OS DOIS O INSULTAVAM

(Mt 27, 44)

 

“E até os ladrões, que foram crucificados junto com ele, o insultavam”.

 

Em São Mateus Mt 27, 44 e em São Marcos 15, 32 diz QUE OS DOIS QUE HAVIAM SIDO CRUCIFICADOS COM JESUS CRISTO O INSULTAVAM.

Em São Lucas 23, 39 diz que SOMENTE UM O INSULTAVA.

Então... como explicar essas passagens Bíblicas?

O Pe. Juan Leal explica: Pode ter sucedido que no início, efetivamente, os dois ladrões insultavam a Jesus Cristo; e que, o bom ladrão, iluminado pela graça e pela majestade, paciência e resignação daquele companheiro de suplício (Jesus Cristo), fizesse penitência e reconhecesse n’Ele o Messias, que podia fazer-lhe participar do seu reino na outra vida.

O Pe. Juan de Maldonado comenta: Muitos, pois, dos antigos e grandes autores pensaram que no início os dois ladrões insultavam a Jesus Cristo; porém, depois um deles, comovido pelas maravilhas que sucediam enquanto Jesus padecia e pela singular paciência e mansidão do Senhor, acreditou n’Ele; enquanto que o outro ladrão seguia blasfemando contra o Senhor e foi repreendido pelo bom ladrão (assim pensaram: Orígenes, Santo Atanásio, Santo Hilário, São João Crisóstomo, Teofilacto, Eutimio, Juvenco; coisa que o mesmo Santo Ambrósio, São Jerônimo e São Beda crêem provável). Porém, mais provável é a sentença de outros que pensam que só um ladrão era o blasfemo (assim pensaram: São Cipriano, São Cirilo de Jerusalém, Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Jerônimo, León e São Gregório).

Pois então! Como falam no plural São Mateus e São Marcos?São Jerônimo, Santo Agostinho e Santo Ambrósio dizem que por silepsis (figura retórica pela qual, referindo-nos a um só, usamos do plural).

 

ORAÇÃO: Meu Jesus desprezado, amor e alegria da minha vida. Com vosso exemplo, tornaste possível aos que vos amam, amar também os desprezos. De hoje em diante eu vos prometo sofrer, por vosso amor, todas as ofensas, já que por meu amor fostes tão injuriado pelos homens neste mundo. Dai-me forças para realizá-lo, fazei-me conhecer e praticar tudo o que desejais de mim. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 23 de fevereiro de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

Pe. Juan de Maldonado, Comentário de São Mateus

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Os dois o insultavam”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_012.htm