TRANSPASSOU-LHE O LADO

(Jo 19, 34)

 

“... mas um dos soldados transpassou-lhe o lado com a lança”.

 

Considera como um dos soldados ABRIU com uma lança o LADO de Jesus Cristo. É preciso saber que a causa desta lançada da parte do soldado, não foi outra coisa que CRUELDADE e FÚRIA, para ter certeza da morte de Jesus Cristo e fazer injúria ao corpo morto do Senhor, já que não lhe puderam quebrar as pernas, estando vivo. Porém, ainda que o corpo do Senhor recebesse a ferida, e por estar morto não sentisse dor, quem sentiu a dor grandemente na alma foi a Virgem Maria, pela grandeza do amor. E assim, Nossa Senhora, na lançada, padeceu e sentiu a dor que Jesus havia de sofrer, se estivesse vivo; e ofereceu a dor ao Pai Eterno pelo corpo místico do seu Filho que é a Igreja, e por todos e cada um dos que a ela pertence.

Pondera logo com atenção as causas porque Jesus Cristo não se contentou que suas costas fossem abertas pelos açoites, sua cabeça com espinhos, suas mãos e pés com cravos... mas quis também que o seu lado fosse aberto por uma lança com maior abertura que penetrasse até seu Coração; tudo isso permitiu em castigo dos pecados que todo o corpo místico da linhagem humana havia cometido com todos os membros e potências exteriores e interiores, e muito mais com o coração, de onde, como diz o Senhor, saem os pecados que mancham o homem e o condenam; e, para purificá-lo deste veneno, quis que o seu Coração fosse aberto, do qual procede a vida. Atrevemo-nos, com esses cruéis soldados, a ferir o Coração de Jesus com os nossos pecados?

Considera que por essa chaga do lado quis revelar nosso bom Jesus a infinita CARIDADE e AMOR que tinha por nós, e como tudo quanto havia feito e padecido por nós, havia sido por puro AMOR e com AMOR, podendo dizer com o Cântico dos Cânticos: Feriste meu coração,  esposa e irmã minha; feriste meu coração. Duas vezes o feriste: uma com a chaga do amor, quando te amei por minha bondade e misericórdia, pondo em você meus dons para que eles me inclinassem a te amar; e outra me feriste com o ferro de uma lança, pois por tua causa fui chagado, para que por essa segunda chaga conhecesse a primeira, e enxergasse o quanto te amei.

Pondera logo como quis também esse dulcíssimo Senhor que fossem abertos seus pés e mãos com os cravos, e o lado com a lança, para que os furos e aberturas dessa pedra viva fossem morada espiritual de todos os fiéis em qualquer estado e grau de virtude que estivessem. De modo que pecadores e principiantes, os que aproveitam e os perfeitos, com a meditação destas chagas, entrando com o espírito dentro delas, alcançassem seu desejado fim. Elas são lugares de refúgio para os pecadores rebeldes; são proteção para o povo fraco; são como que amparo para os que estão cansados do barulho do mundo e que desejam dialogar com Deus.

Dom Duarte Leopoldo escreve: Não disse o Evangelista, explica Santo Agostinho – feriu, mas abriu-lhe o lado, para indicar-nos que abria também a porta da vida, donde saíram os Sacramentos da Igreja, sem os quais não se pode entrar na verdadeira vida. Muitos autores, a crença popular, e, sobretudo, o martirológio romano, dão o nome de Longinos (Longuinho) ao soldado que para certificar-se da morte de Jesus, lhe abriu o lado com a lança. Este soldado fez o seu ofício com tanto vigor, que a lança, penetrando pelo lado direito, saiu pela axila do lado oposto. Da ferida correu, como atesta São João que o presenciou, sangue e água, e isto prova que o ferro alcançara o pericárdio, bastando só por si a produzir a morte. Sabe-se que, depois da morte, diz o Pe. Fouard, a fibrina, parte vermelha e pesada do sangue, separa-se da parte aquosa, chamada serum. Todavia, considera-se este sangue e esta água como um símbolo da água batismal e do sangue eucarístico, o que fez dizer os Santos Padres que a Igreja saiu do lado aberto de Jesus, como saiu Eva do lado de Adão.

