Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

01

Aquele que vive na presença de Deus “morre” a cada instante, porque o Criador não aceita um coração apegado às coisas caducas desse mundo. Busquemos as coisas do alto!

02

Fomos criados pelo Senhor Deus para adorá-lo e amá-lo de todo o coração, não pela metade… não com meio coração, mas com generosidade. Tudo o que fazemos afora isso é vaidade e tempo perdido.

03

Chegará um dia em que não estaremos mais aqui nesse mundo… estaremos numa das duas eternidades: qual? Não sabemos! Tudo depende da nossa vida nesse mundo. Não “cochilemos!”

04

No caminho do fervor erguem-se muitos obstáculos… é preciso apoiar-se em Deus para não cair… para não desistir… para não tornar-se indiferente.

05

Aquele que entra pelo caminho do fervor necessita da Luz do alto para não tropeçar e desistir.

06

Um dos melhores remédios para conservar a graça santificante na alma é se esforçar todos os dias com garra, fé e firmeza para progredir no caminho da perfeição.

07

Para ser santo… para se salvar, basta morrer com a graça santificante na alma… mas é muito difícil conservá-la sem uma luta contínua contra o pecado.

08

Um dos melhores remédios para viver longe do pecado é buscar insistentemente a santidade de vida.

09

Somente aquele que abandona tudo pode se aproximar do Tudo, isto é, de Deus. O Senhor eterno não aceita um coração dividido com o que passa.

10

Nossa Senhora, Mãe zelosa e cheia de amor, não despreza os filhos que imitam com fidelidade as suas virtudes. “Escola” de perfeição!

11

Aquele que abandona o caminho do céu para seguir pelo caminho das trevas e da perdição… até o bem que foi realizado no passado será esquecido (Ez 18, 24).

12

Deus é Imutável! Nem uma “avalanche” de oração ou uma “correnteza” de penitência pode mudar o Deus Imutável. N’Ele nada se acrescenta… nada se subtrai… está tudo “definido”, sem mudança.

13

O homem muda continuamente… mas Deus é Imutável… é sempre o mesmo. O homem progride e regride… e Deus permanece eternamente… sem variação.

14

Os pecadores obstinados e rebeldes querem mudar a Deus… querem “transformá-lo” num boneco ou palhaço… mas o Senhor é Imutável… o que Ele “traçou” está “traçado”. Ele é Imutável e possui duas faces: misericórdia, prêmio… justiça, castigo.

15

O homem pode fazer progresso na perfeição, mas Deus não o pode; porque Ele já é perfeitíssimo e nada lhe pode ser acrescentado. É impossível “mudar” o Senhor!

16

É impossível mudar a vontade do Deus Imutável!

17

O verdadeiro amor sabe dizer não na hora certa; enquanto que o falso amor sempre diz sim… também para pecar.

18

O Criador não precisa de suas criaturas, mas as criou para mostrar a sua bondade. Agradeçamos a Ele com humildade!

19

Converter-se é mudar radicalmente das trevas para a luz… é retornar-se para Deus para não mais deixá-lo.

20

Quem crê em Jesus Cristo vai ao seu encontro, mesmo sabendo das altas muralhas existentes pelo caminho.

21

A Igreja Católica é mestra da verdade porque foi fundada pelo Deus Verdadeiro.

22

A Santa Igreja Católica ensina uma sabedoria que o mundo não pode ensinar… ela é a “boca” de Jesus Cristo.

23

Querer calar a Santa Igreja Católica é tentar calar a Cristo Jesus.

24

A Igreja Católica é uma luz inapagável que ilumina os nossos passos para a Vida Eterna.

25

Só existe um Deus… só há uma verdade… e uma Igreja Verdadeira.

26

Pedro é uma rocha forte, firme e inabalável… essa rocha sustenta a verdade.

27

Jesus, Verdade Eterna, fundou a Igreja Verdadeira… e jamais permitirá que ela se envolva com a mentira.

28

A Igreja Católica é uma mãe zelosa que deve zelar para que ninguém se condene ao inferno por sua culpa.

29

Mesclar a verdade com o erro torna-se um veneno mortífero.

30

Aquele que persevera na oração possui uma firme esperança no poder de Deus.

31

A oração perseverante alcança a graça desejada, mesmo que demore muito.

32

Perseverar na oração é insistir amorosamente diante do trono de Deus.

