Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

02 – Mãe dolorosa, modelo de perseverança

 

 

As dores de Maria Santíssima são lições de fortaleza e amor. Ela, Mãe das dores, não vacilou no Calvário, mas permaneceu firme e de pé para nos ensinar que não devemos correr da cruz, mas sim, abraçá-la: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe...” (Jo 19,25).

Na liturgia, o estar de pé expressa, sobretudo: respeito, prontidão, disposição de ação e resposta. A Virgem dolorosa permaneceu de pé junto à cruz confirmando o sim dado na Anunciação... o repetia, a cada segundo, com o coração: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38).

A Mãe sofredora nos ensina com o exemplo de perseverança a amarmos a Deus em todas as circunstâncias: nas alegrias e nas dores, nas vitórias e nas derrotas... nada deve nos separar de Deus: Todos querem gozar de sua alegria, poucos, porém, querem sofrer alguma coisa por Ele (Tomás de Kempis), e Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes, nem a altura, nem a profundeza, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8,35.38-39).

A Mãe crucificada nos convida a permanecermos firmes no caminho do sofrimento, porque esse é o caminho dos eleitos de Deus e fora dele não existe santidade nem salvação.

Ela nos ensina que a vida deve ser de renúncia e penitência... e que vida fácil é contra o Evangelho: Se em algum tempo, meu irmão, alguém, seja ou não prelado, quiser persuadi-lo de doutrina larga e de mais alívio, não acredite, nem a abrace, ainda que lha confirmem com milagres. Penitência e mais penitência e desprendimento de todas as coisas, e jamais, se quer chegar a possuir a Cristo, O busque sem cruz... (São João da Cruz).

A Mãe transpassada por uma espada nos convida a viver sempre no Calvário, isto é, junto à cruz de Jesus... é nessa escola que adquirimos perseverança para suportarmos as tempestades da vida e permanecermos de pé: ... pois sabeis que a vossa fé, bem provada, leva à perseverança (Tg 1,3).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 30 de novembro de 1998