Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

01

O melhor “sermão” para formar uma criança… é o “sermão” do bom exemplo. Vida, não palavras!

02

O exemplo é o melhor meio para educar uma criança e “acordar” um adulto que caminha no erro e na escuridão.

03

Aquele que perdeu a autoridade não tem mais luz para iluminar uma criança e guiá-la no caminho do céu.

04

A criança deve saber que existe dentro de casa uma autoridade enérgica, amorosa e atenciosa… uma autoridade que a sustenta e que a pune no momento certo.

05

A autoridade existe para formar, não para ditar normas… é preciso podar para que a criança dê frutos… e não cortá-la com o podão de uma autoridade áspera.

06

Para formar bem uma criança, é preciso “invadir” o terreno do seu coração.

07

O educador que dominar o coração da criança não terá problema para guiá-la pelo caminho do bem.

08

A luta para conquistar a glória eterna deve ser organizada, ferrenha, paciente e perseverante.

09

O primeiro degrau da “escada” para o céu chama-se querer.

10

Os apáticos se “alimentam” do pessimismo.

11

O verdadeiro batalhador sabe se “alimentar” dos fracassos para se fortalecer na luta pelo bem.

12

O mundo é um “oceano” de perversidade… e possui uma “doçura” que envenena as almas.

13

Existem pessoas estúpidas “trabalhando” para diferenciar o pecado mortal do pecado grave. Evitemos que “trabalhem” tanto, porque pecado mortal e pecado grave é a mesma “coisa”.

14

Batalhar, pelejar e lutar para “liberar” a Santíssima Eucaristia para uma pessoa que está em pecado mortal, é coisa de gente que se “alimenta” da fossa.

15

O Santíssimo Corpo do Senhor foi descido da cruz e depositado nos braços puríssimos de Maria Virgem… zelo e amor pelo Corpo de Deus… não teve contato com o chão.

16

A droga “eleva” a pessoa até às “nuvens”… e depois a deixa cair. Destruição total!

17

Para o homem “surdo”… às vezes Deus fala com a linguagem da dor.

18

O mundo rebelde terá que ouvir a voz do Criador… nem que seja através da linguagem catastrófica.

19

Aquele que “ama” a Deus somente por interesse, volta as costas para Ele no tempo da bonança.

20

O nosso Deus não é o Deus da guerra; mas sim, é o Deus da paz… Ele não faz maldade, mas a permite.

21

Deus é o Criador de cada alma e não tem culpa caso ela se perca eternamente… cada alma é culpada da sua perdição.

22

Deus criou para cada homem uma alma… e esse é livre para lançá-la nas chamas do inferno para sempre. “Triste” liberdade!

23

A liberdade é um dom precioso que Deus entregou ao homem… e ele pode tornar-se escravo do demônio usando mal esse dom.

24

O Deus justo nunca pode ser injusto com o homem… mesmo que o homem afirme isso nas horas difíceis.

25

Como é encantador adorar e servir ao Deus que está sempre certo… que não comete erros… perfeição infinita. Segurança total!

26

A melhor “régua” para medir a nossa distância do céu é a da cruz. Quando estamos na cruz com Cristo, então estamos próximos da Vida Eterna.

27

Muitos dizem que a vida é uma droga. Não! A vida é uma breve passagem que bem aproveitada nos “levará” ao céu… e mau aproveitada nos “mergulhará” no fogo do inferno.

28

A vida aqui na terra, para os amigos de Deus, é mais “morte” do que vida… porque é um mar de sofrimentos… são provações e mais provações (Jó 14, 1).

29

Devemos semear a boa semente num bom “terreno”… somente assim teremos um ótimo produto e uma grande colheita… o céu.

30

É impossível alguém “pescar” a verdadeira felicidade longe do “oceano” da dor.

31

Deus nos criou sem nos “consultar”, e não nos salvará sem a nossa “permissão”.

32

Esse mundo é um “circo”… e milhões de “palhaços” infernais desfilam diariamente no seu picadeiro.

33

Deus é justíssimo! Ele não comete injustiça nesse mundo nem no outro… o Senhor dá a cada um o que merecer: céu ou inferno (Rm 2, 6).

34

A cruz é o ouro… a prata… o diamante… o marfim… que nos “comprará” a eternidade feliz!

