POR QUE ESTÁS IRRITADO?

(Gn 4, 1-16 )

 

1 O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’.  2 Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo. 3 Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; 4 Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. 5 Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. 6 Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? 7 Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ 8 Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou. 9 Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ 10  Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! 11 Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. 12 Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. 13 Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. 14 Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ 15  Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. 16 Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden”.

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Eva, mãe dos viventes.

 

Começa a cumprir-se o fato de que Eva será a mãe dos viventes. “O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’. Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo” (Gn 4, 1-2).

 

2.ª mensagem: Filho, dom de Deus.

 

Eva reconhece aqui que o filho é um dom de Deus. “O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’. Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo” (Gn 4, 1-2). Um ensinamento constante na Bíblia é que os filhos são um dom de Deus, e que é Deus quem aprova ou nega a fecundidade. Consciente desta verdade, a Igreja recorda aos esposos: “Os esposos sabem que no dever de transmitir e educar a vida humana – dever que deve ser considerado como a sua missão específica – eles são os cooperadores do amor de Deus criador e como que os seus intérpretes” (Concílio Vaticano II).

 

3.ª mensagem: O homem, Adão, conheceu Eva, e não outro homem.

 

Na linguagem bíblica, para designar a união sexual do homem e da mulher, se emprega o termo “conhecer”, no sentido de experimentar e gostar. “O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’. Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo” (Gn 4, 1-2). Está claro que um filho nasce da relação sexual de um homem com uma mulher. Homem com homem e mulher com mulher é uma aberração e não pode agradar a Deus. Os delitos que vão contra a natureza, como os dos sodomitas, devem ser condenados. Mesmo se todos os homens o cometessem, seriam envolvidos na mesma condenação divina: Deus, de fato, não criou os homens para que cometessem tais abusos de si mesmos. Quando, movidos por uma paixão pervertida, profanam a própria natureza que Deus criou, é a mesma união que deve existir entre Deus e nós que é violada (Santo Agostinho).

 

4.ª mensagem: Intervenção de Deus.

 

O nome de Caim encontra sua explicação no texto bíblico. Eva exclamou: “Adquiri um homem com a ajuda de Deus”, que em hebraico se diz qaniti. Desta forma se destaca a intervenção de Deus na geração do filho. “O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’. Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo” (Gn 4, 1-2).

 

5.ª mensagem: Desgraça do aborto.

 

Eva não cometeu o crime horrível e covarde do aborto... mas aceitou os filhos. “O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’. Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo” (Gn 4, 1-2). “... não matarás a criança mediante aborto, nem matarás o recém-nascido”(Didaquê, A Doutrina dos Apóstolos).

 

6.ª mensagem: Humanidade dividida.

 

A humanidade foi dividida em dois grandes grupos: “Um, o daqueles que vivem segundo o homem; e outro, o dos que vivem segundo Deus. Misticamente damos a estes dois grupos o nome de cidades, isto é, sociedade de homens (...) O primeiro filho dos dois primeiros pais do gênero humano foi Caim, que pertence à cidade do homens, e o segundo Abel, que faz parte da cidade de Deus” (Santo Agostinho). “O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’. Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo” (Gn 4, 1-2).

 

7.ª mensagem: Providência de Deus.

 

Sabemos que a agricultura não aparece na pré-história até os tempos do neolítico, pois nos tempos paleolíticos o homem vivia da caça. O hagiógrafo, ao apresentar os dois filhos de Adão como representantes da vida agrícola e da vida pastoril, parece que tem preferências por esta última, sem dúvida porque a vida nômade, por sua simplicidade, vive mais da providência divina. “O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem com a ajuda de Deus’. Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo” (Gn 4, 1-2).

 

8.ª mensagem: O melhor para Deus.

 

Abel apresentava as primícias e o melhor do seu rebanho para Deus. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). Na nossa vida, o melhor deve ser para Deus. Deve ser para Deus o melhor do nosso tempo, dos nossos bens e da nossa vida.

 

9.ª mensagem: Não oferecer restos para Deus.

 

O primeiro filho de Adão e Eva, Caim, não ofereceu para Deus o melhor do que colhia. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). Deus não precisa do homem, principalmente dos restos. Milhões de pessoas oferecem para Deus o que sobra do tempo, da saúde, dos bens materiais e até o “restinho” da vida. Gastam tudo o que possuem na juventude, em servir ao demônio, o mundo e a carne... depois, no final da vida, oferecem o resto para Deus, como se o Criador fosse um cesto de lixo repugnante.

 

10.ª mensagem: A oferenda de Abel agradou a Deus.

