Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

09 – Cruz: Riqueza para a vida espiritual

 

 

A cruz é a escola da verdadeira felicidade e da sincera paz. Na cruz encontramos toda riqueza que desejamos para a vida espiritual; por isso, dizia Santa Teresa de Jesus: Sofrer ou morrer.

A verdadeira vida espiritual deve nascer da cruz; porque somente no calvário aprendemos como perseverar nas dificuldades e a enfrentar todos os acontecimentos com paciência.

O católico que procura outro caminho fora da cruz só encontra ilusão e vaidade; porque o caminho de Cristo Jesus é o da cruz… nele o Rei dos reis viveu e morreu.

O caminho do céu é o da cruz, porque sem tribulações e sofrimentos é impossível chegar à Pátria eterna. O católico que foge desse caminho vive no vazio, porque somente nele é possível colher o ouro puro da espiritualidade.

Ó cruz santa, não queremos outro caminho, porque somente o seu conduz à eternidade feliz.

Ó cruz, junto a ti queremos viver e morrer felizes. Não buscando outra coisa fora de ti… vivendo unidos a ti, nossa alma canta de alegria e vive mergulhada na paz.

Ó santa cruz, madeiro sagrado e bendito, em ti o nosso querido e manso Salvador morreu crucificado. Nós, pobres pecadores, imitando o exemplo do divino mestre, queremos viver e morrer crucificados em ti.

Sem a cruz tudo se torna difícil, principalmente a vida espiritual.  Caminhando abraçado à cruz é mais fácil vencer os obstáculos que surgem pelo caminho.

O católico que vive longe da cruz ou que a arrasta enfrenta as dificuldades da vida com revolta e ódio, porque a sua escola não é a escola da cruz, e sim, a escola do comodismo onde se vive radicalmente as máximas do mundo.

Ó cruz, bendito madeiro, tu és o ouro precioso que ornamenta a alma do católico que te abraça e te carrega com amor.

Ó cruz santa, tu és a chave que abre o céu para o católico que te carrega com docilidade e paciência.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 11 de janeiro de 2000