35

Os mundanos, inimigos de Deus, da santidade e do Evangelho, plantam nesse mundo… e colhem aqui e no inferno. Pobres “lavradores” das trevas!

36

Deus é um “médico” exigente! Colocou diante de nós uma sofisticada “farmácia”; mas não nos obriga a se aproximar dela.

37

O demônio “diz” mil nãos para a pessoa que decidiu conquistar o céu. Total “inconformidade!”

38

O mundo é um “travesseiro” duro e espinhoso… nele a alma jamais encontrará repouso.

39

Não amaldiçoemos a dor… não joguemos pedra na dor… ela acompanhou Jesus durante a sua vida aqui na terra… “perfurou” o Coração de Maria Santíssima… “esmagou” os corações dos santos: “… tudo foi feito segundo o amor de Deus, tudo foi graça, mesmo a dor” (Pe. Richard Gräf).

40

Deus quer a salvação de todos os homens, também daqueles que negam a sua existência e que perseguem terrivelmente quem o segue.

41

Deus é um Pai amoroso que não se esquece dos seus filhos… não deixa ninguém para trás… o amor do Senhor não se divide, é pleno.

42

Deus não muda a sua atitude para com um filho que muda radicalmente da luz para as trevas. O Senhor continua o mesmo!

43

Aquele que caminha na presença de Deus… sem recuar nem retroceder… que não se desanima diante dos fracassos e dos obstáculos… é farol que ilumina os que vivem na escuridão.

44

Infeliz do católico que se revolta diante da dor… ela é nossa mestra e nos ensina, todos os dias, preciosas lições.

45

O lamentador é uma “lata” de manteiga que se derrete a cada passo.

46

Até os anjos tapam os “ouvidos” diante do lamuriento.

47

O lamentador renova a cada dia as suas feridas. Haja “cicatrizante!”

48

Aquele que mantém a calma e a paciência diante do lamuriento, já faz o seu “purgatório” aqui na terra.

49

Deus quer que sejamos católicos recuperadores e construtores… não lamentadores.

50

A lamúria é um “machado” que já destruiu muitos “edifícios” de convivência.

51

Os problemas existem para serem resolvidos… não para serem lamentados.

52

Aquele que se revolve com a lama do pecado, jamais sentirá a limpidez da água cristalina da graça.

53

Não lamente por ser pobre; mas sim, aproveite o tempo para conquistar alguns bens com honestidade.

54

Muitas pessoas querem subir na vida usando a “escada” do fracasso alheio.

55

Muitos lamentam o leite derramado, e acabam perdendo todo o rebanho.

56

Querem fazer “festa” com o Santíssimo Corpo do Imaculado Cordeiro Jesus Cristo… querem dar o Corpo do Cordeiro aos “bodes” que vivem no pecado mortal. Maior de todas as desgraças!

57

Aquele que despreza o Deus misericordioso nesse mundo… “encontrará” o Deus justiceiro na hora do julgamento (Eclo 5, 6-7).

58

É preciso “abraçar” a dor para viver como discípulo de Cristo que sofreu desde o ventre de Maria, mãe das dores.

59

Dizer ser devoto da Virgem Dolorosa e buscar uma vida de moleza e comodidade! Falsa devoção! Amor “contraditório!”

60

Milhões de católicos chegam ao fundo do “poço” porque não conseguem compreender a dor.

61

Milhões de pessoas conheceram a Jesus Cristo, Luz do mundo, na infância… e decidiram, desgraçadamente, servir a Satanás, rei das trevas, a partir da juventude. Tenebrosa escolha!

62

Devemos tomar muito cuidado, porque os cedros, angicos e aroeiras também caem… e o barulho é ensurdecedor. Fiquemos atentos! (1 Cor 10, 12).

63

Os mundanos disputam diariamente as “olimpíadas” da “ridicularidade”… estão sempre se superando. O capeta “agradece!”

64

Milhões de pessoas mergulham nas “ondas” furiosas do mundo e se afastam completamente da presença de Deus. Mergulho mortal! (1 Jo 2, 15).

65

O mundano que finge ser seguidor de Jesus merece o “diploma” de ridículo.

66

Os bens caducos e passageiros desse mundo tem o péssimo “costume” de engolirem as almas criadas para a Eternidade Feliz.

