Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

19 – A cruz é “terror” para os mundanos

 

 

Os mundanos que percorrem o caminho largo… longe do Senhor, da santidade e da salvação, não suportam ouvir essas palavras ditas pelo Salvador: “Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me” (Lc 9, 23).

É melhor ouvir essas palavras de Lc 9, 3, do que ouvir essas terríveis palavras no dia do julgamento: “Apartai-vos de mim, malditos, ide para o fogo eterno” (Mt 25, 41).

Quem carrega a cruz por amor a Jesus Cristo… com paciência, alegria, perseverança… se salvará. Aquele que foge do caminho da cruz para trilhar a via do prazer e das máximas do mundo irá para o inferno.

Feliz da pessoa que caminha corajosamente pela via da cruz… essa vive segura e não teme as palavras de condenação. Quem carrega a cruz é amigo de Jesus… e o Senhor não abandona um amigo fiel. Aquele que vive longe da cruz vive inseguro e não suporta ouvir falar na morte; sabe muito bem que a sua vida não agrada a Deus.

Jesus Cristo, o Servo Sofredor, será o nosso Juiz. Para comparecer diante d’Ele com confiança, é preciso imitá-lo nesse mundo, carregando as cruzes de cada dia. Aquele que não carrega as cruzes de cada dia, não pode ser verdadeiro amigo de Jesus Cristo.

A cruz não é um monstro… um veneno… a perdição, destruição… pelo contrário; a cruz é a “chave do céu” (Senhora Aurélia, mãe de Santa Gema Galgani); a cruz é a “escada para o céu” (São João Maria Vianney). Se a cruz é a chave do céu… é a escada para o céu… por que desprezá-la? É pelo caminho da cruz que se vai ao céu… por que buscar outra via?

Para salvar a alma imortal e espiritual é preciso suportar com alegria as cruzes de cada dia. A salvação não está nos prazeres desse mundo; mas sim, na cruz: “Quem carrega a cruz com paciência salva-se; quem carrega a cruz com impaciência, perde-se” (Santo Agostinho).

Não há vitória nem segurança longe da cruz. Quem caminha com a cruz às costas enfrenta os inimigos visíveis e invisíveis sem vacilar… sem retroceder… sem desanimar.

O amigo da cruz possui a verdadeira alegria… não aquela oferecida pelo mundo; mas sim, a que emana do interior desapegado das coisas dessa terra.

É grande loucura e perda de tempo desprezar a cruz para buscar a salvação na “poltronice”, no caminho fácil… longe da renúncia, do desapego e da penitência.

Querer entrar no céu sem a cruz é pura ilusão. Ela é a chave do céu, e sem essa chave é impossível entrar na Vida Eterna.

Para se salvar não basta tomar as cruzes de cada dia… mas é preciso seguir a Jesus Cristo, isto é, viver santamente o momento presente.

É preciso tomar a cruz e seguir a Cristo Jesus com alegria e perseverança… jamais jogá-la à beira do caminho.

Muitos tomam a cruz e ficam estacionados… revoltados e sem ação… não querem seguir a Cristo… sofrem sem amor, longe do Senhor: “Sofrer de nada vale se não for por amor a Jesus Cristo” (Santo Tomás de Aquino).

Aquele que carrega a cruz com paciência e segue a Jesus… se salvará; mas o que se revolta contra a cruz… será condenado.

Jesus Cristo carregou a pesada cruz e não a desprezou… imitemos o nosso Mestre carregando a nossa cruz com amor… somente assim entraremos no céu. O céu é a pátria dos amigos da cruz; enquanto que o inferno é a pátria tenebrosa dos amigos da vida cômoda e fácil.

Nosso Senhor carregou a cruz e nela foi crucificado… morreu no duro madeiro por amor… somente por amor. Quem ama verdadeiramente a Deus carrega a cruz e nela deseja morrer.

Jesus tomou a cruz, não a arrastou pelo caminho. Quem arrasta a cruz não possui um coração generoso nem a verdadeira paz: “A cruz que arrastamos, torna-se mais pesada que a cruz que carregamos” (Santa Teresa de Jesus).

A vida de Jesus nesse mundo foi um oceano de sofrimentos, provações e cruzes. Aquele que quiser ser amigo d’Ele na glória eterna  deve seguir seus passos, percorrendo o caminho estreito.

O caminho para o céu é o da cruz… único caminho. Se existisse outro caminho, com certeza Jesus Cristo, Deus Sábio, o teria indicado.

O caminho da cruz é seguro… quem o percorre com alegria não se perderá, porque é o caminho indicado por Jesus Cristo: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida” (Mt 7, 14).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 04 de agosto de 2017