 

O que tornou mais grata a oferenda de Abel não foi a qualidade objetiva do que oferecia, mas a sua entrega e generosidade. Por isso Deus olhou com agrado para as vítimas por ele sacrificadas. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). Para Deus o melhor da nossa vida, do nosso trabalho, dos nossos talentos, dos nossos bens. Peçamos ao Senhor que haja muitas oferendas e sacrifícios como o de Abel... pessoas que se entreguem a Deus desde a sua juventude, corações que – em qualquer idade – saibam dar tudo o que lhes é pedido.

 

11.ª mensagem: Atos externos.

 

O homem não é só corpo nem só alma; está composto de ambos, e por isso necessita também de manifestar através de atos externos, sensíveis, a sua fé e o seu amor a Deus. Foi o que fez Abel. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). São Josemaría Escrivá ensina: “É preciso oferecer ao Senhor o sacrifício de Abel. Um sacrifício de carne jovem e formosa, o melhor do rebanho: de carne sadia e santa; de corações que só tenham um amor”.

 

12.ª mensagem: Os restos oferecidos por Caim não agradou a Deus.

 

Caim não fez a sua oferenda com reta intenção: “Uma vez que haja pureza do nosso coração, Deus receberá também nossas orações e nossas obras” (São Beda). “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). Devemos fazer tudo com reta intenção... agradar a Deus e somente Ele: “Quem prática uma ação só pela glória de Deus, não se perturba, mesmo que não seja bem sucedido. Tendo agido com reta intenção de agradar a Deus, já alcançou o fim que desejava” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

13.ª mensagem: Ira, inveja e tristeza de Caim.

 

O começo do pecado de Caim se manifesta em não aceitar a preferência divina por seu irmão menor, e deixar-se levar pela ira, inveja e tristeza: “Dela se afastou, em sua cólera, um injusto, arruinou-se em sua sanha fratricida” (Sb 10, 3). “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). O invejoso se irrita e fica triste diante do sucesso do próximo: “A inveja é uma tendência a entristecer-se do bem de outrem, como se fosse um golpe vibrado à nossa superioridade. Muitas vezes é acompanhado do desejo de ver o próximo privado do bem que nos faz sombra. Nasce, pois, do orgulho este vício, que não pode tolerar superiores nem rivais. Quando um está convencido da própria superioridade, entristece-se, ao ver que outros são tão bem ou melhor dotados que ele, ou que ao menos alcançam maiores triunfos. Objeto da inveja são, sobretudo, as qualidades brilhantes; contudo em homens sérios, também o podem ser as qualidades sólidas e até a virtude. Manifesta-se este defeito pela mágoa que um sente ao ouvir louvar os outros; e então procura-se atenuar esses elogios, criticando os que são louvados... Nos seus efeitos, é a inveja muitas vezes sobremaneira culpável: a) Excita sentimentos de ódio: corre-se risco de odiar aqueles de que se tem inveja ou ciúme, e, por consequência, de falar mal deles, de os desacreditar, caluniar ou de lhes desejar mal. b) Tende a semear divisões entre estranhos, mas até no seio das famílias (recorde-se a história de José), ou entre famílias aliadas; e estas divisões podem ir muito longe e criar inimizades e escândalos. É a inveja que por vezes divide os católicos de uma região, com grandíssimo detrimento do bem da Igreja. c) Impele à conquista imoderada das riquezas e das honras: para sobrepujar aqueles a quem tem inveja, entrega-se o invejoso a excessos de trabalho, a manobras mais ou menos leais, em que se encontra comprometida a honradez. d) Perturba a alma do invejoso: não há paz nem sossego, enquanto não se consegue eclipsar, dominar os próprios rivais; e, como é muito raro que se chegue a alcançá-los, vive-se em perpétuas angústias” (Adolfo Tanquerey).

 

14.ª mensagem: Mesquinhez.

 

O ato de doar sempre dilata o coração e o enobrece. Da mesquinhez acaba por sair uma alma invejosa, como a de Caim. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

15.ª mensagem: Irritação.

 

Caim, invejoso, não suportou ver a generosidade de Abel e ficou muito irritado. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

16.ª mensagem: Basta oferecer algo para Deus?

 

Está claro que Caim também ofereceu algo para Deus... mas ofereceu o pior. Não basta oferecer algo ao Criador! Oferecer o pior e o que está sobrando não pode agradar a Deus. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

17.ª mensagem: Não desprezar a advertência divina.

 

Caim foi advertido por Deus... mesmo assim, matou o seu irmão Abel. Milhares de pessoas desprezam os ensinamentos do Senhor e “mergulham” no mundo do crime. Deus não obriga ninguém a segui-lo... respeita a liberdade de cada um. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). Feliz da pessoa que obedece com fidelidade os conselhos do Senhor.

 

18.ª mensagem: Oferecer a oferta somente ao Deus verdadeiro.