33

Quem possui uma fé firme e inabalável… consegue tudo o que quer.

34

Somos criaturas limitadas e necessitamos da ajuda do Deus infinito… que não tem limite. O seu poder nos sustenta!

35

O católico fervoroso e apaixonado por Jesus Cristo não contenta somente em viver na graça… mas quer se consumir pelo Salvador.

36

Aquele que abandona o caminho da salvação para servir a Satanás, terá todo o edifício espiritual construído com os “tijolos” da luta completamente destruído (Ex 18, 21 ss.).

37

Deus é misericordioso e justo! Aquele que perseverar no caminho do bem até o fim se salvará… quem se enveredar pelo caminho das trevas se condenará. Não olhemos apenas uma face do Criador… Ele não é monstro!

38

Ninguém está seguro da salvação de sua alma… temos somente “certeza” moral. Não podemos cochilar e desistir da vigilância (1 Cor 10, 12), porque os nossos inimigos: demônio, carne e mundo estão sempre acordados.

39

Jesus Cristo não veio para construir castelos para os seus seguidores aqui na terra; mas sim, veio para dizer-lhes que o verdadeiro “castelo” é eterno e que para conquistá-lo é preciso de muita luta e dedicação.

40

As dificuldades são obstáculos superáveis para o católico que caminha na presença de Jesus Cristo, Deus Forte e Poderoso.

41

Somos criaturas limitadas e temos o grande “desafio” de conquistar um Reino ilimitado… o céu.

42

Não podemos nos curvar diante das grandes “muralhas” que surgem pelo caminho; mas sim, devemos nos “alimentar” da superação para transpô-las.

43

Os medíocres veem obstáculos inexistentes.

44

A nossa caminhada para o céu seria “insossa” e “sem graça” se não existissem grandes e pequenos obstáculos (At 14, 22).

45

Somente Deus que é Onisciente sabe das “cicatrizes” existentes em milhões de corações.

46

Ser criado por Deus e preferir o pecado ao seu amor… é a pior de todas as loucuras. “Hospício” assustador!

47

Aquele que diz não ao amor de Deus se abraça com a condenação.

48

A nossa alma foi criada por Deus para ser o seu “jardim”… muitos negam-lhe entrada ou transformam o “jardim” em espinheiro.

49

Existem almas que fecham a porta da “sala” para Deus e abrem a porta dos “fundos” para Satanás.

50

O perdão é o melhor “remédio” para curar uma cicatriz no coração.

51

As cicatrizes nos lembram todos os dias que esse mundo é um campo de batalha e que o céu se conquista com luta… e luta contínua (Mt 11, 12).

52

As feridas que deixam fortes marcas… são aquelas que são abertas pelos “espinhos” da ingratidão e da traição.

53

O “jogo” do amor é perigoso e “assassino”… ele não possui regras respeitáveis.

54

Brincar com o coração de uma pessoa traída, é o mesmo que cutucar uma fera ferida.

55

A língua do caluniador é uma “navalha” que abre profundo sulco na honra do próximo.

56

Infeliz do homem que “trabalha” para pôr limites na misericórdia do Deus Infinito.

57

O sacerdote curioso e estúpido no confessionário expulsa os fiéis. É preciso prudência e compreensão!

58

O sacerdote deve “curar” a ferida do penitente no confessionário, e não “abri-la”.

59

Um coração compreensivo cicatriza as feridas de muitos corações.

60

O bálsamo da oração contínua cicatriza um coração ferido pelas “flechas” da ingratidão.

61

A injustiça causa profundas feridas que somente Deus pode cicatrizá-las.

62

Os filhos que crescem recebendo tudo nas mãos, nadando a favor da maré… morrerão “afogados” no “oceano” da indolência.

63

A escalada para o sucesso já lançou muitos “apressadinhos” no “abismo” do insucesso.

64

Quando o pensamento vaga livremente por entre “montanhas” e “vales” não há verdadeira solidão.

65

Aquele que “aluga” o coração para as criaturas não pode possuir o verdadeiro Senhor.

66

A oração bem feita e perseverante “expulsa” a ira do coração.

67

Aquele que se afasta da Sagrada Paixão de Jesus é arrastado pelas paixões.

68

O católico que “entrega” as suas fraquezas nas mãos de Deus, com humildade e confiança… “ressurgirá” fortalecido.

