Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

21 – A cruz é a fortaleza dos seguidores de Jesus Cristo

 

 

Devemos amar a cruz… ela é a nossa fortaleza!

Aquele que se apoia na cruz jamais será vencido… passa pelas provações com a cabeça erguida e sem desânimo… sem inclinar a cabeça diante das dificuldades.

O amigo da cruz sente o seu peso, mas não se desmorona… permanece firme e de pé.

Quem ama a cruz sobe a “montanha” da santidade sem recuar… sem retroceder. Com a cruz nas mãos venceremos o mundo, o demônio e a carne.

A cruz é a alegria dos fortes e o terror dos covardes e fracos… quem caminha longe da cruz não pode possuir a verdadeira segurança.

Aquele que abraça a cruz de cada dia não é derrotado pelas tentações… é tentado continuamente, mas suporta esse peso com valentia e ânimo.

Os mártires tornaram-se invencíveis, porque pensavam na cruz no momento do tormento… buscavam força, consolo e alívio na cruz do Senhor. Muitos diziam: Sofremos muito… mas tudo isso é suportável quando pensamos nas dores do Senhor.

A cruz de Jesus nos fortalece nas horas difíceis. Meditando sobre a humilhação de Jesus Cristo sem as vestes na cruz, São Jerônimo escreve: “Sigo, sem roupas, o meu Senhor”. E São Boaventura dizia: “Vendo o meu Senhor cheio de dores; não quero viver sem dor”.

Jesus Cristo é Deus e percorreu aqui nesse mundo o caminho da cruz. Seria correto, nós, pobres pecadores, buscar o elogio, o aplauso e a amizade dos homens, isto é, querer possuir aquilo que Jesus não possuiu? É preciso saber que o servo não é maior que o Mestre!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 19 de janeiro de 2018