Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

04 – Mãe lacrimosa, espelho de paciência

 

 

Nossa Senhora das dores permaneceu em silêncio ao pé da cruz: Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe... (Jo 19,25).

A Mãe lacrimosa perdoava de coração os algozes. O seu coração transpassado pela espada nos ensina a perdoar os inimigos e a não amaldiçoá-los: Abençoai os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis(Rm 12,14).

A Virgem desolada nos ensina que é sinal de santidade perdoar as ofensas, suportar com paciência e amor os sofrimentos... e perdoar sempre e de coração, isto é, perdoar com sinceridade: Que vosso amor seja sem hipocrisia... (Rm 12,9).

A Virgem dolorosa, espelho de paciência, nos ensina a perdoar sempre e de coração. Quando se perdoa uma injúria, o coração rancoroso se esvazia... saem dele mágoa, ódio... e Deus o preenche: Perdoar a injúria recebida é curar a chaga do próprio coração (São Vicente de Paulo).

O coração de Nossa Senhora das dores é a escola onde aprendemos a lição do verdadeiro perdão... perdoar sempre e com amor: Eis como meu Pai celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão (Mt 18,35).

A Mãe aflita assistia o martírio do seu divino Filho e perdoava tudo... sofria calada e com o coração tremendo de dor perdoava a todos. Ela ensina com seu exemplo que o católico que perdoa de coração as ofensas recebidas está bem adiantado no caminho da santidade e é luz que brilha nesse mundo cheio de ódio. Ensina também que não é com o mal que conquistamos o céu, mas sim, com a prática do bem: Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem (Rm 12,21).

Jesus Cristo não foi recebido num povoado de samaritanos. Os apóstolos João e Tiago disseram: Senhor, queres que ordenemos que desça fogo do céu para consumi-los? (Lc 9,54).

A Virgem das dores não amaldiçoou os algozes, não pediu castigo ou vingança do céu, não disse nenhuma palavra de repreensão ou pesada... mas, simplesmente perdoava a todos.

A Mãe crucificada convida cada católico a levar o verdadeiro perdão a toda parte. Nossa Senhora é a fonte onde cada um pode beber desse maravilhoso exemplo.

A Mãe com o coração crucificado nos ensina que o mal se vence com o bem e que somente o perdão verdadeiro e completo pode transformar esse mundo tão cheio de maldade: Procurai o bem e não o mal para que possais viver... (Am 5,14).

A Mãe gemente nos ensina a rezar pelos perseguidores... agindo assim,  nosso coração se inunda de paz.

  Ela mostra que o verdadeiro perdão vem acompanhado pela oração sincera e fervorosa... e não pela reclamação ou desejo de vingança: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (Mt 5,44).

A Mãe dolorosa, rocha da constância, nos ensina a rezar pelos inimigos, a fazer o bem aos que nos odeiam, a bendizer aos que nos amaldiçoam, a querer bem aos que nos difamam, a amar de coração aos que nos desejam o mal e que ainda nos fere.

Ela é rocha da constância... não vacila diante das tempestades da vida, mas persevera até o fim para dar exemplo aos seus filhos: Virgem fiel, faz-me em tudo perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedoria encarnada, Jesus Cristo teu Filho, para que possa chegar pela tua intercessão e seguindo o teu exemplo” (São Luis Maria Grignion de Montfort).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 12 de dezembro de 1998