Santo Afonso Maria de Ligório comenta: Vieram depois os soldados e quebraram as pernas dos dois ladrões. Chegando-se, porém, a Jesus e vendo que estava morto, abstiveram-se de fazer-lhe o mesmo, mas um deles com a lança abriu-lhe o peito. São Cipriano escreve que a lança atingiu diretamente o coração de Jesus Cristo. O mesmo foi revelado à Santa Brígida, e isso se deduz de ter saído juntamente com o sangue também água do lado do Senhor, pois a lança, para atingir o coração de Cristo, teve primeiro de romper o pericárdio, que envolve o coração todo. Santo Agostinho nota que São João escreveu abriu, porque então se abriu no coração do Senhor a porta da vida da qual brotaram os Sacramentos que dão entrada à vida eterna. Por isso é que se diz que o sangue e água saídos do lado de Jesus Cristo foram a figura dos Sacramentos, pois a água é o símbolo do batismo, o primeiro dos Sacramentos, e o sangue se encontra na Eucaristia, o maior dos sacramentos. São Bernardo diz que Jesus com essa chaga visível queria patentear a chaga invisível do amor, de que seu Coração estava ferido por nós: Por isso foi vulnerado para que, pela chaga visível, enxerguemos a chaga invisível do amor: a chaga carnal, portanto, demonstra a chaga espiritual. E conclui: Quem, pois, deixará de amar esse coração tão chagado? Santo Agostinho, falando da Eucaristia, diz que o Santo Sacrifício da missa não é hoje menos eficaz perante Deus que o sangue e água saídos então do lado ferido de Jesus Cristo.

O Pe. Luis de La Palma explica: Um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança, para ter certeza que estava morto. De igual modo, os nossos pecados atravessaram seu coração, quando estava vivo. Abrindo-lhe o lado, feriu seu coração, fonte da vida e da água eterna. A Igreja canta em seus hinos: doce madeiro, doces cravos que sustentaram tão preciosa carga. No entanto, a lança é chamada de ferro cruel. Ao abrir o seu lado, foi aberta a porta do amor, e o Senhor nos quer assim, com o seu Coração ferido. Santo Agostinho comenta que o evangelista não diz: feriram seu corpo, mas abriram, indicando que se abria a porta da vida, de onde jorram os Sacramentos da Igreja, sem os quais não se alcança a vida eterna. Eva tinha nascido do lado do homem velho, Adão. Quando foi aberto seu lado, Adão dormia; Eva foi chamada: mãe dos viventes. O novo Adão, Jesus, o homem novo; também dormia, mas o sono da morte; e de seu lado aberto fez nascer a Igreja viva, mãe dos santos, mãe de todos os viventes.

O Pe. Juan Leal ensina: São João Evangelista não determina qual lado foi aberto: esquerdo ou direito. Ele que presenciou tudo não diz se o Coração de Nosso Senhor foi atingido pela lança. Isso pode ter acontecido pela intenção do soldado, de assegurar a morte de Jesus Cristo. São João Crisóstomo diz que a lança entrou no lado direito de Jesus. O mesmo diz a versão etiópica.

 

ORAÇÃO: Ó meu Salvador! Pela abertura do vosso precioso lado, pedimos que perdoe os nossos muitos pecados que saem do nosso coração. Feche-o, Senhor, de tal maneira, que nunca saiam dele obras que manchem nossa alma, e abre-o somente para que dele procedam obras com que ganhe a Vida Eterna. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 16 de março de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Santo Afonso Maria de Ligório, A Paixão do Senhor

Pe. Luis de La Palma, A Paixão do Senhor

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Transpassou-lhe o lado”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_033.htm