Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

SERMÃO

 

(Pregado na Capela de Nossa Senhora do Rosário, Vila Isaura, Jaraguá-GO, no encerramento da Santa Missão, no dia 08/12/1991, domingo, às 17:00 h., na celebração da Santa Missa)

 

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Prezados fiéis, no encerramento dessa Santa Missão, quero falar-lhes sobre a santidade.

 

1º  PONTO

 

O QUE É SER SANTO?

 

Hoje, infelizmente, nesse mundo tão voltado para o materialismo e para o paganismo, quase não se ouve mais falar em santidade; é um assunto de extrema necessidade e que caiu no esquecimento, também entre os pregadores da Palavra de Deus.

A maioria das pessoas sentem uma grande aversão à santidade, não gostam de ouvir falar sobre a mesma, e dizem com zombaria, que não nasceram  para isso.

Mesmo nesse mundo tão frio e indiferente, não podemos deixar de falar sobre a santidade; é justamente nas trevas que a luz deve brilhar com maior intensidade: “O cristão deve ser forte para empreender o caminho da santidade e para reempreendê-lo a cada uma das suas etapas, para perseverar sem amolecer, apesar de todos os obstáculos externos e internos que possam apresentar-se (Francisco Fernández-Carvajal, Falar com Deus, Volume 3, 32,II).

É importante pregar para todos, que é possível ser santo; e que o santo é aquele que:

Conserva na alma a graça santificante: “Deus nos fez para a visão beatífica, para essa união pessoal que é a essência da felicidade do céu. Para nos tornar capazes de vê-lo diretamente, dar-nos-á um poder sobrenatural, a que chamamos lumen gloriae. Esta luz de glória, no entanto, não poderá ser concedida senão à alma já unida a Deus pelo Dom prévio a que chamamos graça santificante. Se entrássemos na eternidade sem essa graça santificante, teríamos perdido Deus para sempre(Leo J. Trese, A Fé Explicada, Cap. IX).

Reza muito, e com atenção, devoção  e respeito: “...quem reza, certamente se salva e quem não reza, certamente será condenado. Todos os bem-aventurados, exceto as crianças, salvaram-se pela oração. Todos os condenados se perderam, porque não rezaram (Santo Afonso Maria de Ligório, A Oração, Cap. I, 28).

Vive a verdadeira caridade: “A caridade é a alma da santidade à qual todos são chamados (Catecismo da Igreja Católica, 826).

Carrega a cruz por amor a Deus: “O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças(Catecismo da Igreja Católica, 2015).

Ama a Deus de todo o coração: “Toda a santidade e toda a perfeição de uma pessoa consiste em amar a Jesus Cristo, nosso Deus, nosso maior bem, nosso Salvador (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do Amor a Jesus Cristo, Cap. I).

Santo é aquele que leva Deus e o Evangelho a sério, é aquele que imita o exemplo de Nosso Senhor e vive unido a Ele: “Tornai-vos, pois, imitadores de Deus, como filhos amados (Ef 5,1).

 

2° PONTO

 

DEUS ORDENA QUE SEJAMOS SANTOS

 

A santidade não é um privilégio para certas pessoas que vivem afastadas do mundo, ou somente para as almas consagradas; Deus chama todos à santidade: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos; consagrados ou leigos, etc.; e é importante lembrar, que somente os santos entrarão no céu: “Procura a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém  verá o Senhor (Hb 12,14).

Existem algumas passagens na Sagrada Escritura, que mostram abertamente Deus nos convidando à santidade:

Sede santos, porque eu o Senhor vosso Deus, sou santo(Lv 19,2).

Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito(Mt 5,48).

Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação(1 Ts 4,3).

Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade(1 Ts 4,7).

Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento(1 Pd 1,15).

Se é vontade de Deus que sejamos santos, porque então cruzarmos os braços e ficarmos esperando o amanhã? Precisamos agir com coragem e rapidez, eliminando da nossa vida tudo aquilo que desagrada ao Senhor.

 

3° PONTO

 

MEIOS PARA SE CHEGAR À SANTIDADE

 

Caríssimos fiéis, direi a vocês agora, os principais meios para se chegar à santidade, segundo Santo Afonso Maria de Ligório:

- Evitar todo o pecado deliberado, mesmo leve. Se tivermos a desgraça de cair em alguma falta, cuidado para não perturbarmos e impacientarmos. Devemos fazer com calma um ato de contrição e de amor a Jesus Cristo, prometer-lhe não mais ofendê-lo, e pedir-lhe a graça de lhe sermos fiéis.

- Desejar chegar à perfeição dos santos e sofrer tudo para agradar a Jesus Cristo; se não tivermos esse desejo, peçamos ao Senhor que no-lo conceda por sua bondade. Sem um verdadeiro desejo de nos santificarmos, não daremos jamais um Passo sequer rumo à santidade.

- Estar bem resolvido a atingir a perfeição. Sem essa firme resolução, age-se com fraqueza e não se tem a coragem de superar os obstáculos; ao contrário, com o auxílio divino que nunca falta, uma alma resoluta vence tudo.

- Fazer cada dia duas horas ou, ao menos, uma hora de oração mental, e nunca omiti-la sem verdadeira necessidade por qualquer aborrecimento, aridez ou agitação, em que nos encontremos.

- Comungar mais vezes na semana, de acordo com o diretor espiritual. O mesmo se diga das mortificações externas, com jejuns, etc. Fazendo alguém tais penitências sem a permissão do diretor espiritual, expor-se-ia a estragar a saúde ou a cair na vã glória. É, pois, necessário que cada um tenha seu diretor espiritual, a  fim de submeter-se e obedecer a ele.

- Rezar continuamente. Recomendar-nos a Jesus Cristo em todas as necessidades. Recorramos também à intercessão de nosso Anjo da Guarda, dos nossos santos padroeiros, e principalmente, da Santíssima Virgem por cujas mãos Deus nos dá todas as graças(A Prática do Amor a Jesus Cristo, Resumo das Virtudes).

Que Cristo Jesus nos conceda a graça de perseverarmos no caminho da santidade, porque, esse é o caminho seguro que nos conduzirá ao Céu.

 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “A santidade”.

www.filhosdapaixao.org.br/homilias_02.htm