69

O amor de Deus sustenta o católico que é “chicoteado” por línguas infernais.

70

O sacerdote que perde tempo com pessoas levianas num diálogo vazio… cambaleia às “margens” do inferno.

71

Deus não quer que o sacerdote, para salvar uma alma, perca a sua.

72

Uma pequena liberdade pode desgraçar completamente a vida de um sacerdote.

73

Muitos sacerdotes foram “derrotados” por um “simples” aperto de mãos. Leviandade “juvenil!”

74

A sensualidade não encontra espaço num coração ocupado em fazer caridade.

75

A alma que vive na graça é um “pequenino céu” onde habita a Santíssima Trindade.

76

Os pecadores rebeldes odeiam a Onisciência de Deus… não conseguem fugiu dos seus “olhos” por mais que tentem.

77

Somos os “lobos” de Deus! Devemos ser “desconfiados”… “farejar” todos os ambientes e escolher somente os bons.

78

Algumas mulheres focam as suas energias nos joelhos: oração; outras focam as energias na língua: fofocas.

79

O homem adúltero é bastante determinado e “atlético”: corre atrás das esposas dos amigos.

80

Os que lutam pela justiça incomodam aqueles que vivem na escuridão. Luz “perturbadora!”

81

Infeliz do sacerdote que usa do confessionário para se lamear na lama da curiosidade. Pobre “porco!”

82

Deus quer que o católico viva nas alturas com o bom exemplo… quer que ele brilhe para iluminar aqueles que estão a sua volta… viver nas alturas não para se aparecer; mas sim, para ser exemplo e modelo (Mt 5, 15-16).

83

O homem não foi criado para ser escravo das criaturas; mas sim, para ser livre, isto é, servindo ao Criador.

84

A alma que não repousa em Deus, vive inquieta e amargurada nas “garras” de Satanás.

85

Feliz do católico que despreza as criaturas para encontrar “verdes pastagens” no Sagrado Coração de Jesus.

86

Para seguir verdadeiramente a Jesus Cristo, Bom Pastor, é preciso buscar unicamente a sua glória, e não a glória vazia e passageira do mundo.

87

A maldade do homem não “apaga” o amor que Deus tem por ele. O Senhor odeia o pecado, não o pecador!

88

Deus ama o homem com amor infinito… e o homem deve responder ao Criador com amor. O amor é a melhor resposta!

89

Deus não perdoa pela metade um coração arrependido… não podemos duvidar de sua misericórdia e esperar pouco d’Ele.

90

Deus é misericordioso, mas é muito perigoso desafiar a sua misericórdia cometendo pecados e mais pecados sem se arrepender.

91

Aquele que se desespera diante dos seus pecados imita a Judas Iscariotes entregando-se ao pecado e ao demônio.

92

Converter-se é viver fervorosamente como filho de Deus, percorrendo o caminho da luz, da perfeição e da santidade.

93

Apoiemo-nos no Deus que tudo pode e que socorre um filho que confia no seu amor e poder… pois temos inimigos dentro de nós, entre nós e ao nosso redor.

94

Deus está sempre à nossa espera… somos filhos pródigos. Abramos o nosso coração, a nossa alma e os nossos braços para o Deus acolhedor.

95

O nosso Criador está no “final” do caminho nos esperando… não nos detemos naquilo que é passageiro… mas sim, caminhemos apressadamente para o Infinito.

96

Aquele que odeia a Jesus Cristo imita o mau ladrão, Gestas, que permaneceu perto do Salvador no Calvário, e ao invés de abrir o coração para o Senhor, preferiu blasfemar. Péssima atitude!

97

Confiemos sempre em Deus! Ele não “obedece” a maldade dos pecadores. Ele nos perdoa, mesmo que as criaturas maldosas nos acusem.

98

Confiemos no Deus que nos criou! “Mergulhemos” n’Ele em todas as situações… quando a água estiver clara, turva, calma ou agitada.

99

O mundo está cheio de misérias e sofrimentos… curvemos a cabeça diante de Deus e lutemos para conquistar o céu, alegria que não passa.

100

Aquele que perde a esperança em Deus pode cair no “abismo” do desespero.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

29 de julho de 2020

Santa Marta

 

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Sementeira XXXVIII”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/livros_impressos/sementeira/sementeira_38.htm