 

Milhares de pessoas oferecem ofertas para o “deus” errado: mundo, demônio e a carne. Devemos imitar Abel... oferecer o melhor para o Único Deus verdadeiro: “Oferece-se bem o sacrifício, quando se oferece ao verdadeiro Deus, único a quem deve ser oferecido” (Santo Agostinho). “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

19.ª mensagem: Caim deveria imitar Abel, e não matá-lo.

 

Ao perceber haver-se Deus comprazido no sacrifício oferecido pelo irmão e não no seu, “Caim deveria, convertendo-se, imitar o bom irmão e não, ensoberbecendo-se, tornar-se seu rival” (Santo Agostinho). “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8). Edições Theologica  comenta: “Caim é o protótipo dos que pertencem ao Diabo; não só porque matou violentamente seu irmão, mas porque o ódio que se aninhava no seu coração o impedia de descobrir a bondade de Abel. Caim, pelas suas obras más, não suportava as boas obras do irmão. Também hoje pode dar-se esta atitude perante a conduta reta dos outros”.

 

20.ª mensagem: Caim, figura dos judeus.

 

Caim recebeu o mandamento divino de Deus, como prevaricador, e, prevalecendo nele a inveja, perfidamente matou o irmão: “Assim era o fundador da cidade terrena. Como este era figura dos judeus, que deram a morte a Cristo, pastor da grei humana, prefigurado em Abel, pastor de rebanho real” (Santo Agostinho). “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

21.ª mensagem: Querer que o outro desapareça.

 

Era enorme o ódio de Caim contra Abel. Ele é o tipo de homem que odeia a seu próximo, pois o ódio supõe que o outro não exista. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

22.ª mensagem: Não aceitar certos convites.

 

Caim, com o coração cheio de inveja e ódio, disse para o seu irmão Abel: Saiamos. Feliz da pessoa que age com prudência diante de certos convites: “Meu filho, se pecadores quiserem te seduzir, não consintas!” (Pr 1, 10). “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

23.ª mensagem: Deus ama Abel... Deus ama Caim.

 

O Senhor convida Caim a superar a tentação que invade o seu coração. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

24.ª mensagem: Abel, figura de Jesus Cristo.

 

Abel é figura de Jesus, o Justo, por excelência, morto pelos irmãos. Com esta diferença: o sangue de Abel clama do céu vingança contra Caim; o de Cristo, mais eloquente que o daquele (Hb 12, 24) clama sobre os seus, misericórdia e perdão. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

25.ª mensagem: Abel sofre inocentemente.

 

Caim é o protótipo do homem perverso e homicida; Abel, o do homem justo que sofre sem culpa a morte violenta. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

26.ª mensagem: Sangue de Abel.

 

O sangue de Abel é figura do sacrifício da Missa. Nela o sacerdote pede que Deus aceite o Pão da Vida e o Cálice como se dignou de agradar com as oferendas de Abel. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou” (Gn 4, 3-8).

 

27.ª mensagem: Morte física ou espiritual.

 

Muitos poderão convidar-te para ir ao “campo”, isto é, para o mundo, uma festa, um baile, uma casa noturna... e ali, te matarem física ou espiritualmente. “Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Deus; Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus disse a Caim: ‘Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?’ Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: ‘Saiamos’. E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o  matou” (Gn 4, 3-8).

 

28.ª mensagem: Cuidar com zelo do próximo.

 

A pergunta que Deus fez a Caim... faz também para cada pessoa em relação ao seu próximo: Deus disse a Caim: Onde está teu irmão Abel? O Senhor quer que ajudemos o nosso próximo... quer que indiquemos para ele o caminho certo. Devemos saber se o nosso próximo está no caminho da luz ou das trevas... não podemos ficar indiferentes. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

29.ª mensagem: Falta de caridade para com o próximo.

 

Milhões de pessoas seguem o péssimo exemplo de Caim, isto é, não se preocupam em ajudar o próximo: Ele respondeu: Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão? Muitos se perdem por falta de ajuda... a frieza reina em muitos corações. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

30.ª mensagem: Homicídio voluntário: pecado que brada ao céu.

 

O infanticídio (assassinato de uma criança, particularmente de um recém-nascido), o fratricídio (assassinato de irmãos), o parricida e matricida (filho que mata pai ou mãe), e o assassinato do cônjuge são crimes particularmente graves, devido aos laços naturais que rompem. Preocupações de eugenismo (ciência que estuda as condições favoráveis à manutenção e preservação da qualidade da espécie humana) ou de higiene pública, não podem justificar nenhum assassinato, mesmo a mando dos poderes públicos.