67

Os mundanos não suportam a doutrina de Cristo Jesus, porque escolheram o terreno e desprezaram o Eterno. “Minhocas” selvagens!

68

Não deixemos que a dor sufoque o amor que “acaricia” a nossa alma. A dor é forte… mas o amor a supera!

69

Quem comete pecado não deve culpar ao demônio… nem todos os demônios do inferno podem fazer alguém cometer pecado. A decisão é e será sempre da pessoa!

70

Não podemos deixar de seguir a Deus e de servi-lo com valentia, coragem e dedicação por causa dos ventos contrários (Sl 118, 157).

71

Não basta adorar ao Rei Jesus… mas é preciso amá-lo apaixonadamente e servi-lo até doer… até o sangue… até consumir-se totalmente por Ele. Entrega total!

72

Aquele que comete o pecado mortal perde a amizade de Deus… a graça santificante… mergulha na escuridão; mas conserva a fé.

73

Milhares de lares são “filiais” de Las Vegas: dinheiro, sexo e drogas. E Deus? Nem está na “lista!”

74

Até uma manhã ensolarada pode trazer escuridão… se a Luz Eterna estiver “distante” dos corações.

75

Quem morre em pecado mortal não pode morrer tranquilamente… porque o seu destino certo será o inferno.

76

Muitos casais trocam o “perfume” do amor pelo “vinagre” do desprezo. Frieza total!

77

O homem está se distanciando da Luz Eterna… está mergulhando na escuridão a cada dia… os maus homens fazem os maus tempos.

78

Para “reformar” o mundo é preciso que cada pessoa inicie pela “reforma” do seu coração… o mal está no coração do homem.

79

Dezenas de presidentes se reúnem na Sede da ONU para tentar “reformar” o mundo… mas nenhum deles fala em iniciar pelo seu país. Reuniões infrutíferas e estéreis!

80

Se cada país abrisse as portas para o Criador, o mundo seria um “oceano” de felicidade: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33, 12).

81

As decepções não “atropelam” as pessoas que se apoiam no Deus que tudo pode.

82

A decepção que sofremos com os amigos é um “choque” que nos acorda para o Verdadeiro Amigo, Jesus Cristo.

83

O mundo, inimigo de Deus, atrai os seus amigos somente para decepcioná-los.

84

O coração do mundano é uma “máquina” que multiplica as decepções.

85

Milhares de pessoas não conseguem se levantar após uma “tempestade” de decepções.

86

A decepção é uma surpresa… mas sempre desagradável.

87

Algumas pessoas “abandonam” a terra e “invadem” o “céu” em um segundo diante da decepção; isto é, mudam radicalmente e com violência. Só Deus!

88

A decepção é ótima “arma” que nos ajuda a desapegar de uma pessoa. “Navalha” afiada!

89

A decepção já “enviou” muitas pessoas para o cemitério. Fera ferida… ou melhor, fera decepcionada!

90

A decepção é um “punhal” que fere profundamente o coração do decepcionado.

91

A decepção ensina os amigos de Deus a andarem pelo caminho da prudência.

92

O demônio é um “boxeador” insistente que não desiste da luta mesmo depois de ser “nocauteado”.

93

O demônio ruge como um leão inimigo e devorador (1 Pd 5, 8)… ele não mia como se fosse um gatinho “amigo” e de estimação. Toda atenção é pouca!

94

Jesus Cristo é o Mestre dos católicos que abrem a “escola” do coração para a sua Santa Doutrina… sem murmurar… sem duvidar!

95

Os santos são formados na “escola” da dificuldade, provação e adversidade… e serão recompensados no céu com uma eternidade de “delícias”.

96

Os grandes homens são modelados na “máquina” da dificuldade. Colunas inquebrantáveis!

97

Aquele que passa pela “escola” da dificuldade torna-se uma coluna inflexível.

98

As adversidades são “amargas”, mas não são estéreis.

99

A falsidade é uma “doce” preparação para uma “amarga” traição.

100

Antes de trair, o coração frequenta a “escola” da falsidade. “Cursinho” rápido!

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

25 de julho de 2020

São Tiago, Apóstolo

 

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Sementeira XXXVI”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/livros_impressos/sementeira/sementeira_36.htm