...PERFUME PRECIOSO...

 

Mt 26, 6-13: “Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher trazendo um frasco de alabastro de perfume precioso e pôs-se a derramá-lo sobre a cabeça de Jesus, enquanto ele estava à mesa. Ao verem isso, os discípulos ficaram indignados e diziam: ‘A troco do que esse desperdício? Pois isso poderia ser vendido bem caro e distribuído aos pobres’. Mas Jesus, ao perceber essas palavras, disse-lhes: ‘Por que aborreceis a mulher? Ela, de fato, praticou uma boa ação para comigo. Na verdade, sempre tereis os pobres convosco, mas a mim nem sempre tereis. Derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para me sepultar. Em verdade vos digo que, onde quer que venha a ser proclamado o Evangelho, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória”.

 

I. O Bondoso Senhor entrou na casa de Simão, o leproso. Feliz de ti, Simão, que mesmo sendo leproso, recebestes a visita do Médico dos médicos, do Senhor que não despreza um coração que O acolhe com sinceridade.

Jesus Querido, somos também leprosos, cheios de defeitos e limitações.  Pedimos-vos, não olheis as nossas misérias, mas entre no nosso coração, nossa casa, e O trataremos com alegria, respeito e devoção.

Estando o Senhor da Vida em nossa casa, o que mais nos falta? Não há necessidade nem de olhar pela janela, isto é, de nos distrairmos, porque Tu nos satisfazes completamente.

Doce Amigo, Tu és o Médico que cura todas as nossas enfermidades.

 

II.  Aproximou uma mulher do Imaculado Cordeiro, que estava à mesa na casa de Simão. Ela não se intimidou com a presença do dono da casa nem com os discípulos.

Jesus Amor, quando se tratar de aproximar de Ti, que vençamos todas as barreiras e o respeito humano. Sendo Tu a Alegria Infinita da nossa alma imortal, que afastemos das criaturas que tentam nos impedir de aproximar de Ti.

Senhor, são milhões aqueles que deixam de aproximarem de Ti para se distraírem com as criaturas! Como são infelizes!  

 

III.   A mulher trazia um frasco de alabastro de perfume precioso para derramar sobre a cabeça de Cristo Jesus. Não era um simples perfume, mas era caro e precioso.

Manso Cordeiro, queremos também Lhe oferecer um precioso perfume: a nossa vida. Não queremos, sequer, ficar com uma gota dela, mas sim, consumi-la por Ti, porque somente Tu, ó Amor dos amores, a merece.

Derramaremos, a Seu serviço, a nossa saúde, nossa força, inteligência, coração... Tudo para Lhe agradar e agradecer, não queremos nada para nós.

Milhões são aqueles que derramam o precioso perfume da vida nas sarjetas e esgotos do mundo. Quanto desperdício! Apesar de nossas misérias e fraquezas, queremos consumir a nossa vida por Ti; o perfume precioso da nossa vida Lhe pertence.

Querido Amigo, Tu não destes a vida por nós? Esse é o mínimo que podemos fazer para pagar tanto amor: morrermos de amor por Ti! Que morte mais preciosa!

 

IV. A mulher derramou o precioso perfume sobre a cabeça adorável do Mestre. Quanto amor! Aquela Sagrada cabeça que seria em breve coroada e perfurada por agudos espinhos e espancada.

Jesus Querido, apesar de nossas limitações e ingratidões, queremos consolar-Te com orações e penitências; queremos derramar sobre Ti a oração reparadora, pedindo perdão dos nossos pecados e de toda a humanidade.

 

V. Ao verem a mulher derramar o perfume precioso sobre a cabeça do Senhor, os discípulos ficaram indignados e diziam: “A troco do que esse desperdício? Pois isso poderia ser vendido bem caro e distribuído aos pobres”.  

A mulher, convicta e cheia de amor pelo Senhor, não deu ouvido às  palavras dos discípulos, e continuou a derramar o precioso perfume. O Mestre gostou: “Por que aborreceis a mulher? Ela, de fato, praticou uma boa ação para comigo”.

Bondoso Senhor, hoje, são milhões aqueles que criticam o que é oferecido a Ti. Dizem que Deus não gosta de coisas belas e caras: “Ela, de fato, praticou uma boa ação para comigo”. Estão enganados!

Senhor, longe de nós achar um desperdício o que é oferecido a Ti, de bom coração e por amor.

Para Ti, Amado Amigo, é preciso oferecer a melhor igreja, o melhor cálice, a mais bela patena, a mais piedosa bandeja, os mais preciosos e caros paramentos... e não barracões, cestos, cuias, paninhos desbotados e amarrotados...

Senhor, como o homem mundano é egoísta e ingrato. O mesmo gasta bilhões com estádios de futebol, milhões com rodovias, carros importados, mansões... e acha tudo normal; e para o Senhor, diz que é desperdício.

 

VI. Nosso Senhor disse aos discípulos: “Na verdade, sempre tereis os pobres convosco, mas a mim nem sempre tereis”. E a mulher continuava a derramar o precioso perfume sobre a cabeça do Salvador.

Querido Senhor, ajudar os pobres não significa desprezar-Te. É preciso lembrar a todos que Tu és o nosso Deus e que merece todo o nosso amor.

Hoje, muitos se escondem por detrás de um falso amor aos pobres, somente para pisar em Ti e viver na burguesia; isso também no meio do clero.

É preciso sim, ajudar os pobres, contanto que o Senhor, Riqueza Infinita, esteja em primeiro lugar.

Manso Cordeiro, infeliz daquele que abandona a Ti para ficar a serviço somente do próximo. Não vejo verdadeira caridade nessa ação.

 

VII.  Essa mulher deixou marcas: Em verdade vos digo que, onde quer que venha a ser proclamado o Evangelho, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória”.

O bem que essa mulher fez jamais se apagará; será sempre lembrado.

Bom Mestre, ajude-nos a fazer sempre o bem, para deixarmos marcas aqui na terra, marcas profundas e luminosas.

Meu Amado Senhor, muitos deixam marcas negras e dolorosas, isto é, de crimes, violência, desonestidade... Pobres infelizes!

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 11 de fevereiro de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “...perfume precioso...”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_001.asp

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor