Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

03 – Virgem do Calvário, exemplo de silêncio na dor

 

 

A Virgem dolorosa permaneceu silenciosa ao pé da cruz: Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe... (Jo 19,25).

O coração bondoso e maternal de Nossa Senhora tremia de dor... ela contemplava o seu Filho todo ensanguentado e pregado no duro madeiro e não reclamava... suportava tudo em silêncio.

A Mãe aflita nos ensina a suportar as cruzes em silêncio e por amor a Deus. Conformando com a santa vontade de Nosso Senhor, sigamos o exemplo da Virgem Maria: Sofrer de nada vale se não for por amor a Deus(Santo Tomás de Aquino).

Elias andou durante um dia pelo deserto e pediu a morte: Agora basta, Deus! Retira-me a vida... (1 Rs 19,4).

Davi quando recebeu a notícia da morte de seu filho Absalão caiu em pranto dizendo: Meu filho Absalão! Meu filho Absalão! Porque não morri eu em teu lugar! Absalão, meu filho! Meu filho!(2 Sm 19,1).

Agar não suportou ver seu filho Ismael passar sede... colocou a criança debaixo de um arbusto e foi sentar-se defronte à distância de um tiro de arco. Dizia consigo mesma: Não quero ver morrer a criança!” Sentou-se defronte e se pôs a gritar e chorar (Gn 21,16).

O comportamento da Virgem das dores foi totalmente diferente do comportamento de Elias, Davi e Agar. Ela permaneceu serena e silenciosa diante do sofrimento... sofria e amava a santa vontade de Deus.

O católico deve aprender de nossa Mãe dolorosíssima essa belíssima lição: não se desesperar nem desanimar diante das provações da vida, mas aceitar tudo com fé e silêncio.

O silêncio da Mãe das dores ao pé da cruz deve nos ajudar principalmente nas dificuldades. Bebendo do seu silêncio suportamos tudo com amor e agradamos melhor a Deus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 09 de dezembro de 1998