Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

07 – Cruz: Tesouro precioso

 

 

O católico que foge da cruz vive na miséria, porque a cruz é um tesouro precioso: …a cruz é um tesouro (Santa Teresa dos Andes).

Aquele que foge do pecado é sábio e merece elogio; mas, o que foge da cruz é covarde e ignorante, porque sem ela a vida espiritual torna-se um fracasso.

A cruz é um tesouro precioso porque com ele compramos o céu: A cruz é tesouro inestimável e tão precioso que nunca me julgo mais feliz do que quando (Jesus) me brinda com algum de seus sofrimentos (Santa Margarida Maria Alacoque).

 Sem a cruz seríamos mendigos na vida espiritual, porque ela alimenta nossa união com Deus tornando-a agradável aos seus olhos. O Senhor mesmo nos ensinou esse caminho de felicidade e riqueza espiritual: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16, 24).

A cruz é um tesouro precioso que bem explorado nos conduz à vida eterna. Infeliz do católico que despreza esse tesouro… esse vive se arrastando porque a cruz é tesouro inestimável: A posse da cruz é tanta e de tão grande valor que quem a possui, possui um tesouro… É, portanto, grande e preciosa a cruz (Santo André de Creta).

A cruz é um tesouro precioso que faz bem para nossa vida espiritual… não devemos buscar outra coisa fora dela: Não queira mais nada a não ser somente a cruz, que é uma linda coisa (São João da Cruz).

O católico que busca as glórias do mundo é pobre e vazio, o trono que ele pretende adquirir é podre e passageiro; enquanto que quem vive mergulhado no tesouro da cruz é rico e feliz… o seu trono é seguro e rico espiritualmente: As cruzes, os desprezos, as dores e as aflições são os verdadeiros tesouros dos que amam a Jesus Crucificado… A cruz é o trono dos que amam Jesus Cristo de verdade (Santa Margarida Maria Alacoque).

Santo André de Creta diz: A glória e exaltação de Cristo é a cruz; por isso, o católico não pode buscar outra glória e trilhar outro caminho: Deus me livre de me gloriar a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo (Gl 6, 14).

O mundo é cheio de ilusão, vaidade e tristeza; porém, a cruz de Nosso Senhor é doçura, alegria e troféu de vitória para aquele que a suporta com amor e docilidade: Salve, ó cruz vivificadora, ó invencível troféu da piedade, ó porta do paraíso, fortaleza dos crentes e baluarte da Igreja (Liturgia Oriental – Os dias do Senhor).

Católico sábio é aquele que sobe o monte Calvário para encontrar o tesouro mais precioso: a cruz. Aquele que o encontrou possui um bem mais valoroso do que toda a riqueza da terra: Salve, cruz preciosa, guia dos cegos, médico dos enfermos e ressurreição dos mortos! (Idem.).

Aquele que carrega a cruz com paciência e amor, carrega um grande e precioso tesouro sobre os ombros. Este deve carregá-la todos os dias com perseverança beijando-a com carinho, porque, assim, se assemelha mais a Nosso Senhor: A cruz, cada dia, nenhum dia sem cruz: nenhum dia em que não carreguemos a cruz do Senhor, em que não aceitemos o seu jugo (Bem-aventurado Josemaría Escrivá).

A cruz é um tesouro de grande valor e um presente maravilhoso que Nosso Senhor concede a seus amigos: A cruz é um presente que o bom Deus dá a seus amigos (São João Maria Vianney).

 O católico deve abraçar esse presente e carregá-lo diariamente, quer na alegria quer na tristeza… sem esse tesouro não há verdadeiro progresso: A cruz é um penhor do amor a Deus (Bem-aventurada Elisabete da Trindade).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 14 de setembro de 1999