Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

08 – Cruz: Salvação e vida

 

 

Poucos são os que amam a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo; por isso, poucos são seus amigos. Não pode ser verdadeiro amigo de Jesus Cristo sem amar a cruz.

O verdadeiro amigo de Jesus Cristo não arrasta a cruz, mas sim, a carrega com perseverança e alegria, porque quanto mais pesada for, maior será a recompensa.

O católico que deseja se salvar sem cruz vive mergulhado num mar de ilusão, porque a cruz é escada segura que nos leva ao céu. Querer se salvar longe da cruz é pura ilusão.

Aquele que anda pelo caminho da cruz caminha com segurança, porque é esse o caminho da salvação: Na cruz estão a salvação e a vida, na cruz a proteção contra nossos inimigos (Tomás de Kempis).

O católico que foge da cruz desvia do caminho seguro para o céu.

Aquele que não sofre ou que resmunga no sofrimento está próximo de uma grande queda, porque a cruz é o sustentáculo do que deseja possuir uma autêntica vida cristã. Quem rejeita a cruz vive na superfície da vida espiritual.

O soldado de Jesus Cristo é aquele que beija e carrega a cruz por amor, que suporta tudo com paciência e que não troca esse tesouro precioso por nenhum outro. Ele vive intensamente esse amor convidando a todos os tíbios a amarem a cruz dizendo fortemente: Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e chegarás à vida eterna (Idem.).

Ó cruz do doce Jesus, não queremos outra coisa senão carregar-te com amor; porque sabemos que fora de ti não existe verdadeira alegria e paz.

Ó santa cruz, queremos beijar-te com o máximo de devoção… beijar-te não com os lábios mas com o coração… mostrando que o nosso amor por ti é sincero e não superficial.

Queremos, ó santa cruz, vivermos crucificados, porque somente assim teremos certeza de estarmos no caminho certo que conduz ao céu.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 21 de janeiro de 2000