É importante lembrar que a vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecido os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida. Desde o século I, a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. Este ensinamento não mudou. Continua invariável. O aborto direto, quer dizer, querido como um fim ou como um meio, é gravemente contrário à lei moral. A Igreja sanciona com uma pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana (Catecismo da Igreja Católica).

Deus disse: Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

31.ª mensagem: Deus não fica indiferente diante do assassinato.

 

Nosso Senhor disse para Caim: Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra.  É pecado grave matar o próximo: “Porque o que mata usurpa temerariamente o direito que só Deus tem sobre a vida do homem; porque destrói a segurança da sociedade humana, e porque tira ao próximo a vida, que é o maior bem natural que ele tem neste mundo” (São Pio X). “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

32.ª mensagem: A “sombra” de Abel persegue Caim.

 

Caim, o homicida, atormentado por sua própria consciência, se vê forçado a fugir daqueles lugares, que lhe recordam a seu irmão e o crime nele cometido. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

33.ª mensagem: A consciência o acusava.

 

Caim foge, perseguido pela “sombra” de sua vítima e a acusação de sua consciência, temendo que uma mão vingadora descarregue sobre a sua cabeça um golpe mortal. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

34.ª mensagem: Quem poderia pesar a mão sobre Caim?

 

De quem Caim poderia temer a vingança, se existia somente ele? O autor sagrado, ao descrever Caim errante, pensa na sorte do homicida de seu tempo que tem que andar errante fugindo de seu go’el, o vingador de sangue. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

35.ª mensagem: Maldito.

 

Segundo o texto bíblico, Caim será amaldiçoado e expulso da mesma terra que recebeu o sangue do inocente Abel. Terá que lutar contra ela, pois ela lhe negará seus frutos; é o castigo divino ao homicida. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

36.ª mensagem: Fugitivo.

 

Quem pratica a maldade nunca está tranquilo. Caim é condenado a andar como fugitivo pelo mundo, fugindo do vingador do seu irmão e dos lugares que recordam Abel. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

37.ª mensagem: Sinceridade.

 

Caim, terrível e frio criminoso, reconheceu o seu crime: Então Caim disse a Deus: Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Quando uma pessoa não reconhece os próprios erros é repugnante e revoltante. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

38.ª mensagem: Deus não quer a vingança.

 

Caim disse: mas o primeiro que me encontrar me matará! O Criador não quer que a vingança exerça cegamente. Por isso Ele disse: Quem matar Caim será vingado sete vezes. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

39.ª mensagem: Deus colocou um sinal sobre Caim.

 

São Jerônimo diz que esse sinal colocado por Deus sobre Caim é o tremor do seu corpo e a agitação da sua mente. Na realidade não sabemos em que consistiu. Porém, o que o autor sagrado quer destacar é a proteção de Deus sobre ele para que não se exerça a vingança, que poderia ser princípio de uma cadeia interminável de crimes. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

40.ª mensagem: Misericórdia e benevolência de Deus.

 

O autor sagrado destaca a misericórdia e a benevolência de Deus... não quer que Caim seja assassinado: Deus lhe respondeu: Quem matar Caim será vingado sete vezes. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Nosso Senhor não quer a morte do pecador; mas sim, a sua conversão. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim!  Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

41.ª mensagem: Coração “mole” de Deus.

 

Primeiro o horror de Deus pelo pecado, castigando o culpado, isto é, Caim... depois, usou de piedade e misericórdia. O Senhor quer a Salvação de todos. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim!  Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

42.ª mensagem: Nod: “Andar errante”.

 

Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden. Nod em hebraico significa “andar errante”. Quem vive no pecado afasta-se de Deus e anda por caminhos tortuosos... longe do caminho da salvação. “Deus disse a Caim: ‘Onde está teu irmão Abel?’ Ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?’ Deus disse: ‘Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim!  Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra’. Então Caim disse a Deus: ‘Minha culpa é muito pesada para suportá-la. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!’ Deus lhe respondeu: ‘Quem matar Caim será vingado sete vezes’. E Deus colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse.  Caim se retirou da presença de Deus e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden” (Gn 4, 9-16).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de setembro de 2017

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Alberto Colunga, Bíblia Comentada

EUNSA

Santo Agostinho, De civitate Dei

São Jerônimo, Escritos

Concílio Vaticano II, Gaudium et spes, 50

Pe. Francisco Fernández Carvajal, Falar com Deus

Didaquê, A Doutrina dos Apóstolos

São Beda, Hexaemeron

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo

Adolfo Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 846 e 849

Pontifício Instituto Bíblico de Roma

São Josemaría Escrivá, Forja, 43

Edições Theologica

São Pio X, Catecismo Maior, 412

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Por que estás irritado?”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0576.htm