Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

17 – A cruz nos ensina a buscar a alegria que não passa

 

 

“Porque vossa cruz é fonte de todas as bênçãos e origem de toldas as graças” (Dos Sermões de São Leão Magno, papa, Sermão 8, De passione Domini, 6-8: PL 54, 340-342).

 

É grande loucura e tremenda ignorância amaldiçoar a cruz; aquele que luta para ficar longe dela vive em terra árida e não receberá jamais o verdadeiro consolo.

Aquele que ama verdadeiramente a Nosso Senhor, se esforça em carregar com alegria a cruz de cada dia: “Quão ditosa sereis, se souberdes carregar, apreciar e acariciar a cruz de Nosso Senhor, por amor daquele que a amou tanto por nosso amor, que quis morrer em seus braços! Empenhemo-nos, pois, em amar e sofrer por esse amor e, quando tivermos adquirido perfeitamente esta ciência, saberemos e faremos tudo que Deus quiser de nós” (Santa Margarida Maria Alacoque, Carta 7).

Jesus Cristo, Doce e Inocente Cordeiro, carregou a cruz com paciência e sem murmurar; é vontade do Senhor Deus que façamos o mesmo, porque longe da cruz não há salvação.

Como é vergonhoso um católico se poupar, isto é, correr da cruz e buscar somente aquilo que lhe dá alívio.

Será que esse tipo de gente pretende se salvar vivendo no caminho largo? Grande ilusão!

É preciso falar a essas pessoas que a cruz do Senhor não é maldição, e sim, fonte de todas as bênçãos; e aquele que não a abraça é um grande traidor.

Pode ser chamado discípulo de Nosso Senhor aquele católico que se poupa e que foge continuamente da cruz? Não! Essa maneira de se comportar é de pessoas que não amam a Deus de verdade, é atitude de quem não o possui no coração, nem possui fé na vida eterna.

O pior de tudo, é que milhares de católicos, além de não aceitarem a cruz e de fugirem da mesma, não cumprem nem os deveres exigidos para seguir a Nosso Senhor.

O que se pode esperar de um católico que foge do tesouro preciso da cruz? Nada! Será sempre um tumor maligno dentro da Santa Igreja.

Que nome dar ao católico que pisa na cruz e que a despreza? Esse deve ser chamado de parasita, porque não se esforça para nada, deseja receber tudo nas mãos sem se esforçar.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 19 de março de 2004