TÚMULO NOVO

(Mt 27, 60)

 

“... e o pôs em seu túmulo novo, que talhara na rocha”.

 

Considera que, depois que a Virgem Santíssima recebeu em seus braços o corpo de nosso Senhor, deu-o para José de Arimatéria e Nicodemos para que fizessem o trabalho, ficando ela com a coroa de espinhos e com os cravos, como prendas e jóias preciosas.  Esses senhores pegaram o corpo e ungiram-lhe com mirra, gastando nele todas as cem libras, de modo que todo o corpo ficou encharcado nela, para significar que todo aquele Santíssimo corpo, desde que foi concebido até que expirou, viveu encharcado na mirra do trabalho e mortificações, para que todo o corpo místico de sua Igreja se ungisse com esta mirra, a qual preservava da corrupção da culpa ao que quisesse ungir-se com ela; e porque o número cem significa perfeição, por estas cem libras nos dá a entender que a nossa mortificação há de ser muito perfeita em todo gênero de virtude.  Feita a unção, envolveram o sagrado corpo em um LENÇOL LIMPO e NOVO, e a sagrada cabeça com um SUDÁRIO, segundo era costume; e tanto o LENÇOL como o SUDÁRIO e a mirra com que foi ungido, como também o sepulcro em que foi enterrado, tudo foi emprestado ou dado a Jesus Cristo como esmola. O Senhor quis assim, para dar-nos exemplo de amor à pobreza.

Considera que, logo que aqueles santos homens amortalharam o corpo de Jesus Cristo, é de acreditar que o colocaram numa padiola (maca, leito de emergência), como era costume levar os mortos para os sepulcros, e o grupo de mulheres piedosas iam chorando com a Mãe de Senhor, que chora como a viúva de Naim ao seu filho único, que havia morrido na flor da idade. Mas para essa Mãe, o Senhor não sai ao encontro, como aconteceu com a viúva de Naim para dizer-lhe: Não chores! Não veio tocar com sua onipotente mão a padiola e ordenar com a sua voz imperiosa que o morto que estava nela se levantasse, para entregá-lo à sua Mãe. Era necessário que esse divino Jonas entrasse no ventre da baleia e ficasse sepultado nele três dias, e que saísse vivo e glorioso. Pondera logo, como piamente pode-se acreditar, que os coros dos anjos se dividiram em duas partes: uma parte acompanhava a alma de Jesus Cristo, e a outra acompanhava ao divino corpo, unido com a divindade, para honrá-lo como convinha.

Perto do lugar onde Jesus Cristo fora crucificado havia um horto, e nele estava um SEPULCRO NOVO cavado numa pedra, onde nenhuma pessoa havia sido enterrada; ali puseram o corpo do Senhor, e José de Arimatéria pôs uma grande pedra à porta do sepulcro. Considera as qualidades do SEPULCRO que Jesus Cristo escolheu para si: A PRIMEIRA: Estava num HORTO; porque como o primeiro Adão pecou num horto, e ali incorreu na pena da morte, quis o segundo Adão chorar esse pecado em outro horto, e no outro ser sepultado para livrar o homem do pecado e da morte eterna. A SEGUNDA: era NOVO, porque sendo este Senhor o novo Adão e homem novo, não havia de escolher para seu corpo senão um SEPULCRO NOVO; assim como quando entrou no mundo escolheu para seu corpo o seio da Virgem Maria, que era como sepulcro, porém NOVO, onde ninguém havia sido colocado, porque sempre foi Virgem, horto fechado e morada só de Jesus Cristo, em quem não teve parte seu esposo São José. A TERCEIRA: Estava cavado numa pedra ou rocha, para significar que havia de ser sepultado nele a pedra vida, Jesus Cristo. Nesse sepulcro puseram aquele santíssimo corpo de Jesus Cristo... humilhando-se o que está sobre o céu, ao ser colocado debaixo da terra entre os mortos.

Dom Duarte Leopoldo escreve: Tudo na sepultura de Jesus Cristo é digno de um Deus. O lençol que o envolve é limpo e branco, o túmulo é novo, a pedra que lhe veda a entrada é grande, porque tudo em torno do corpo de um Deus deve respirar pureza, novidade e grandeza.

O Pe. Juan Leal ensina: O trabalho feito por José de Arimatéia para sepultar o corpo de Jesus foi entre as 15:00 e 18:00 h. O local onde fora colocado o corpo de Jesus Cristo devia ter aproximadamente uns 2, 07 metros de comprimento por 1, 93 de largura. O leito mortuário, ou banco de pedra onde fora depositado, 1, 89 de comprimento por 0, 93 de largura. Estas são as medidas do atual santo sepulcro que se venera em Jerusalém.

 

ORAÇÃO: Ó Virgem Santíssima! Que dor sentiu vosso Coração, vendo coberta a santa face que desejava contemplar mais que os anjos do céu! Ó face mais pura que o sol! Quem te cobriu com a nuvem dessa mortalha? Ó Adão celestial! Quem te vestiu com peles de animais mortos? Vossa caridade fez isso para livrar da morte ao Adão terreno, e para tirar a nuvem dos nossos pecados que nos impedem de ver vossa divina face. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 19 de março de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

I. Mehlmann, De sepulcro Domini quaestiones archaeologicae: VD 21 (1941) 257-281

I. Bauer, Novae in sepulturam Iesu inquisitiones: VD 31 (1953) 257-281

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Túmulo novo”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_037.htm