Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

12 – Cruz: Poderoso farol

 

 

São Paulino de Nola escreve: Ó cruz, indizível amor de Deus! Cruz, glória do céu! Cruz, salvação eterna! Cruz, terror dos malvados! Sustentáculo dos justos, luz dos cristãos, ó cruz, por ti na terra, Deus na carne se fez escravo…

Amado Jesus Cristo, queremos seguir-te sempre… não queremos outro amor fora de Ti.

Decidimos viver unidos a Ti… sem medo das dificuldades nem das provações… perseveraremos custe o que custar.

Querido Senhor, para passar pelos túneis escuros da vida: perseguições, securas, tentações, desânimos, dúvidas… usaremos o poderoso farol da cruz; ele iluminará nosso caminho e assim venceremos todos os obstáculos.

Senhor, se abraçarmos a cruz com amor e paciência nenhum obstáculo nos impedirá nem nos intimidará… a cruz é o farol que iluminará o caminho certo a seguir.

Senhor, a maior cruz é exatamente o medo de carregá-la… é preciso abraçá-la não com ira ou impaciência, mas com um abraço amigo…porque a mesma é uma pedra preciosa.

A cruz é um poderoso farol que ilumina nossa vida e indica o caminho da vitória. Aquele que caminha com esse farol será sempre vencedor; mas quem foge dele cairá em todos os buracos.

O mundo está cheio de inimigos da cruz… esses buscam sempre o mais fácil e cômodo, querem vencer na vida longe da cruz do Senhor… preferem a perdição eterna do que renunciarem algo para conquistarem o céu.

Muitos tapam os ouvidos para não ouvirem falar em cruz e renúncia, dizem que são palavras pesadas e que essa doutrina é falida e da Idade Média. Esses pobres ignorantes sofrerão horrores, porque quem foge da cruz não se unirá a Cristo Jesus na eternidade. A muitos parecem duras estas palavras do Senhor: “Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me” (Lc 9, 23). Porém, muito mais duras parecerão aquelas que Ele pronunciará no dia do juízo: Apartai-vos de mim, malditos, ide para o fogo eterno (Mt 25, 41).

Amado Senhor, o mundo vive mergulhado na escuridão porque abandonou o poderoso farol da cruz. Longe desse farol o homem se nivela aos seres brutos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 24 de março de 2003