDE está ao alcance do homem. Ele não pede o IMPOSSÍVEL. Deus não OBRIGA, mas respeita a liberdade do homem.

Feliz da pessoa que abre o coração para Deus... que atende o seu PEDIDO, que faz a sua VONTADE: “Toda a felicidade da alma consiste em conformar-se com esta adorabilíssima vontade, porque nela nosso coração encontra sua paz, nossa alma a sua alegria e seu repouso, uma vez que quem adere a Deus se faz um mesmo espírito com Ele... Fiquemos contentes e submissas a seu beneplácito, quando as nossas empresas não lograrem êxito e todos os nossos trabalhos se afigurarem inúteis, como quando tudo suceder de acordo com os nossos desejos, pois ele se compraz mais em nossa submissão e conformidade à sua santa vontade do que em tudo quanto pudermos fazer sem Ele” (Santa Margarida Maria Alacoque), e: “Em nossas ações e pensamentos, não tenhamos em vista a nossa satisfação, mas somente a vontade de Deus; por isso, não nos perturbemos quando não somos bem sucedidos em qualquer trabalho. E quando nos saímos bem, não procuremos os aplausos e os agradecimentos dos homens” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Deus não nos PEDE coisas estranhas e complicadas. O que Ele nos PEDE? “Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma”.

1. TEMER a DEUS: “Apenas que o temas...”

É muito bom contemplarmos a Deus com olhos de amor, confiança e terna reverência, mas é também muito bom nunca esquecer que Ele é o Juiz de justiça infinita, diante de quem um dia teremos que responder pelas graças que nos concedeu. Esta lembrança nos dará um santo TEMOR de ofendê-lO pelo pecado.

2. TRILHAR o CAMINHO da SANTIDADE: “... andes em seus caminhos...”

Quais são os CAMINHOS de Deus? O salmista Davi diz: “Sou um peregrino na terra: não me ocultes teus mandamentos!” (Sl 118, 19), e Santo Afonso Maria de Ligório comenta: “Senhor, sou peregrino nesta terra: ensinai-me a observar vossos mandamentos que são o CAMINHO para alcançar minha pátria, o céu”.

Os CAMINHOS de Deus não são: bebedeiras, bailes, adultérios, orgulho gay, abortos, assassinatos, roubos, ódio, fornicação...

3. AMAR a DEUS: “... que ames ao Senhor teu Deus...”

À semelhança de Deus, deve ser a vida do cristão, essencialmente, amor: antes de tudo, amor para com Deus, Bem infinito: “Deus é amor! Que frase curta! Sim, a expressão é breve; é frase bem pequena! Mas quão grande peso tem! Deus é amor... quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” (Santo Agostinho).

Devemos AMAR a Deus... e não as coisas caducas e passageiras.

4. SERVIR a DEUS: “... que sirvas ao Senhor teu Deus...”

Não SERVIR o mundo e suas máximas; mas sim, SERVIR a Deus.

Está claro que devemos SERVIR ao SENHOR, a DEUS, ao CRIADOR... fomos criados para SERVIR a DEUS.

Não fomos criados para SERVIR o mundo, o demônio e a carne; mas sim, para SERVIR a Deus.

Infeliz da pessoa que despreza o CRIADOR para SERVIR as coisas passageiras, vazias e caducas desse mundo.

Como servir a Deus? 1. Desprezar os prazeres oferecidos pelo mundo e colocar a felicidade em trabalhar comente para o Criador. 2. Evitar todos os males. 3. Guardar com fidelidade seus mandamentos. 4. Fazer as ações de boa vontade. 5.  Fazer todas as coisas, leves e pesadas, com o único fim de servir a Deus. 6. Não buscar consolação em Deus. 7. Servi-lO segundo a perfeição evangélica. 8. Possuir a liberdade de espírito. 9. Bons costumes e virtudes. 10. Com verdadeira caridade.

5. DE todo o CORAÇÃO e ALMA: “... que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma”.

Não podemos reservar nada para nós nem colocar limites; mas devemos AMAR e SERVIR a Deus de todo o coração e alma.

Amamos a Deus de todo o coração quando lhe entregamos todo inteiro, sem o dividir com as criaturas. Deus, só, quer ser o objeto do nosso amor. Só Ele é o Senhor do nosso coração; a Ele pertence, pois, e nele deve reinar como em propriedade sua. Qualquer parcela de amor que dermos às criaturas, que não seja por amor de Deus, é um roubo que praticamos, é uma injustiça que lhe fazemos. Todas as perfeições que encontramos nas criaturas são revérberos da infinita beleza do Criador. A Ele, pois, devemos amar como centro de toda a perfeição e como oceano de toda a graça e formosura.

Amar a Deus com toda a alma é empregar todas as faculdades e potências em testemunhar que é Ele só o objeto do nosso amor; recordando com a memória os seus benefícios, aprofundando com o entendimento os seus divinos atributos, e vivendo unido a Ele pela vontade, pondo de parte todos os outros afetos que não encaminhem para o seu amor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 19 de janeiro de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Santa Margarida Maria Alacoque, Cartas 20 e 108

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo e Uma estrada de salvação

Pe. Leo J. Trese, A fé explicada

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Santo Agostinho, Escritos

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O que é que o Senhor teu Deus te pede?

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0487.htm