Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

04 – Cruz: Travesseiro aconchegante

 

 

Não devemos buscar outro repouso fora da cruz de Nosso Senhor; ela é o travesseiro onde repousamos nossa cabeça.

A cruz é um grande bem; fora dela tudo é lixo e ilusão.

Sofrer com Nosso Senhor é grande sabedoria e viver abraçado à cruz é possuir todo o bem: A cruz é o maior bem que podemos ter nesta vida, que é a conformidade com Jesus Cristo sofredor (Santa Margarida Maria Alacoque).

A cruz é um trono preciosíssimo e cheio de consolo; infeliz do católico que busca alegria e paz fora desse trono: A cruz é o trono dos que amam Jesus Cristo de verdade (Idem.). Nesse trono aprendemos a amar a Deus de verdade e crescemos espiritualmente.

Fora da cruz de Nosso Senhor tudo é fraqueza e covardia; enquanto que na mesma encontramos força e ousadia: Ó cruz, junto de ti me sinto forte. É sobre a cruz que aprendi a amar-te, Jesus (Santa Gema Galgani).

É desse trono precioso que o católico enxerga as vaidades que o mundo oferece. Desse trono, com o coração cheio de paz e alegria, sorri do mesmo e de suas loucuras e diz com amor: Amo a cruz, a cruz somente. Amo-a, porque primeiramente Tu a amaste Jesus… Sim, eu a quero, sim, eu a quero Jesus (Idem.).

Aquele que vive na planície das vaidades e no barulho do mundo não consegue sentir a verdadeira felicidade.

Quem sobe com perseverança o trono da cruz e aí permanece mergulhado diz com o coração feliz: Ó cruz santa, deixe que eu te abrace! Longe de ti jamais encontro paz (Santa Gema Galgani).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Brasília-DF, 14 de maio de 1999